Por mais que muito insistam que time europeu não dê atenção ao mundial, o Barcelona deve chegar muito motivado ao Japão. A taça seria a cereja que falta para uma temporada impecável. E não é de se duvidar que vejamos um show na terra do sol nascente.
O time espanhol chega como grande favorito ao tri campeonato da competição. Liderados por Messi, Neymar e Suarez, os catalães já conquistaram um título em cima de um argentino, e a expectativa é que o filme se repita, em caso de final contra o River Plate.
O clube que é bi-campeão da competição já no novo formato e organizada pela FIFA, tem algumas histórias ligadas ao Brasil. O torcedor são paulino por exemplo, não esquece daquele 2-1 em 1992, quando Raí decidiu a partida para o tricolor. Outra torcida daqui que tem boas lembranças de um duelo contra o Barça é a do Internacional, que com gol de Adriano Gabiru derrotou o badalado time de Ronaldinho Gaúcho. Nessa oportunidade, há 9 anos atrás, a situação se assemelhava muito com a que veremos nesse mundial: um Barcelona extremamente favorito.
Hoje companheiros, Messi e Neymar já se viram como rivais em um Mundial de clubes. Melhor pro argentino |
Mesmo com essas duas vitórias brasileiras, o duelo Brasil x Barcelona tem um capítulo mais recente, e quem nem brincando a torcida santista gosta de lembrar. Com Neymar, hoje craque no Barça, em campo, o peixe sonhava em pelo menos fazer um duelo digno e de igual pra igual. Porém, nada disso aconteceu. O alvinegro foi atropelado, e viu o Barcelona se sagrar campeão com um sonoro 4-0.
Dessa vez, não temos brasileiros envolvidos no torneio e quem chega como grande favorito a chegar a final é um time do país vizinho: o River Plate. Como dissemos no início do texto, os culés também já foram campeões em cima de um argentino. A vítima foi o Estudiantes, que mesmo sendo valente e levando a partida para a prorrogação, viu Messi decidir mais um campeonato a favor do clube catalão.
Messi de peito deu o primeiro mundial para o Barça contra o Estudiantes |
Na temporada passada, Luis Enrique enfrentou diversos problemas antes de de fato acertar a equipe. Discussões com Messi, Neymar muitas vezes no banco e a dificuldade para encontrar um posicionamento para os três atacantes atrapalharam demais a trajetória do time, que aos poucos se encontrou, e aí sim virou uma máquina imparável.
Mesmos com os problemas da temporada, Luis Enrique deu jeito no time e hoje chega forte para todas as competições |
Nessa temporada, as coisas seguem no mesmo ritmo. Rakitic e Busquets seguem como importantes coadjuvantes, assim com os laterais Alba e Dani Alves, que apoiam muito. Iniesta é quem consegue de vez em quando tomar o protagonismo do trio (nessa temporada com mais frequência).
2015/2016 não tem tido o brilho completo da última época. Isso porque Lionel Messi esteve machucado por dois meses, e ainda não está 100%. Mesmo assim, engana-se quem pensa que o time sentiu demais a ausência do argentino. No período de ausência do argentino, Neymar e Suarez tomaram para si todo o protagonismo e mantiveram o Barcelona arrasador em todas as competições.
Com 23 títulos espanhóis na bagagem, o clube deve ir com força máxima para colocar mais um troféu em sua galeria, e seja lá quem for enfrenta-los, vão ter que jogar o que nunca jogaram para parar o trio MSN, que hoje sem dúvida alguma, é o melhor ataque do mundo, e talvez um dos melhores da história.
Para o mundial, o time de Luis Enrique deve manter sua estrutura base. O 4-3-3 está bem encaixado e bem dando muito certo, mesmo em caso de desfalque, o esquema se mantém o mesmo, e costuma manter também a qualidade de jogo. A escalação blaugrana deve ser a seguinte:
Com Busquets mais fixo e tendo de ligar a defesa ao ataque, a linha defensiva joga bem avançada e os laterais tem liberdade. Rakitic então cobre Dani Alves, enquanto Iniesta e o próprio Busquets cobrem as incansáveis subidas de Jordi Alba. No ataque, posições bem definidas, mas ao mesmo tempo, muita variação e troca. Neymar por vezes cai pelo meio, Messi circula o campo todo, e Suarez se posiciona da melhor maneira possível. O time é quase imparável.
Vamos então acompanhar a trajetória do clube em busca do tri campeonato, e ver como se sairão as equipes que vão encarar o temido trio MSN.