Thiago Silva deixou o Milan como ídolo e com o status de melhor do mundo na posição |
Após atuações razoáveis na fase de grupos, vieram as oitavas de final contra o Chile. O tenso jogo foi parar nos pênaltis. O nervosismo da decisão e da lembrança da Copa América anterior (onde o Brasil errou 4 pênaltis, sendo um cobrado por Thiago) desestabilizaram o capitão que chorou e pediu para não bater o pênalti.Apesar da necessidade de se mostrar confiança como capitão, Thiago ainda tomou a decisão correta ao não bater, onde o seu nervosismo poderia levar ao erro. Sua trajetória como capitão poderia ser abalada, mas não como zagueiro titular, onde era (e ainda é) com sobras o melhor brasileiro na função. Mesmo fora da goleada alemã na semifinal, o despreparo psicológico(mas principalmente tático) da equipe refletiu sobre Thiago que perdeu bastante de sua reputação entre o torcedor brasileiro, sendo lembrado mais como "chorão" do que como um grande zagueiro.
No seu clube, Thiago segue como capitão e referência na defesa |
A braçadeira de capitão foi perdida com certa justiça, porém a vaga como zagueiro titular deveria se manter intocável. David Luiz que é bastante inferior (porém com grande apelo midiático) teve uma parcela de culpa muito maior no fiasco de 2014 e ainda é intocável. Miranda, que é bom zagueiro, mas vem em gradativo declínio também ficou a frente de Thiago que ficou com o status ainda mais manchado após o pênalti na Copa América desse ano.
Apesar de uma falha e de ter mostrado nervosismo quando não devia como capitão, Thiago Silva ainda é amplamente superior aos outros zagueiros da seleção brasileira, sendo certamente um dos melhores do mundo na função. Apesar de 2 fatos isolados, Thiago Silva não pode ficar de fora do time titular da seleção brasileira, ainda mais enquanto David Luiz, zagueiro de falhas frequentes (inclusive na copa), posicionamento ruim e de decisões equivocadas, parece ser intocável.
Um dos piores em campo no 7 x 1, David Luiz ainda tem vaga cativa, estando à frente de Thiago Silva na disputa por uma vaga inclusive (Foto:Laurence Griffiths/Getty Images) |