Verticalidade total


Quem acompanhou o Barcelona e o Bayern de Pep Guardiola conhece bem o estilo de jogo do treinador. Posse de bola, cadência, controle do jogo e infiltração dos pontas em diagonal são características comuns em suas equipes. Entretanto, sem jogadores verticais pelos lados a equipe pode ficar engessada, como aconteceu em alguns momentos da temporada passada nas ausências de Robben e Ribery. Apesar do título da Bundesliga, a temporada passou longe de ser a ideal e escancarou essa carência no elenco.
Robben e Ribery foram baixas frequentes na última temporada

Guardiola foi então buscar um jogador por um preço e números contestáveis. Na liga ucraniana, o ex-gremista Douglas Costa anotou 38 gols e 40 assistências em 202 jogos. Uma média de um gol a cada 316 minutos e uma assistência a cada 300, de um total de 12037 minutos jogados. Além disso, o valor de 30 milhões de euros para um jogador que não tinha tido tanto destaque no cenário europeu e que recentemente havia decepcionado na Copa América parecia exagerado. PARECIA. Isso por que Douglas Costa teve um excelente começo de temporada, com 4 gols e 9 assistências em 18 jogos pelo Bayern. Seu desempenho resultou na impressionante nota média de 8,07 no Whoscored, sendo um dos 5 melhores nas 5 principais ligas europeias.

Com muita velocidade e um grande repertório de dribles, Douglas Costa era tudo que Guardiola procurava. Sempre vertical, podendo jogar pelas duas pontas e até mesmo pelo centro, Douglas Costa tem sido fator desequilibrante no terço final do campo e é provavelmente a contratação que até agora mais trouxe resultado na última janela de transferências no futebol europeu. Além disso, ontem finalmente mostrou um desempenho convincente pela seleção, marcando um gol e participando diretamente de outros dois. Pode ter sido ali o início de uma trajetória consistente pela seleção brasileira, desde que não sofra com lesões ou equipes mal organizadas taticamente.
Já praticamente consolidado no futebol europeu, Douglas
Costa pode vir a ser determinante também na seleção brasileira

Compartilhar: Plus