Empolgou


No futebol atual, é cada vez mais comum um jogador da base ser muito conhecido e aparecer frequentemente na mídia. Quem não lembra de Lulinha, maior artilheiro da base do Corinthians? E de Victor Andrade, Neilton e tantos outras grandes promessas do futebol nacional? O próprio Neymar, tinha destaque na mídia ainda sem atuar profissionalmente, mas ele, como todos sabemos,deu certo. Com isso, é cada vez mais comum que as torcidas dos grandes clubes criem uma enorme expectativa em torno de suas promessas.

Nesse fim de semana, tivemos um excelente exemplo dessa enorme empolgação com os garotos da base. Grande parte da torcida, mesmo com os diversos reforços do alviverde para a temporada estava muito mais ansiosa com a estreia de Gabriel Jesus do que com algum dos recém-chegados. Normal, todo torcedor costuma torcer e acreditar muito na base, mas será que isso é bom?

Gabriel teve seu nome gritado pelos quase 30 mil torcedores presentes no estádio. Foi ovacionado quando pisou no gramado da Allianz Parque e deve ter percebido a enorme expectativa da torcida sobre ele. Percebeu também a pressão que terá de encarar a partir de agora, e a responsabilidade que pode ter no futuro. Esse tipo de "idolatria" precoce pode causar vários danos ao atleta, temos de esperar para ver com ele reagirá.

Durante as entrevistas, parece ter base para suportar tal pressão. Sempre destaca sua humildade e boa criação, e aparenta ter a cabeça no lugar. Oswaldo de Oliveira também frisou que o garoto tem na humildade o maior ponto positivo, e que pode pesar para um bom futuro. Tomara que ele realmente consiga.

No pouco tempo que teve em campo, demonstrou que sabe jogar e que tem personalidade. Deve ser pouco utilizado nessa temporada, mas a cada oportunidade que receber, os olhos estarão totalmente voltadas a ele, cabe somente a ele manter-se focado para corresponder positivamente tamanha expectativa.

Mesmo com tamanho destaque do palmeirense, temos diversos outros garotos surgindo no Brasil. Licoln do Grêmio, Gérson do Fluminense e o próprio Malcom, já mais rodado no Corinthians. Bom para nosso futebol, que precisa de uma nova geração de bons jogadores.

Algumas das promessas do momento no futebol brasileiro
Aos poucos vão se separando os meninos dos homens, e uma dose de cautela da torcida e das comissões técnicas podem ser decisivas na concretização ou não desses craques precoces. Devemos apoiar, mas tomar cuidado para não empolgar demais. Boa sorte a Gabriel, e a todos os jovens talentosos que em breve podem estar representando o nosso país.

Compartilhar: Plus