Eternizando a história em miniaturas - SoccerStarz


Muitos de vocês já devem ter desejado possuir algum artefato incomum de futebol, algo como cachecóis, broches ou brasões. Algo que fuja um pouco da tão comum camisa padrão de jogo.

Pois bem, miniaturas de jogadores famosos faz parte desses artefatos incomuns que todos nós temos vontade de ter, em uma crescente bastante bacana nos últimos anos, nosso amigos do SoccerStarz bateram um papo rápido conosco sobre o ramo de minicraques e algumas curiosidades sobre coleções deles, confira na íntegra:

1. Os minicraques como são conhecidos no Brasil (Big Heads), viraram uma febre em vários lugares no mundo. A Corinthian fabricou bonecos de jogadores por quase 20 anos, quando infelizmente a empresa faliu em 2011. Como surgiu a ideia de produzir os soccerstarz?

O Executivo chefe da Corinthian era Mark Stinchcombe, que é agora o "cabeça" da Toy Division e no comando da Soccerstarz. Nós continuamos usando a mesma escultura dos Minicraques.

2. A primeira coleção produzida por vocês, foi a da Dinamarca pra Euro 2012. Algum motivo em especial para iniciar o legado com a seleção europeia?

Creative Distribution tem uma companhia associada na Dianamarca e toda a equipe era apaixonada pela Seleção da Dinamarca.

3. Dentre inúmeros jogadores, qual a miniatura favorita de vocês e qual foi a mais difícil de produzir? Qual tipo de material é usado na confecção dos exemplares?

Os três soccerstarz favoritos são Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar. O mais difícil de fazer... Willian: seu cabelo é muito grande para sair do molde. Soccerstarz são moldados em PVC não ftalato e pintados a mão.

4. Vendo o trabalho de vocês é praticamente impossível não achar parecido a miniatura com o jogador real, entretanto algum jogador já reclamou das miniaturas não estarem parecidas com ele?

A maioria dos jogadores amam suas esculturas, o problema é quando o jogador muda seu corte de cabelo e quer que nós mudemos o soccerstarz. Esse ano nos tivemos que reesculturar Gareth Bale e Lionel Messi por exatamente esse motivo.
Por enquanto, sem clubes brasileiros, apenas a seleção
5. Os minicraques já fizeram (fazem) muito sucesso no Brasil. Em 1997, a Corinthian em parceria com a Gulliver (empresa brasileira de brinquedos) criou uma coleção com 10 jogadores de alguns dos principais clubes do país. Em 1998, (coleção de maior sucesso) a Coca-Cola no período da Copa do Mundo vendeu bonecos com a camisa da seleção. Em 2007, a Corinthian vendeu microstars em alguns pontos do país. Em 2014, os soccerstarz da seleção brasileira e de alguns clubes europeus foram vendidos em bancas de jornais, lojas de departamento, lojas de brinquedos, etc. Apesar disso, o produto não teve forte divulgação na tv e pra maioria da população, R$ 14,90 foi um preço considerado alto.O que motivou a descontinuação das vendas no país? O fraco desempenho do Brasil na Copa do Mundo de 2014 pode ser considerado um dos grandes fatores? Há algum plano de voltar ao mercado brasileiro via clubes?


A derrota do Brasil para a Alemanha fez os brasileiros perderem o amor pelo time, e até que isso mude, Creative não tem planos para o Brasil, apesar de que isso possa mudar se a Seleção Brasileira for bem nas Olimpíadas.

6. Uma das principais características dos soccerstarz está na cor da base. O critério de cor é puramente aleatório? Se não, qual a diferença entre as bases verde, vermelha, azul, branca, prateada, dourada, preta, bronze e laranja?

Se você olhar nosso web site, você verá que algumas cores das bases são mais raras que outras. Isso apenas acrescenta na graça de colecionar jogadores em pacotes sortidos. A cor de base mais rara é a preta, e esta é vendida por um alto preço no E-bay.
Alguns exemplares são vendidos por preços colossais!


7. Pra Euro 2016, vocês fizeram uma parceria com a Panini e lançaram 24 soccerstarz, um jogador por país participante da competição. Vocês já possuem algum plano pra continuar com essa parceria durante a Copa do Mundo de 2018?

Nós gostamos de trabalhar com a Panini, mas não tivemos qualquer discussão sobre como podemos trabalhar em grupo no futuro.

8. Com certeza, a maior surpresa da temporada foi a conquista da Premier League pelo Leicester City. Inclusive na fanpage de vocês no Facebook, havia uma arte parabenizando essa grande conquista com possíveis miniaturas da equipe. Vocês têm alguma previsão de quando essas miniaturas serão lançadas? Além deles, quais os outros lançamentos?

Nós estaremos lançando Leicester em breve, junto com uma edição limitada de um pacote do Leicester atrelado. É a nossa meta de 2016/17 a qual lança em Agosto junto com uma nova escultura do Messi.

Visite o site do SoccerStarz clicando aqui.

Tradução e colaboração: Luan Manicka e Iuri Lins.

Compartilhar: Plus