Do obscuro Vanuatu ao Mundial de Clubes: Marko Dordevic, zagueiro do Auckland City

No início desta semana tivemos a oportunidade de entrevistar um dos pilares do, já conhecido, Auckland City: o zagueiro sérvio Marko Dordevic, que foi titular e participou de todas as partidas da histórica campanha do clube neozelandês no último Mundial de Clubes da FIFA. Entre outros assuntos, abordamos as expectativas do defensor diante de mais um Mundial de Clubes, o segundo em que participa depois da grande conquista da medalha de bronze no ano passado.

  Nome: Marko Dordevic
Data de Nascimento: 22/05/1983
Local de Nascimento: Krusevac, Sérvia
Nacionalidade: Sérvio
Altura: 1,85
Peso: 80kg
Posição: Zagueiro
Último Clube: FC Radniki 1923 (Sérvia)
______________________________________________


Como foi surpreender o mundo e chegar ao 3º Lugar no último Mundial de Clubes da FIFA? Foi esta a maior conquista da sua carreira?

Claro, nenhum de nós esperava um sucesso deste tamanho em 2014 no Mundial de Clubes. Todos acreditaram no time, staff e jogadores e o resultado veio. E sim, esta foi a maior conquista da minha carreira.
Equipe que fez história no Marrocos (Dordevic é o último em pé da esquerda para direita).

Qual é a realidade de jogar no Auckland City, um time semi profissional? Os estabelecimentos e condições do clube são de um bom nível?

Talvez o Auckland City seja mesmo um clube semi profissional, mas a organização está num nível muito alto com muito profissionalismo. Eles agem mais profissionalmente do que muitos outros clubes que já joguei.

Você vê algum desenvolvimento no futebol da Oceania nos últimos anos?

Ano após ano o futebol vem melhorando na Oceania. A cada temporada vem aumentando cada vez mais a dificuldade de vencer a OFC Champions League, fazendo a competição ficar gradativamente mais forte.

Pela sétima vez o Auckland City venceu a Liga dos Campeões da Oceania. Nos últimos anos a equipe vem dominando o continente. Em sua opinião, porque o Auckland City tem tanto sucesso, a que isso se deve?

Porque as pessoas no clube trabalham muito profissionalmente e sendo leais. Além disso, em minha opinião também temos os melhores técnicos e jogadores.


Após um memorável Mundial de Clubes no último ano, o Auckland City está de volta ao torneio em 2015 e desta vez enfrentaram nos playoffs o campeão japonês. Está confiante que sua equipe pode repetir o feito do último ou quem sabe fazer ainda melhor?


Depois de nosso sucesso no Marrocos, temos mais confiança, mas nunca se sabe. Há uma grande quantidade de bons times e jogadores e definitivamente não será nada fácil.
Jogadores do Auckland City celebram o sétimo título do clube na Liga dos Campeões da Oceania


Antes de vir para o Auckland City, você teve uma passagem pelo Amicale do Vanuatu. Como foi jogar em um país tão desconhecido como este?

Eu tenho muitas boas memórias do Vanuatu. Foi uma nova experiência para mim. Antes disso, eu nunca tinha ouvido falar do país. Eu encontrei ótimas pessoas e tive muitos bons momentos.

No início de sua carreira, você jogou em alguns clubes na Sérvia e também teve uma experiência no Cazaquistão. Você vê muita diferença no nível do futebol praticado nestes clubes em comparação as equipes da Oceania?

Sim, eu vejo diferença. Existem muitos clubes amadores na Oceania. Mas todos aqui estão tentando melhorar cada vez mais para elevar o nível do futebol.

Como sérvio, pode nos contar sobre quão grande é a rivalidade entre Partizan e Estrela Vermelha? Na América do Sul sabemos que é um grande clássico, mas não sobre a real atmosfera do jogo.  

A rivalidade entre Partizan e Estrela Vermelha é imensa. É o melhor dia de futebol na Sérvia quando eles se enfrentam. É um derby e toda a Sérvia fica divida entre os dois clubes.

Um jogador sérvio fez história aqui no Brasil, ele é Dejan Petkovic, um dos maiores ídolos da história recente do Flamengo. Ele disse que o estilo de jogo do futebol brasileiro é bastante similar ao estilo jogado na Sérvia.
Você concorda com Petkovic?

Eles podem ter estilos de jogo parecidos, mas eu não vi todos os times brasileiros ainda. Pelo que vi o Brasil tem muitos jogadores de qualidade, como Neymar e muitos outros mais. 

O futebol sérvio  está um pouco ligado com o futebol brasileiro: Dejan Petkovic, o estádio Marakana em Belgrado e a última final do Mundial Sub-20. Como os sérvios vêem o Futebol do Brasil?

Eles esperam do Brasil nada além de magia. Brasil é um dos maiores países do mundo quando se trata de futebol.

Para terminar nossa entrevista: Quem em sua opinião vencerá o prêmio de Bola de Ouro da Fifa? Cristiano Ronaldo, Messi ou Neymar?

Nesse momento, em minha opinião, seria Neymar. Ele está em melhor forma. 
______________________________________________

A nova batalha para Dordevic e o Auckland City no Mundial de Clubes da FIFA está próxima, no dia 10 de Dezembro saberemos o destino do ''gigante'' da Oceania.
Compartilhar: Plus