Se fosse possível o empréstimo de jogadores entre seleções, seria interessante dizer que o Brasil miraria o elenco belga. Infelizmente, isso é apenas uma boba suposição. Enquanto discutimos qual o remédio para a ausência de um centro avante no time brasileiro, a Bélgica ri à toa com a boa fase de seus dois homens de frente.
Favorita a faturar a Euro 2016 e com um bom selecionado de atletas, os Diabos Vermelhos buscam preparar as duas peças que serão responsáveis por anotar os tentos da equipe. Com ambos disputando a mesma competição, assim como a maioria de seu elenco, os serviços mostrados até o momento vem sendo convincente e animador.
De um lado, o jovem Romelu Lukaku, de 22 anos, tem maior destaque. Com 14 rodadas disputadas no Campeonato Inglês, o artilheiro do Everton está em um momento incontestável: são dez gols e quatro assistências. Uma média de participação direta de 1 gol por jogo. Para uma melhor comparação, nos 36 jogos disputados pelo atleta na Barclays Premier League da temporada passada, o atleta foi às redes o mesmo número de vezes do que atualmente. Difere-se apenas no número de assistências: foram 5 na temporada 2014/15. Com um início assim, Lukaku passa a provar para os que desacreditavam em seu futebol que merece um pouco mais de atenção.
Pelo Anderlecht, Lukaku disputou duas temporadas, tendo sido contratado pelo Chelsea por valores expressivos. |
Sendo revelado pelo nacionalmente tradicional Anderlecht, por onde disputou 2 temporadas inteiras, o atleta foi campeão nacional logo na sua temporada de estreia. No ano seguinte, anotou 15 gols na competição, sendo contratado pelo Chelsea para disputar a temporada 2011/12. Com poucas oportunidades naquela temporada, Lukaku jogou somente 9 partidas pelo time principal e em nenhuma dessas oportunidades ficou 90 minutos em campo.
Com as poucos espaços no elenco dos Blues, o Chelsea emprestou o atacante para o West Bromwich, para disputar a temporada 2013/2014. Tendo mais tempo em campo, o aproveitamento aumentou. Em 35 jogos da Liga, Lukaku fez 17 gols e deu 7 assistências. Com tamanha participação, as esperanças de brilhar no Chelsea foram abastecidas, mas acabaram barrando nas prioridades do técnico José Mourinho. Dessa forma, o destino levou o atleta para mais uma temporada emprestado. Dessa vez, Lukaku vestiu o manto azul do Everton. Ao encerrar o prazo de empréstimo, o Everton pagou 24,7 milhões de libras para ter o atleta em definitivo. O Chelsea, por sua vez, não mostrou interesse em segurar o atleta.
Descendente de congoleses, Romelu Lukaku já tem em seu currículo 37 partidas pela seleção belga, com 11 gols marcados. Participou da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Nas oitavas de final, diante os Estados Unidos, Lukaku foi decisivo, Entrou na prorrogação, deu a assistência para Kevin de Bruyne abrir o placar e ainda ampliou o marcador. Apesar disso, não chegou a fazer uma boa campanha nas Eiminatórias da Eurocopa. Sendo acometido por algumas lesões e ausências, passou em branco durante todo o certame nas 5 partidas que disputou.
Ainda assim, a qualidade incomum fora e dentro da área faz de Lukaku um centro avante especial, com capacidade para distribuir as jogadas e concluí-las. Participando de mais da metade dos gols do seu clube na BPL e sendo o vice artilheiro da competição, é possível afirmar que Lukaku tem gás para fazer um 2016 de reafirmação, chegando com moral em uma das principais competições de seleções do mundo.
Lukaku e de Bruyne foram peças decisivas na classificação para as quartas de final da Copa do Mundo 2014. |
Teoricamente competindo a vaga com o atleta do Everton, Christian Benteke parece ter superado o trauma de perder a Copa do Mundo 2014 por conta de uma lesão. Com 24 anos, o jogador do Liverpool teve um amadurecimento mais lento que seu conterrâneo. Com características diferentes, Benteke se destaca mais como homem de referência, sendo um dos jogadores que mais ganha disputas aéreas.
Jogou durante 5 anos o campeonato belga. Revelado pelo KRC Genk, Benteke teve poucas oportunidades para mostrar seu futebol nas duas primeiras temporadas pela equipe. Ainda jovem, vestiu as cores do Standard Liège, onde sagrou-se campeão da liga na temporada 2008/09. Ainda com contrato pelo Standard, perambulou pelo Kortjik e Mechelen, por empréstimo, até voltar ao Genk, em definitivo, na temporada 2011/12.
A partir desse ano, Benteke passou a se destacar mais. Na Liga da Bélgica, foram 22 partidas disputadas pelo atacante, com 10 gols marcados e 4 assistências, o suficiente para impressionar o Aston Villa, que o contratou por 6 milhões de libras. Na equipe de Birmingham, o centro avante passou a ser indubitavelmente uma referência. Foram 39 jogos na sua primeira temporada, com 23 gols marcados, número inédito na sua carreira.
Pelo Aston Villa, Benteke se destacava com gols e partidas decisivas. Sem o atleta, a equipe de Birmingham passa por apuros na BPL. |
Nas temporadas seguintes, Christian Benteke manteve boas apresentações. A lesão no tendão de aquiles que o tirou da Copa do Mundo ocorreu em 04 de abril de 2014. Perdendo jogos do fim da temporada 2013/14 e do começo da 2014/15, o camisa 9 fez sua última temporada pelo Aston Villa e rumou para o Anfield Road, defender o Liverpool. Nos Reds, o início é animador: em 13 jogos disputados, contando Europa League e Premier League, Benteke anotou 5 gols e 2 assistências, com destaque para as excelentes atuações diante do Chelsea e Bordeaux, com um gol e uma assistência em cada partida. Ironicamente, a equipe do Aston Villa amarga a última posição, com apenas uma vitória em 14 jogos e com o segundo pior ataque, logo na primeira temporada sem o belga em seu elenco.
Menciona-se ainda que a chegada de Jurgen Klopp no comando do Liverpool significou alterações no padrão tático dos Reds (clique aqui para ver matéria especial sobre Klopp no Liverpool). Apesar disso, parece justo que Benteke ainda figure entre os titulares e possa mostrar suas qualidades em prol da equipe que investiu 32,5 milhões de libras para ter o atleta.
Na derrota por 3-1 contra o Manchester United, Benteke anotou uma pintura de meia bicicleta, acertando o ângulo esquerdo do goleiro De Gea. |
Assim como Lukaku, Christian não conseguiu destaque nas Eliminatórias da Euro, na qual disputou 5 jogos, sem ir às redes nessas oportunidades. No total, são 24 jogos disputados pela seleção da Bélgica e 7 gols anotados.
Apesar da aparente não correspondência dos atletas com o time nacional, a realidade é outra, sendo a possibilidade de vermos os dois atacantes prosperando na equipe do treinador Marc Wilmots muito maiores no presente momento. Considerando as necessidades dessa equipe belga e dependendo da boa fase de ambos por seus clubes, a presença nas estatísticas de gols dos dois atacantes pode se tornar mais frequente.