MODÃO CAIPIRA #25 - Norusca voltando


O Noroeste de Bauru conquistou o acesso para a Série A3 do Paulista de 2016. Obviamente, merece ser comemorado, pois foi uma conquista suada e difícil. Mas, para o tamanho do clube, a terceira divisão estadual ainda é pouco e o alvirrubro tem por objetivo e missão voltar a figurar na elite do Campeonato Estadual.

Em 2015, o Norusca teve a complicada e, até certo ponto, triste missão de disputar a última divisão do futebol estadual. Após falhas seguidas de planejamento nos últimos anos, amargou o rebaixamento na Série A3 de 2014, mas logo na primeira oportunidade conseguiu o retorno para o terceiro nível estadual.

O alvirrubro já teve muitas glórias em seu passado, e vou citar algumas delas a seguir.

Uma primeira curiosidade, é que a data de fundação do Norusca é a mesma data do Corinthians. Ambos os clubes são do dia 1º de Setembro de 1910. O primeiro título foi o Campeonato do Interior de 1943, em que bateu o Guarani na final.

Depois disso, veio o profissionalismo em 1948 e o primeiro acesso para a elite do futebol estadual, no ano de 1953. Em 1960, a melhor campanha, em números, da história da equipe. 17 vitórias, 11 derrotas e 6 empates deram o 5º lugar do estadual daquele ano, e surgiram dois craques naquele time: Toninho Guerreiro e Zé Carlos.
O time de 78. Jairzinho no centro

Em 1978, disputou a elite do Brasileirão pela única vez em sua história. Jairzinho, o “furacão de 70” foi a estrela do time naquela competição, em que terminou na 28ª colocação entre 74 clubes.

Depois disso, foram muitos anos tendo altos e baixos, sempre sendo rebaixado e conquistando acessos para retornar à elite do estadual. Em 1994, caiu para a A3 pela primeira vez. Em 2004, conquistou um acesso para a A2.

2005 foi um ano importante para o Norusca. O time bauruense conquistou o acesso para a elite estadual depois de muitos anos longe. Além disso, garantiu vaga na Série C do Brasileiro do ano seguinte. Além disso, conquistou a Copa Federação Paulista de Futebol (atual Copa Paulista), conseguindo assim, a vaga pra Copa do Brasil de 2006.

Em 2006, fez grande campanha no Paulistão, ficando em 4º lugar no geral. O time treinado por Paulo Comelli tinha no elenco nomes como Lenílson, Luciano Bebê, Otacílio Neto e Rodrigo Tiuí. Na Copa do Brasil, foi eliminado na primeira fase, e na Série C fez boa campanha, terminando em 10º na classificação geral.

Em 2007 e 2008 fez boas campanhas no Paulistão, sendo vice-campeão do interior nas duas edições. Nos dois anos, fez campanhas sem destaque na Série C. Em 2008, tinham alguns nomes que depois conseguiriam ser conhecidos nacionalmente, como Ralf e Edno, além do treinador Luís Carlos Martins.

Em 2009, foi rebaixado para a Série A2, mas já conseguiu o acesso novamente em 2010 (ano de seu centenário). Mas, em 2011 voltou a cair para o segundo nível estadual, e a partir daí começou o calvário alvirrubro.

No ano de 2012 fez uma Série A2 razoável, onde classificou-se para a segunda fase, mas não obteve o acesso. No segundo semestre, conquistou seu segundo título da Copa Paulista. Em 2013, participou da Copa do Brasil e foi eliminado pelo Criciúma na primeira fase. E, lamentavelmente, foi rebaixado para a Série A3 ficando em 17º na A2 daquele ano.

Cada vez mais era nítido que o clube estava sendo jogado às traças, o planejamento era pífio a cada ano. E isso ficou muito claro em 2014.  Recém-rebaixado, o Norusca passou vergonha na Série A3 e caiu para a última divisão do futebol do estado. A chamada Série B pode ser uma oportunidade para muitos times que estão começando, mas para um time do tamanho e da tradição do Noroeste, é vergonhoso ter de disputar este campeonato.
A torcida esteve presente no dia do acesso

Ao menos, este ano o Norusca conseguiu se planejar de maneira satisfatória e conquistou o retorno para a Série A3. Mas, é complicado ver que a situação do clube teve de chegar ao fundo do poço para que as autoridades responsáveis tomassem atitudes.

O jogo que selou o acesso foi realizado no Alfredo de Castilho, em Bauru, e terminou empatado em 2x2 com o Fernandópolis. Os dois times conseguiram o acesso, além de São Carlos (campeão) e Olímpia.

Esperamos que os próximos anos sejam de alegrias para o torcedor alvirrubro, e que o Noroeste volte a figurar entre os principais times do estado, como aconteceu no passado. Avante, Norusca!
Compartilhar: Plus