MODÃO CAIPIRA #24 - Especial Copa Paulista + Botafogo Campeão


Hoje no Modão, falaremos sobre duas novidades do futebol do interior paulista que aconteceram no último fim de semana. No primeiro momento, falaremos sobre a Copa Paulista, que teve seus finalistas definidos ( Ituano e Linense farão a final). Depois, falaremos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, que conquistou o título da Série D do Campeonato Brasileiro.

Começando pela Copinha. No fim de semana passado, soubemos os finalistas da competição. Ituano e Linense passaram por União Barbarense e Penapolense, respectivamente, e se classificaram para a decisão. Os jogos serão realizados nos dias 21 e 28/11, para decidir o campeão, que tem vaga garantida na Copa do Brasil de 2016. O primeiro jogo será no Gilbertão, em Lins, e a finalíssima vai acontecer em Itu, pelo fato do Ituano ter melhor campanha na competição.

Ituano e União Barbarense fizeram uma das semifinais, e o Galo de Itu se classificou com uma tranquilidade espantosa. Na primeira partida, venceu por 1x0 fora de casa, com gol de Pacheco aos 45 do segundo tempo, e assim levou uma grande vantagem para o segundo confronto. Em Itu, o Rubro-Negro poderia até empatar, mas tratou de despachar de vez o time de Santa Bárbara d’Oeste, com uma goleada por 4x1 com gols de Marcão, Renato, Kenedy e Guilherme, enquanto Dodô fez o gol de honra para o União. Assim, o time comandado por Tarcísio Pugliese conquistou a vaga na final, e vai em busca de mais um título para a história do time da “Cidade dos Exageros”.
Ituano em festa com vaga na final


No clássico regional, como prometido, rolaram muitas emoções. No primeiro jogo, em Penápolis, melhor para o time da casa que venceu por 2x1. O Linense saiu vencendo, mas o Penapolense empatou no segundo tempo, e conseguiu a virada após a expulsão de um atleta do Elefante. Os gols foram marcados por Thiago Humberto para o Linense, enquanto Fio e Paraíba viraram o jogo para o CAP (este último gol, aos 45 do segundo tempo). Mas no jogo da volta, a história foi diferente, e a vitória foi para o Linense. No tempo normal, Thiago Humberto fez o gol do Elefante, aos 42 do segundo tempo, e levou a decisão para as penalidades máximas. Nos pênaltis, o herói foi o goleiro Galletti, que defendeu as cobranças de Élbis e de Pará. Com o placar de 4x2, a vaga ficou mesmo em Lins, e o Elefante vai ter a chance de conquistar a vaga na Copa do Brasil.
O goleiro Galletti foi muito festejado pelos seus companheiros
BOTA CAMPEÃO

Pelo Campeonato Brasileiro da Série D, o interior paulista foi muito bem representado pelo Botafogo de Ribeirão Preto. O Tricolor conquistou o título da competição, depois de conseguir o acesso para a Série C. A campanha do Pantera até a conquista do acesso já foi mostrada aqui no Modão, onde mostramos até as quartas de final. Depois disso, o Bota ainda passou pelo tradicionalíssimo Remo nas semifinais, e venceu o River do Piauí na decisão, e não faltou emoção nessas duas fases.

Primeiro, a história da semifinal. Primeiro jogo em Ribeirão Preto, vitória do Bota por 1x0, com gol de Canela aos 40 do segundo tempo. Para o segundo jogo, bastava um empate para o time paulista chegar à final. E foi exatamente isso que a equipe treinada por Marcelo Veiga conseguiu. No Mangueirão, em Belém, um empate por 0x0 deu a vaga na decisão para o Pantera.

Na final, a história se repetiu. Primeiro jogo, novamente em Ribeirão Preto, e novamente uma vitória por um gol de diferença. Só que dessa vez o jogo foi muito mais movimentado, e teve 5 gols. 3x2 para o Pantera, com hat-trick de Francis. Célio Codó e Neneca (contra) diminuíram para o River e deram esperança para a equipe piauiense. Mas novamente, o Botafogo jogava por um empate no segundo jogo.


E adivinhem o que aconteceu? Sim, mais um 0x0 e a taça foi pra Ribeirão Preto. No Albertão, em Teresina, mais de 40 mil torcedores lotaram o estádio na esperança de ver o River campeão, mas mesmo com um a menos (César Gaúcho foi expulso) o Botafogo conseguiu suportar a pressão piauiense e segurar o resultado que lhe daria o título.

Marcelo Veiga escreve seu nome na história do Pantera, além de garantir o retorno do clube a Série C, ainda levou um troféu pra galeria do clube. Parabéns ao professor, parabéns ao Botafogo!



Compartilhar: Plus