Quem costuma acompanhar listas de indicados a seleções certamente se surpreendeu com um nome entre os indicados para os melhores da UEFA de 2015. Em meio a diversas estrelas, o volante Grzegorz Krychowiak foi certamente uma surpresa entre os 40 nomes da lista. Mas não para quem acompanhou o bom futebol do volante do Sevilla que já despertou o interesse de grandes clubes do futebol europeu como o Arsenal.
O polonês foi certamente um dos pilares da equipe espanhola na conquista da UEFA Europa League de 2014/2015, sendo o responsável pela contenção de jogadas no meio campo do clube da Andaluzia. As boas atuações resultaram numa nota média de atuações de 7,45 no Whoscored na última temporada. Na atual, o desempenho caiu um pouco, em função principalmente da irregularidade do Sevilla, mas ainda tem bom desempenho (7,37 de nota média, sendo destaque principalmente na UEFA Champions League onde tem 7,86 de rating).
Titular absoluto de Unay Emery, Krychowiak foi destaque na conquista da UEFA Europa League |
Mas se engana quem pensa que Krychowiak faz o perfil do brucutu, preocupado exclusivamente com a proteção da zaga. O volante tem notória qualidade de passe, tomando quase sempre decisões corretas, tanto para o toque curto, como para o passe longo, não sendo raro ver o polonês arriscando lançamentos.
A ascensão do jogador ex-Stade de Reims desde a chegada ao Sevilla em 2014 foi nítida. Mesmo aos 25 anos, o polonês pode seguir progredindo e se tornar referência na posição. Seguindo nesse ritmo, Krychowiak deve manter-se na elite do futebol mundial. Não mais como surpresa e sim como unanimidade. Qualidade para isso certamente não falta.