Ponta de origem, Aubameyang vive atualmente seu auge, comandando o ataque do Borussia Dortmund. Com o crescimento coletivo da equipe de Thomas Tuchel, individualidades vem sendo potencializadas, e o gabonês parece o que mais tira proveito. São 20 gols em 17 partidas. Sobra confiança ao camisa 17, que afirmou querer chegar aos 50 gols na temporada. Além disso, disse saber que pode chegar longe e do seu desejo de ser um atacante world class.
CONFIRA: A nova era "Tuchel" em Dortmund
Revelado na base do Milan, Pierre-Emerick Aubameyang demorou a atingir seu auge. Passou por Dijon, Lille e Mônaco antes de finalmente estourar no Saint-Ettiene. Já com 23 anos, o atacante se sagrou vice-artilheiro da Ligue 1, atrás apenas de Ibrahimovic. Naquela época, mesmo jogando aberto, costumava chegar muitas vezes dentro da área para a finalização, e em sua apresentação, o diretor do Borussia deu muita importância a essa versatilidade e capacidade de movimentação no ataque.
Mesmo sabendo de tal capacidade, em seu inicio ele jogou predominantemente aberto. A presença de Lewandowski não oportunizava muitas chegadas do gabonês pelo centro. O polonês saiu, e Klopp viu em Auba um possível substituto. Com o Borussia em mau momento e por momentos brigando contra o rebaixamento, os resultados não vieram de forma excepcional. Mas, nessa temporada, com Tuchel, os frutos começam a ser colhidos. Aubameyang é um dos principais atacantes da atualidade, e ele sabe disso.
A saída de Lewan possibilitou o auge de Aubameyang. Hoje alguns já os comparam. |
Aproveita o bom momento para ganhar autoconfiança, e faz questão de traçar ousadas metas a si mesmo. Em entrevista ao L'Equipe por exemplo, o atacante afirmou que sempre quis fazer mais de 40 gols em uma temporada, o que sempre pareceu utopia, mas hoje ele acredita. Não só nisso, como bater os 48 gols de Cristiano Ronaldo na última La Liga, e por que não os 50 de Messi em 11/12?
“Se o Cristiano Ronaldo pode marcar 50 gols em uma temporada, porque eu também não posso? Eu acho que posso”
Mas, será mesmo possível chegar a tal meta? Não existem motivos para duvidar. O bom momento de um time vertical como o Borussia Dortmund tende a ajudar muito, se as lesões não atrapalharem e o time não oscilar, é bem provável que pelo menos aos 40 ele chegue.
Com 26 anos, Aubameyang está no melhor momento de toda sua carreira. Mas será seu auge? O atacante disse que quer se tornar um world class, ainda dá tempo. Mesmo sem alcançar os gols de Ronaldo ou Messi, podemos ver o gabonês cada vez melhor e mais consolidado com um dos principais atacantes do mundo. Confiança e futebol para isso ele parece ter.