Logo depois do anúncio, a internet foi tomada por inúmeras e repetitivas críticas ao treinador. Alguns cruzeirenses pareciam aceitar o rebaixamento, os rivais até comemoravam o acerto com Mano, e insistiam em piadas do tipo "ele está acostumado com a serie B mesmo, contratação pra 2016". Estavam errados.
Pra quem analisava mais racionalmente e que não é praticante assíduo do popular esporte nacional que é "criticar Mano Menezes", o anúncio era promissor. O gaúcho sabe como sacudir um elenco, fechar a casinha e conquistar pontos importantes na base da organização defensiva. Além de deixar o ataque móvel, abdicando de um centro avante fixo, como já fez no Corinthians de 2014, na própria seleção e que também vem dando certo no Cruzeiro.
Mas, quais foram os erros de Mano para que grande parte do país desprezasse seu trabalho? É quase que inexplicável. É notável que a maioria coloque sua personalidade a frente do lado profissional, que é o que deveria importar. De seus trabalhos recentes, o único que de fato tenha deixado muito a desejar tenha foi no Flamengo. Antes disso, ele montava uma seleção interessante. Os resultados podiam não estar vindo como o esperado, mas a base vinha sendo formada, e quando parecia que ele estava próximo do ideal, foi demitido. Depois do fracasso no rubro-negro, mais um satisfatório trabalho no Corinthians, onde já havia ido muito bem em sua primeira passagem. Dessa vez, eliminação nas quartas da Copa do Brasil, estadual pífio e G4 do brasileirão. Muitos insistem que ele tinha time pra mais, talvez tivesse, mas o alvinegro passava longe de ter um elenco como o do Cruzeiro, por exemplo.
Além de fortalecer o coletivo, tem a capacidade de potenciar individualidades. Fez com Guerrero na última temporada e hoje vê Willian, praticamente esquecido com Luxa, brilhar seguidamente. Não é só tático, sabe mexer com o psicológico.
Além de fortalecer o coletivo, tem a capacidade de potenciar individualidades. Fez com Guerrero na última temporada e hoje vê Willian, praticamente esquecido com Luxa, brilhar seguidamente. Não é só tático, sabe mexer com o psicológico.
Apenas uma derrota, 59% dos pontos aproveitados. Mano montou um novo Cruzeiro |
Lhe faltam títulos? Sim. Não tem carisma algum? Talvez. Foi pífio no Flamengo? Com certeza. Demorou a emplacar a seleção? Também.
Vários podem ser os questionamentos sobre Mano. Mas quanto a sua qualidade como treinador e organizador de elencos, ele não deveria receber tantas críticas. Não se pode confundir personalidade com competência. Nessa reta final ele dá mais uma prova de sua capacidade, organizou um time que não mostrou nada durante quase toda a temporada, conquistou pontos importantes, está a oito jogos sem perder e deixou de lutar contra a degola para sonhar com Libertadores. O elenco cruzeirense o encheu de elogios, estão encantados, assim como a torcida, que vem apoiando muito mais. Agora falta o resto do Brasil se render. Mano é um dos melhores treinadores do país atualmente, e com certeza foi a melhor contratação do Cruzeiro para 2016.