Gauchão - Cruzeiro


O Esporte Clube Cruzeiro, de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, foi fundado em 14 de julho de 1913. Por décadas foi considerado a terceira força do estado, mas verdadeiramente o que o torna tão grande é seu pioneirismo. Foi este clube que criou a primeira categoria de base do estado, em 1914. Foi também, em 1917, quem primeiro propôs a entrada de jogadores estrangeiros, e em 1945, o primeiro a contratar um técnico estrangeiro, o húngaro Emeric Hirchl.

Mas a maior façanha do clube e o maior momento da sua história aconteceram em 1953. O time fez uma excursão pela Ásia, Oriente Médio e Europa. No velho continente, o time atingiu outros patamares. Uma sequência de vitórias nesta excursão poderia ser o auge, mas foi um empate que tornou a história do Cruzeiro tão grandiosa. Naquela viagem, o time enfrentou o maior clube do mundo. O Real Madrid era a superpotência europeia, dono de 5 títulos europeus e o time a ser batido. Jogando na casa do adversário, o Cruzeiro conseguiu um empate em 0x0. Ainda nesta excursão, o time conseguiu vitórias contra times importantes, como Galatassaray, Espanyol e Maccabi Tel-Aviv e empates, contra Torino, Lazio e a Seleção de Israel. Em 1960, o Cruzeiro acabou voltando para a Europa. Fez diversos jogos e acabou conquistando um título, o Torneio de Páscoa de Berlim, onde derrotou na final o Bayern de Munique. Ainda jogou contra Sevilla, Dínamo de Zagreb, Seleção da Tchecoslováquia, entre outros.
Rara imagem da partida entre Cruzeiro e Real Madrid, dentro do Santiago Bernabeu.

Depois destas glórias, o clube entrou em decadência, culminando no recesso do futebol profissional, em 1979, até sua volta em 1991. Em 2007 a diretoria começou um novo projeto de futebol, conseguindo o acesso à elite do futebol gaúcho em 2010. Com campanhas regulares desde 2011, o clube vem retornando ao protagonismo gaúcho. A construção de seu novo estádio, que está em fase final de acabamento tende a ser um fator que contribuirá para fazer o clube forte novamente.

No campeonato de 2016, porém, o Cruzeiro quase foi rebaixado à Divisão de Acesso. Na última partida, precisando da vitória para se manter na elite, o clube foi a Veranópolis enfrentar o time da casa, que estava precisando da vitória para avançar de fase. O confronto acabou com vitória cruzeirense por 1x0, gol de Reinaldo. O time base de 2016 era: Andrey, João Carlos, André Ribeiro, Vladimir e Rodrigo, Paraná, Tawan, Reinaldo e Juninho Tardelli, Caion e Thiago Alagoano.

Para 2017, o azulado manteve Ben Hur Pereira como técnico, porém reformulou grande parte do elenco. A principal contratação ficou por conta do meia-atacante Netinho. Com passagens por Palmeiras, Paraná, Campinense e pelo Qatar, ele se junta ao elenco para tentar primeiramente se classificar à próxima fase, e posteriormente, alcançar objetivos maiores, como vaga a série D, título do interior e o título estadual, repetindo o feito de 1929, quando venceu o Guarany de Bagé na final.

 O time base para este início de estadual deve ser: Giovani, John Lennon, Fernando Pinto, Dão e Sander, Lucas Martins, Ronaldo Três, Reinaldo e William, Thiago Alagoano e Lucão. A estreia acontecerá no dia 29/01, em casa, no Estádio Antônio Vieira Ramos contra o São José.
Compartilhar: Plus