Fundado em 21 de abril de 1965 o Esporte Clube Jacuipense situa-se na cidade de Riachão do Jacuípe e é mais um time do interior no campeonato baiano. O Jacuipense tenta apagar a temporada passada onde teve a segunda pior campanha na primeira fase e acabou disputando o mata mata da morte para se salvar do rebaixamento. Na competição do segundo semestre, a Copa Governador do Estado, acabou sendo eliminado pelo campeão Vitória da Conquista na semifinal com duas derrotas.
Nessa temporada o Leão do Sisal será novamente dirigido pelo técnico Clebson Araújo, conhecido como André "Beleza", com muitas contratações a equipe teve um bom desempenho na pré temporada contra times amadores com várias goleadas e contra times que estarão no baiano o venceu o Fluminense de Feira e no último desafio da temporada acabou derrotado pelo Juazeirense. Muitas contratações foram feitas, com bastante nomes conhecidos do torcedor grená como o volante Thiago Lima que esteve no clube em 2015 e o meia Miller, além deles destaques para o atacante Jeorge Belmont que foi um dos destaques do Uniclinic do Ceará e para um reforço gringo, o lateral Eduardo Baéz que teve passagem pela seleção sub-20 da Argentina e estava no Sportivo Baradero, time que disputava o equivalente a Série D na Argentina.
Elenco do Jacuipense (Foto: Reprodução/Jacuipense) |
A equipe base nos últimos dois jogos foi um 4-4-2 que pode variar para 4-3-3 com: Nunes; Paulinho, Luiz Matheus, Betão, Marquinhos; Felipe Araripina, Thiago Lima, Carlinhos; Miller, Jeorge Belmont e Rafael Magalhães.
Em 1989 conquistou seu único título, a Segunda Divisão do Estadual, campeonato que também já conquistou o vice-campeonato por cinco vezes. Em campeonatos nacionais, participou com destaque da Série D de 2014, quando chegou até as quartas de final, perdendo o acesso para o Confiança-SE. No ano seguinte, debutou na Copa do Brasil, e já conseguiu um bom resultado, passando pelo Paraná na primeira fase, sendo eliminado na rodada seguinte, pelo Náutico.
Para o Jacu a estreia será no dia 29 de janeiro, as 16 horas a equipe ira até Pituaçu, a visitar o debutante Atlântico.
O Leão Grená já foi notícia no futebol brasileiro em 2014, ao ter seus jogadores escalados através da torcida por um aplicativo. Os torcedores baixavam um aplicativo e escolhiam seus jogadores favoritos para entrar em campo, e os mais votados faziam parte do time titular. Esse "Cartola da vida real", ocorreu durante o Baiano e a Série D de 2014, tornando-se uma grande inovação.