Xavi sente a idade, e a falta de reserva preocupa |
Após a saída de Pep Guardiola, o Barça não vem sendo o mesmo, menos toque de bola, e um jogo mais lento do que o habitual. As lesões de Messi e o baixo rendimento de Neymar pioram ainda mais essa situação. Mas o maior problema pra mim é a falta de um elenco, já que a antes incrível base catalã, hoje não tem lá grandes nomes, e já não consegue suprir as necessidades de Tata Martino, que fala muito em reforços.
A idade também começa a pesar para jogadores com Puyol, Xavi e Iniesta, e hoje, não se tem muitas opções para substituí-los. Todos sabem que o Barcelona iria se reforçar, pelo menos com nomes já certos como Ter Stegen e o jovem Hallilovic, e outros possíveis reforços, pra defesa principalmente. Mas com essa pena, tudo pode se complicar.
Ter Stegen seria a salvação para meta catalã |
Ficar sem Ter Stegen seria horrível para o Barcelona, já que Pinto nunca ofereceu grande confiança a torcida. E sem Valdes, a necessidade da chegada do alemão é maior ainda.
Nem mesmo o titular Valdes consegue imprimir a confiança desejada, sem ele será pior ainda.
O Barça busca o tal reserva ideal a um bom tempo, e agora parecia ter encontrado, mas terá que lutar na justiça para poder contar com o goleiro já no inicio da próxima temporada.
Puyol no DM, rotina |
O Barcelona conta com poucos zagueiros no plantel, e os dois melhores, Pique e Puyol passam muito tempo no Departamento Médico, o que atrapalha mais ainda o rendimento do time catalão. Mascherano acabou virando um zagueiro, após seguidas improvisações, e apesar de não estar jogando em seu lugar de origem, é um dos poucos que acaba se salvando, já que o outro zagueiro, Bartra, é jovem, e passa pouquíssima confiança. Contratações para o setor defensivo são quase que obrigação e a diretoria planejava investir em David Luiz ou Thiago Silva, negociações difíceis, mas por que não?
Sergi Roberto ainda não explodiu na equipe principal |
O que antes era uma fábrica constante de craques e principal responsável pelas glórias do time catalão, hoje não conta com nenhum grande nome. A promessa Deulofeu está emprestada, mas não dá grandes esperanças, Sergi Roberto joga bem, mas longe do que se espera da base do Barça, e outros nomes como Tello e Bartra até ajudam, mas deixam muito a desejar.
Alguns nomes parecem surgir, mas são novos e o Barcelona não costuma queimar jogadores tão novos. Resta esperar para vermos se surgem novos craques.
Nem mesmo Ibra conseguiu ser o 9 catalão |
O técnico argentino não tem o mesmo estilo de Guardiola, e já demonstrou por diversas vezes a vontade de contar com um 9 de ofício no seu plantel, alterando até seu modo de jogar pensando em um jogador para a posição, porém com a pena judicial esse centro-avante deve demorar mais ainda a vir.
Tata já improvisou Fabregas e Neymar enfiado entra os zagueiros, mas o argentino sabe da necessidade de um jogador maior e mais brigador para função.
Necessidade de Mudança
O Barça viu que precisa mudar, a base já não brilha mais, e ele precisa contratar, possivelmente tendo então que mudar seu jeito de jogar. Isso me parece necessário, já que muitos jogadores não conseguem render tudo o que podem por que nao se encaixam no "jeito Barcelona de jogar".
Um novo Barcelona está para surgir |
O tiki taka poderia começar a acabar já, mas agora foi adiado. E não sei como Martino vai se virar se ficar realmente um ano sem a chegada de jogadores. Uma defesa fraca, sem reservas, e quase que sem titulares, a necessidade de reservas para Iniesta e Xavi, principalmente, que começam a sentir a idade. E nem precisamos citar a falta de um goleiro.
Halilovic seria apenas o primeiro reforço da nova geração blaugrana |