O Esporte Clube Novo Hamburgo foi fundado em 1º de maio de 1911 por um grupo de funcionários de uma fábrica de calçados. Como a cidade, o clube também tem em sua origem a cultura alemã, mas isso acabou causando grandes problemas para o time. Na década de 40, com a Segunda Guerra Mundial no auge, essa relação foi muito repreendida. O clube tinha se consolidado como força no estado, conseguindo um vice campeonato em 1942. Mas tudo isso quase se perdeu. O governo do Marechal Floriano Peixoto começou a pressionar toda a representação da cultura alemã, e obrigou o clube a mudar de nome, homenageando o próprio presidente. Com essa mudança, o time passou a se chamar Floriano. Essa denominação durou até 1968, quando o conselho deliberativo decidiu voltar às origens e o clube voltou a ter o nome da cidade.
O Noia, como é carinhosamente chamado, tem como principais títulos em sua história, cinco vice campeonatos gaúchos, entre 1942 e 1952, e quatro campeonatos do interior, entre 1961 e 1980. Outra grande façanha do anilado do vale dos sinos foi o quarto lugar no Campeonato Brasileiro da Série C, em 2005. Porém, naquele ano, apenas os dois primeiros se classificavam para a série B.
Em 2016, o Novo Hamburgo disputou o gauchão e acabou ficando em sétimo lugar, com 16 pontos. Na segunda fase, o clube enfrentou o segundo colocado São José. Na partida no Passo D’areia, a derrota por 1x0 acabou eliminando o time. O elenco hamburguense era formado por jogadores experientes, comandados por Abel Ribeiro. A base tinha: Bruno Fuso, Celsinho, André Paulino, Rogério e Jonathan; Neto, Amaral, Juninho Silva, Anderson Paraíba e Preto; William Saldanha.
Estádio do Vale com grande público. |
Para 2017, porém, o clube fez uma reformulação. Contratou o técnico Beto Silva, que estava no Caxias. Ele ajudou a direção nas contratações, formando um elenco com 14 novas peças. Destas contratações, as mais esperadas pela torcida anilada são a do zagueiro Léo Carioca, do lateral Léo, do meia atacante Conrado e dos atacantes Branquinho, Lucas Santos e Jefferson Assis.
O time titular deverá ter Max; Léo, Léo Carioca, Júlio Santos e Brida; Amaral, Jardel, Juninho e Preto; Branquinho e João Paulo. A estreia está marcada para o dia 30/01, no Estádio do Vale, contra o Caxias.