Gauchão - Ypiranga
Fundado em 18 de agosto de 1924, o Canarinho de Erechim é uma das grandes forças do interior gaúcho na atualidade. Seu imponente estádio, o Colosso da Lagoa, é um dos maiores do interior, tendo capacidade para 22.000 pessoas. O Ypiranga teve em seus fundadores grandes patriotas, que decidiram homenagear a independência brasileira, colocando as cores amarela e verde como cores principais do time.
Sua primeira participação na elite do campeonato gaúcho aconteceu em 1968, quando alcançou um sexto lugar. Durante anos, as dificuldades eram constantes, com o clube subindo e descendo de divisões. Em 1994, o time fez uma excelente campanha, terminando em terceiro lugar e garantindo a melhor colocação da história. Porém, nos anos seguintes, campanhas ruins e problemas financeiros culminaram no rebaixamento do time, em 1999. Em 2003, depois de uma campanha horrível na segunda divisão, o clube acabou encerrando suas atividades.
A volta do futebol profissional do canarinho aconteceria em 2006. Mas o retorno à elite gaúcha só foi acontecer de fato em 2008. Em 2009, depois de uma campanha consistente, foi campeão do interior ao bater o Caxias na final. No ano de 2015, porém, o canarinho conseguiu uma grande façanha. Depois de um bom campeonato gaúcho, o time de Erechim conquistou uma vaga na série D do campeonato brasileiro. Nele, o time conseguiu uma campanha espetacular, conseguindo o acesso à Série C nacional.
2016 chegou, e com ele uma nova chance de marcar a história do clube. Na disputa da Série C, por pouco o clube não se classificou para a fase de mata-mata. No grupo 2 da competição, o Ypiranga acabou ficando na sexta colocação, com 18 pontos, 2 a menos que o quarto colocado Juventude. Com uma campanha mediana, terminou com 8 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. No estadual, o time treinado por Leocir Dall’Astra, terminou a primeira fase em quinto lugar. Na segunda fase, acabou perdendo para o Juventude por 4x1 no Alfredo Jaconi. O time base do Canarinho era: Carlão; Márcio, Negretti, Laerte e Gonçalves; Jessé, Daniel, Ernani e Rafael Alemão; Danilinho e João Paulo.
Para este ano, a direção acabou fazendo uma reformulação em grande parte da equipe. Foram contratados o técnico Carlos Moraes, e com ele, mais de dez jogadores. A principal contratação fica a cargo do experiente meio campista Diego Torres.
Carlos Moraes deverá mandar a campo um time com: Anderson, Marcio, Negretti, Tairone e Vinícius; Henrique, Araújo, Diego Torres, Kaio Wilker, Eder e Michel. A estreia está marcada para o dia 02/02, quando fora de casa, enfrenta o Grêmio na Arena. Apesar de ser um jogo extremamente difícil, a torcida espera que o time faça uma grande partida e consiga sair de Porto Alegre com pontos. Em 2017, ainda disputará a Copa do Brasil, pela quarta vez em sua história, enfrentando o PSTC-PR na primeira fase, buscando melhorar a campanha do ano passado, quando chegou até a terceira fase da competição. Além disso, após o estadual voltará a tentar o acesso para a Série B do Brasileirão, o que seria algo que ficaria marcado na história do clube de Erechim.