Não é por acaso
Santa Catarina nunca foi um referencia quando se fala em futebol. Embora sempre tenha equipes figurando a serie A, e até um titulo em âmbito nacional, com o Criciúma de Felipão em 2001(Copa do Brasil) o estado ainda é um centro de menor expressão no cenário nacional.
Um estado forte economicamente, no turismo e na área de industrias, começa agora a crescer também no esporte que é paixão nacional. Grandes investimentos e planejamentos vem sendo feitos, e os clubes começam a evoluir e sonhar com passos mais longos, para quem sabe, um dia, estar na briga por títulos, e talvez igualar o que fez o time de Felipão.
Nesta temporada, o futebol do estado ja conta com três times na série A do principal campeonato nacional, recorde na historia. Porém, o que esta bom, pode ficar ainda melhor já que Joinville e Avai ainda tem grandes chances de subir.
Mesmo não fazendo campanhas brilhantes, os times vem fazendo bonito. O figueirense por exemplo ficou marcado por vencer na abertura da Arena Corinthians, e também venceu na volta. O Criciúma, xodó de muita gente, também conseguiu alguns belos resultados, e é sempre um adversário difícil. E a Chapecoense, que faz da arena Condá um caldeirão, também surpreende. E recentemente fez seu melhor resultado na temporada, um sonoro 5x0 no Inter, então vice líder do campeonato.
Muitos dirão que o Inter é que foi mal, que a culpa é de Abel, de fulano ou de ciclano. Mas essa goleada, assim como a do Avai no Vasco por exemplo, não foi 100% demérito do adversário. Foi fruto de trabalho e planejamento, que começam a dar frutos, e podem render muitas alegrias ao povo catarinense
Esse trabalho, é muito bom para um estado, em que a grande maioria dos torcedores tem seu time catarinense como o segundo, e torce para alguém dos centros mais fortes. Para o bem do futebol, que continue assim, e que mais bons resultados venham. Mas uma coisa é certa, esse crescimento nao é por acaso.