Gauchão - São José


O Esporte Clube São José, ou Zequinha, como é carinhosamente chamado pelos seus torcedores, é um clube da Zona Norte de Porto Alegre. Fundado em 24 de maio de 1913, por estudantes do Colégio São José, se tornou um dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Como esses estudantes jogavam futebol no colégio, eram assim, impossibilitados de jogar contra times mais fortes. Com isso, a ajuda dos Irmãos do colégio se tornou fundamental para fundarem o clube que se tornaria o “Mais simpático do Brasil”.

Com grandes campanhas nos campeonatos que disputou, o clube acabou ganhando títulos importantes. Foi duas vezes campeão da segunda divisão estadual, em 1963 e 1981, e da Copa Governador do Estado, em 1971. Mas foi no final da década de 90 que o clube começou a crescer em nível nacional. Disputou a série C em 1997,1998, 2001 e 2003, e ainda, a série D em 2009, 2010 e 2016. Desde 1999 na elite estadual, o clube tem suas melhores campanhas nos anos de 2010 e 2016, quando conquistou o 4º lugar. No último ano, porém teve mais um título para comemorar. Como consequência do quarto lugar, o São José foi declarado como Campeão do Interior. De quebra, conseguiu a vaga para  a Série D do biênio 2016/2017 e na Copa do Brasil 2017. A artilharia do campeonato foi conquistada por Heliardo, autor de 8 gols.
Time unido depois da eliminação na semi final estadual.

Aquele time de 2016, tinha como base: Fábio, Bindé, Éverton Alemão, Wágner e David, Felipe Guedes, Diego Torres, Guilherme Augusto e Rafinha; Jô e Heliardo. Comandado por China Balbino, que em 2016 foi considerado um dos melhores técnicos do estadual.

 A base do time se mantém para este ano. O provável time que China deverá mandar a campo na estreia, dia 29 de janeiro contra o Cruzeiro, no estádio inimigo, será: Fábio; Bindé, Claudinho, Wágner e Dudu Mandai; Guedes, Carilho, Clayton e Rafinha, Jô e Paulinho.

 O Zequinha vem para 2017 prometendo mostrar mais força do que no ano anterior. Classificado para a Série D nacional e também para a Copa do Brasil, onde enfrentará o Sampaio Corrêa, tentado fazer história. No Gauchão, o time buscará algo maior que o que conseguiu no último ano, apesar de ser muito difícil desbancar um dos dois gigantes e chegar à final.
Compartilhar: Plus