A história centenária do São Paulo de Rio Grande começa a partir de um “roubo”. Tudo se inicia em 1908, quando jovens de ascendência portuguesas, proibidos de jogar o novo esporte chamado football, decidiram roubar uma bola mal chutada por um jogador do Sport Club Rio Grande. No clube mais antigo do Brasil, somente jogadores de origem inglesa e alemã poderiam jogar. E essa segregação, fez com os jovens, em 4 de outubro de 1908, decidirem criar um novo clube.
Na sala de troféus do Aldo Dapuzzo, seu estádio, o Campeonato Gaúcho de 1933 é o troféu que mais brilha. Aquela campanha histórica, foi coroada com uma final contra o Grêmio, quando o clube foi campeão estadual vencendo por 2x1. Em nível nacional, o São Paulo tem participações importantes na primeira divisão. Na época em que a maior competição nacional se chamava Taça de Ouro, o time disputou três vezes a competição, em 1979, 1980 e 1982. Também disputou a série Prata, em 1981 e 1982.
No Gauchão de 2016, o clube acabou superando as expectativas. Nas seis primeiras rodadas foram cinco vitórias. Depois, o time acabou caindo de produção e não venceu mais. Mas essa sequência de vitórias foi suficiente para o time conseguir a classificação. Classificado em sexto lugar com 18 pontos, acabou pegando o Internacional nas quartas de final. Na disputa, no estádio Beira Rio, o time não conseguiu aguentar a pressão colorada e foi derrotado por 3x0. Aquele time, dirigido por Hélio Vieira, tinha como base Deivity; Mikael, Fernando Pinto, Henrique e Romano; Raulen, Guilherme, Guto Desch, Thiago Corrêa e Athos; Guto Nervis.
Com a boa campanha no estadual, o clube acabou ganhando a chance de disputar a série D do brasileirão. O clube caiu no grupo 16, ao lado do Inter de Lages-SC, Linense-SP e PSTC-PR. No final da primeira fase, com três vitórias e três derrotas, não conseguiu se classificar para a próxima fase.
Para 2017, o clube realizou uma reformulação em seu plantel. Na comissão técnica, quem estará no comando será Gilson Maciel. Com ele, chegaram muitos reforços. No gol, a disputa será forte entre Rafael Roballo e Gil Grando. Rafael Lacerda e Maurício vem para fortalecer a zaga leonina, para a lateral direita chegaram Adriano e Afonso e para a esquerda Eusébio. No meio, Cleiton, Luanderson, Lenílson, Roberto, Dema e Leomir. E no ataque, Leandro Rodrigues, Welder e Neílson.
Treinamento visando o início do estadual. |
O provável time que Gilson Maciel mandará a campo será: Rafael Roballo, Afonso, Lacerda, Cleylton, Henrique, Dema, Fidélis, Cleiton, Welder, Neílson, Cleverson. A estreia do Leão acontecerá no dia 29/01, quando visita o Passo Fundo, no Vermelhão da Serra. A esperança da torcida, claro, será conseguir novamente a classificação para os mata-matas, e ainda tentar beliscar algo maior. Com a vaga para a Série D de 2017 já garantida, busca garantir a participação no campeonato de 2018, se caso não conquistar o acesso nesta temporada.