O Fluminense Football Club é um dos favoritos ao título e busca reabilitação após um frustrante final de campeonato brasileiro. Em 2015 e 2016, o tricolor foi eliminado pelo Botafogo nas semifinais.
Apesar de ter conquistado o título da Primeira Liga, no primeiro semestre, 2016 deixou a sensação de que faltou alguma coisa. O Fluminense dava a entender que conquistaria uma vaga na Libertadores sem o menor problema, mas pecou na reta final, não vencendo nenhum dos 10 últimos jogos e terminou numa melancólica 13ª colocação.
Para 2017, o clube trouxe um velho conhecido da torcida: Abel Braga comandará novamente o tricolor. Após um ano considerado perdido, a equipe passou por uma reformulação, teve seu elenco enxugado, promoveu alguns atletas da base e contratou o lateral direito Lucas e os equatorianos Sornoza e Orejuela.
Provável time base: Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Douglas, Orejuela, Gustavo Scarpa e Sornoza; Henrique Dourado e Wellington Silva.
Os recém chegados Sornoza e Orejuela são as apostas do Flu para a temporada. |
Dentre os grandes jogadores que passaram pelo Fluminense podemos citar Rivellino, Romerito, Gérson, Castilho, Altair, Didi, Thiago Silva, Carlos Alberto Torres, Cafuringa, Branco, Deco, Conca, Diego Cavalieri, Félix, Pintinho, Samarone, Fred, Washington, Assis, Ademir Menezes, Telê, PC Caju, Preguinho, Renato Gaúcho, Ézio.
O Fluminense disputou todas as edições do campeonato carioca, sendo o clube que mais terminou entre os 4 primeiros, feito conquistado em 94 oportunidades e conquistou 31 títulos, sendo o segundo clube mais vencedor. Terminou o Século XX a frente do Flamengo em número de taças, mas o ótimo aproveitamento rubro-negro neste século acabou deixando o Flu para trás. Sendo fundado em 1902, conquistou as quatro primeiras edições do Campeonato Carioca, entre 1906 e 1909.
A torcida tricolor conta com esse campeonato para começar a temporada com o pé direito, voltar a comemorar o estadual, que não conquista desde 2012, encostar no Flamengo no número de canecos e ter uma boa preparação para o Campeonato Brasileiro, onde levantou sua quarta e última taça também em 2012.
Texto de: Iuri Lins.