O Macaé Esporte Futebol Clube quer surpreender e fazer história, assim como fez em 2014 quando conquistou a Série C do Brasileirão. Em 2015, o Macaé ficou muito próximo da semifinal do Cariocão e terminou na 6ª posição, mas em 2016 o alvianil ficou em último no Grupo A e precisou disputar um octogonal para não cair. Ficou em segundo, se classificou para a Taça Rio e nas semifinais foi eliminado pelo Volta Redonda.
No ano de 2015, o Macaé teve um bom momento no início da Série B e chegou até a brigar pelo G4, porém devido a um terrível segundo turno, a equipe foi rebaixada na última rodada pelo Ceará, rival direto na luta contra a degola. No ano passado, na Série C, o Leão flertou com o rebaixamento até a última rodada, quando empatou em casa com o Botafogo-SP e graças à derrota da Portuguesa para o Tombense, conseguiu a permanência. Para 2017, o clube aposta em jogadores com rodagem por grandes clubes, na experiência do técnico Renê Simões e em um velho conhecido da torcida, o goleiro Milton Raphael herói do título da Série C de 2014.
Provável time base: Milton Raphael; Léo Rodrigues, Ramon, Aislan e Xavier; Dierson, Rafinha, Zotti e Marquinho; Yago e Jones.
O elenco do Macaé está pronto para a temporada. |
Grandes jogadores que passaram pelo Macaé: André Gomes, Gedeil, Luis Mário, Milton Raphael, Steve, Filipe Machado.
O Macaé, fundado em 1990, disputará pela 10ª vez seguida o campeonato carioca e sua melhor campanha foi em 2009, quando ficou em 5º lugar. Além do título da Série C, sua maior glória, o Leão tem um vice-campeonato da Série D, em 2009. No estadual, tem o título da Série C de 1998, e os vices da Série B em 1999, 2002 e 2006.
O alvianil praiano não possui grandes aspirações no campeonato com relação a título, mas a torcida acredita que pode ser um bom laboratório para a Série C do Brasileirão.
Texto de: Iuri Lins.