O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista é o time da cidade de Vitória da Conquista no sudoeste baiano com 12 anos de idade recém completados. O time, quando disputou pela primeira vez a segunda divisão estadual, foi campeão de forma invicta, no ano de 2006. É o maior campeão da Copa Governador do Estado com cinco títulos, incluindo o último no final de 2016 de forma invicta. A meta para essa temporada é ousada, buscar o título que escapou do Bode em 2015.
Apesar do título no fim do ano, o ano de 2016 foi decepcionante, a equipe não conseguiu passar de fase na Copa do Nordeste e também teve que disputar o mata mata do rebaixamento no estadual, muito graças a jogar longe de sua casa o Lomanto Júnior, além disso o time avançou até a segunda fase da Copa do Brasil ao eliminar o Náutico e depois cair para o Santa Cruz.
Após o título da Copa do Governador a base do time foi mantida, as baixas ocorreram no ataque com a saída de Carlos Magno que saiu pro Campinense e do centroavante Halef Pitbull, que foi para o Cruzeiro, além deles o lateral Ronilson saiu para jogar na base do Vitória da capital. Com a confiança do treinador, a equipe contratou peças de reposição muito conhecidas da torcida, como o lateral Dimas que jogou no último campeonato estadual pela equipe e o atacante Wander Capixaba que esteve no clube em 2014, além de Dinda destaque do Jacobina.
Elenco do Conquista na apresentação (Imagem: Kaio Silveira) |
Nesta sua curta história, a melhor campanha da equipe no estadual foi o vice-campeonato de 2015, quando acabou sendo derrotado pelo Bahia, numa final que entrou para a história. Na ida, o time alviverde venceu o Tricolor por 3x0, e estava muito próximo de comemorar o primeiro título da divisão principal do estadual. Porém, no jogo de volta a equipe sofreu um verdadeiro apagão, e acabou tomando 6x0, perdendo o título que esteve tão próximo. Por conta de um regulamento bastante estranho, o clube acabou não ficando com a vaga na Série D, pois o documento dizia que o clube que chegasse às semifinais ficaria com a vaga. O Vitória da Conquista não só chegou, mas também passou das semis, mas a interpretação do regulamento acabou tirando a vaga da equipe.
O Bode estreará no torneio contra o Bahia de Feira em casa, no Lomantão, domingo, as 16 horas, sonhando em voltar a disputar as competições nacionais, como a Copa do Brasil e a Série D, e para isso terá de voltar a fazer boa campanha no Campeonato Baiano.
O Bode estreará no torneio contra o Bahia de Feira em casa, no Lomantão, domingo, as 16 horas, sonhando em voltar a disputar as competições nacionais, como a Copa do Brasil e a Série D, e para isso terá de voltar a fazer boa campanha no Campeonato Baiano.