O Napoli de Maurizio Sarri: Futebol bonito e eficiente


A Juventus, que dominou as últimas edições da Série A, começou a temporada 2015/2016 mal. Com isso, a briga pelo primeiro lugar da tabela ficou disputada como há muito tempo não se via, com Internazionale, Roma, Napoli e Fiorentina alternando constantemente o posto mais alto da tabela.

E na última rodada, a equipe que vem apresentando um belo futebol assumiu a liderança da Série A. A última vez que o Napoli terminou o primeiro turno na liderança foi na temporada 1989/1990, quando conquistou o seu último título, sob o comando de Maradona.

Maurizio Sarri está no maior desafio de sua carreira, se dez anos atrás ele treinava clubes amadores na Toscana quando saia do seu trabalho em um banco, hoje ele está no comando do seu clube de coração, time da sua cidade natal. Depois dos clubes amadores, Sarri começou a treinar times mais tradicionais e ganhou essa chance no Napoli após fazer um bom trabalho no Empoli, time que ele subiu para a primeira divisão e conseguiu manter na elite. 
Mesmo com o Napoli fazendo excelentes apresentações e estando forte na briga pelo título, o treinador prefere ser cauteloso e manter os pés no chão: "Não estamos pensando no título, e podem ter certeza de que os jogadores vão levar uma sonora bronca por ter relaxado assim nos últimos 20 minutos" afirmou o treinador após o time vencer a Inter. Essa afirmação se deu pelo fato do time de Milão quase ter empatado o jogo mesmo estando com um a menos.

Formação e estilo de jogo do time

O Napoli de Sarri joga basicamente num 4-3-3 com um meio de campo formado por Allan, Jorginho e Hamšík que se movimentam bastante, trocando passes com qualidades e em que os três são importantes tanto no ataque quanto na defesa. A frente do meio de campo estão Callejón, Insigne e Higuaín.
O 4-3-3 de Maurizio Sarri

Na Série A, o 4-3-3 de Sarri tem funcionado muito bem, o time alia ofensividade e segurança defensiva. O Napoli tem uma média de 2 gols por jogo, e é um time que gosta de ficar com a bola, tendo em média uma posse de bola de 61.9%. E essa posse é conseguida por causa da qualidade com que o time toca a bola, já que eles conseguem acertar 85% dos passes por jogo. A forma ofensiva como o time joga pode ser percebida pela quantidade de chutes que os Azzurri realizam por partida: 17.3 chutes e pelos dribles que são pelo menos 9.6 por partida. Mas toda essa ofensividade não faz com que o time deixe de lado a defesa. Dos 19 jogos realizados no campeonato italiano, em 9 deles o time não sofreu gol.

DESTAQUES

Defesa sólida

Como é característico dos clubes italianos, o Napoli tem uma defesa forte (é a segunda melhor, ao lado da Juventus). No gol, tem a experiência de Pepe Reina que disputou todos os jogos do primeiro turno e em 9 deles não tomou gol. No total na temporada o arqueiro disputou 23 jogos e teve 12 clean sheets (jogos sem sofrer gol).

Na zaga, os Azzurri têm a experiência de Raúl Albiol e juventude de Koulibaly (líder em interceptações no time e terceiro com mais desarmes) que vem fazendo uma temporada muito boa. Nas laterais o time conta com Hysaj (segundo jogador com mais desarmes no time), na direita, e Ghoulam (que é o quinto jogador do time com mais interceptações por jogo), na esquerda.

Meio de Campo Qualificado

ALLAN
O brasileiro está fazendo uma primeira temporada muito boa no Napoli. Vindo da Udinese, o meia assumiu a titularidade do time de Maurizio Sarri logo de cara. O camisa 5 que no ex-time atuava como um primeiro volante e focava mais na marcação, em Napoles está experimentando algo diferente, na distribuição dos jogadores Allan atua mais pelo lado direito e chega mais ao ataque. Se na temporada passada inteira o brasileiro contabilizou 2 gols e 6 assistências nessa ele tem sido bem mais participativo no ataque. Passado pouco mais da metade da temporada o meia já tem 3 gols e 5 assistências.
Mapa de Calor de Allan na partida contra o Milan em que o Napoli venceu por 4x0 e o brasileiro marcou um dos gols. Perceba que o meia foi muito presente do lado direito.


JORGINHO

O meia que não rendeu bem com Rafa Benítez hoje é peça fundamental do Napoli. O camisa 8 é quem faz o time jogar, distribuindo passes e controlando o ritmo de jogo, no esquema tático ele é o jogador que fica mais centralizado, até por isso ele tem uma média alta de desarmes e interceptações pois contribui muito no momento que o time está se defendendo. Mas o que mais chama a atenção nessa temporada de Jorginho é a forma como ele executa com excelência o fundamento do passe: na Série A ele é o terceiro jogador com maior porcentagem de passes certos (90.7%), porém os jogadores que estão à frente dele jogaram menos partidas. Jorginho é um verdadeiro maestro no Napoli de Maurizio Sarri e se manter esse nível pode garantir uma vaga na Eurocopa 2016.

HAMSIK

O meia que costuma ser um dos destaques do Napoli nas temporadas do clube italiano está fazendo isso nessa temporada. O eslovaco vem sendo importante no setor ofensivo do time, sem esquecer o defensivo, contabilizando 5 gols e 5 assistência até o momento. Após passar um bom tempo sem balançar as redes o camisa 17 marcou nos últimos três jogos dos Azzurri e sua experiência pode ser importante para os outros dois meias que compõem a trinca do time de Sarri na disputa pela Série A e Europa League.

Ataque eficiente
INSIGNE

O jovem atacante italiano que cresceu no clube e assim como o técnico Maurizio Sarri nasceu em Nápoles vive a sua melhor temporada pelo clube. Na temporada já são nove gols e sete assistências, 6 somente na Série A sendo o líder nesse quesito no clube e na competição (ao lado de Bonaventura, Pjanic, Meggiorini e Saponara). Insigne só participou de menos gols que seu companheiro de ataque Higuaín. Confira esses e outros números do atacante nessa temporada:

HIGUAIN

O atacante argentino está em excelente forma e é o artilheiro isolado da Série A com 18 gols. Ele é também o jogador que mais participou diretamente dos gols do Napoli, o camisa 9 participou de 20 dos 38 tentos do melhor ataque do Campeonato Italiano. Se Higuaín não tem vivido bons momentos com a seleção Argentina, no Napoli ele está em seu melhor momento. Com um atacante como Pipita no comando de ataque os Azzurri podem brigar forte pelo título. Clique aqui para ver todos os gols de Higuaín na Série A.

Completando o trio de ataque ainda tem Callejón, que não apresenta um futebol tão bonito quanto a dupla citada acima, mas tem sido muito importante para o time. Se na Série A ele ainda está em branco, na Europa League o espanhol já marcou 5 gols. No total, o camisa 7 conta com seis gols e sete assistências na temporada.

Se mantiver o desempenho o Napoli brigará até o fim pelo título da Série A. Claro que há concorrentes fortes, como a Juventus que vem de uma grande sequência de vitórias e entrou de vez na briga assumindo a segunda colocação, mas o time de Maurizio Sarri mostrou que é capaz de disputar contra os gigantes italianos, tanto que nos confrontos diretos venceu Milan, Inter, Fiorentina e a própria Juve. E não é só na briga pelo Campeonato Italiano que está o Napoli, na UEFA Europa League o time se classificou para a fase seguinte vencendo todos os seus seis jogos da fase de grupos, marcando 22 gols e sofrendo apenas três.  Com um futebol equilibrado que une defesa forte e ataque eficiente os Azzurri podem sim conquistar a Série A ou a Europa League e até as duas competições. Sonhar não custa nada para os torcedores napolitanos.
Compartilhar: Plus