Continuidade e pontualidade


Se em 2015 víamos o Grêmio começar o ano cercado de dúvidas e desconfiança, para a atual temporada o panorama é diferente. Renovar com Roger foi o grande reforço do ano e manter a base da equipe também. Por mais que obviamente faltem alguns reforços para elevar o patamar, a equipe já é forte, e com os nomes que chegaram, fica ainda mais consolidada como uma das melhores do país.

No movimentado mercado brasileiro, o tricolor foi discreto e só perdeu nomes "previstos", como Galhardo e Erazo, que fizeram boa temporada, mas ainda assim não são daqueles jogadores extremamente confiáveis. Para o lugar do lateral direito, chegou o garoto Wallace, que pertence ao Chelsea. Ainda novo, tinha características predominantemente ofensivas na sua época de Fluminense, chegando a atuar de meia, porém, trabalhou muito na Europa e deve voltar com maturidade diferente. Excelente aposta.
Elenco gremista segue com poucas mudanças. Jovens devem seguir tendo espaço.

Para a zaga, a perda de "El Elegante" talvez nem seja sentida. Além de trazer um suplente para o equatoriano, o Grêmio buscou também um bom banco, coisa que faltou em 2015, quando víamos nomes contestados entrando, como o de Rafael Thyere, que ainda não convence. Chegaram para o setor dois defensores que se destacaram na última edição do Campeonato Brasileiro: Kadu, do Atlético Paranaense e Fred, do Goiás. Assim como Erazo, os recém-chegados não são excelentes jogadores, mas num esquema bem montado e com o ótimo Geromel do lado, podem render muito bem, obviamente.

Junto dos reforços pontuais, Roger contará com alguns "reforços" que já pertenciam ao elenco. As permanências de Maicon e Geromel são os maiores exemplos disso, e com certeza são até mais comemoradas que a chegada dos novos jogadores. O camisa 19 é um dos principais líderes do elenco gremista e tem papel importantíssimo no funcionamento do esquema tático. Já o zagueiro é simplesmente a referência técnica do time. A diferença de segurança e confiança que a equipe passa com e sem o camisa 3 é absurda, até por isso a dificuldade de mantê-lo.
Geromel foi "reapresentado" como reforço. E de fato é.

Em contrapartida a todos os aspectos positivos desse inicio de temporada, a falta do atacante de qualidade ainda incomoda, mas o mercado segue aberto e rumores de Barcos e Bou rondam a Arena. Alguém deve vir, Roger quer e precisa de um homem gol.

Mesmo com a falta de algumas opções de maior qualidade, a equipe gremista chega para a Libertadores com uma pequena vantagem para os demais: um trabalho em andamento e encaminhado. Coisa que não acontece no Corinthians, que sofreu desmanche, nem em Galo e São Paulo, que trocaram de treinador. A exceção fica por conta justamente do tricolor e do Palmeiras, que seguem com a base da temporada passada e com o mesmo treinador.

Essa parece ser a receita para o sucesso e o Grêmio tenta acertar todos os ingredientes para enfim sair da fila. Capacidade para isso Roger parece ter. 
Compartilhar: Plus