The "ex"pecial One?


A temporada 15-16 não está sendo nada feliz para José Mourinho. Demitido recentemente pelo Chelsea, Mourinho, que é um dos maiores treinadores do futebol mundial, não está habituado com esse tipo de situação. Acostumado sempre a vencer e almejar glórias e mais glórias, José teve que conviver recentemente com amargas derrotas e palavras não muito animadoras. Chamado muitas vezes de arrogante, ultrapassado e até de ex-treinador em atividade, o técnico foi bombardeado de críticas por veículos de imprensa do mundo todo. 

Com um elenco valiosíssimo em suas mãos, o português colocou o Chelsea em uma inaceitável luta contra o rebaixamento, mesmo com a base titular sendo praticamente a mesma da temporada passada, em que foi campeão. A não renovação e ou oxigenação do elenco do clube londrino, pode sim ter complicado as coisas para Mourinho. Egos altos, jogadores se visando intocáveis e com aquela auto-confiança de forma egoísta que sinaliza: "Eu fui campeão me destacando, é ruim que vão tirar minha vaga entre os titulares". Mourinho cometeu diversos erros, foi teimoso inúmeras vezes no campo de jogo, mas quem pensa que os problemas só ocorreram en la cancha, está completamente enganado. O grande problema do Chelsea foi fora das quatro linhas.
Mourinho estarrecido com a derrota de virada para o Liverpool, em pleno Stamford Bridge. Essa que foi uma das mais duras derrotas sofridas pelo Chelsea nessa temporada.
Com boatos ventilados de que alguns jogadores preferiam perder a vencer com Mourinho, a imprensa alimentou a possibilidade de uma crise interna, um possível motim para derrubar o treinador do comando do clube. A reação de Diego Costa, que se irritou com a reserva e, nos últimos minutos da partida contra o Tottenham atirou seu colete na direção do treinador ao voltar para sentar no banco, deu ainda mais a entender que o clima no vestiário e o respeito profissional estavam sim com as estruturas comprometidas. Mesmo dizendo que tem uma boa relação com o brasileiro naturalizado espanhol, estava na cara que Mourinho já tinha perdido o controle de seus comandados, e seus jogadores, perdido o respeito por ele. A crise interna instalada no elenco londrino pode ter sido causada por vários motivos. 

A metodologia de trabalho do "Special One" não estaria mais agradando os jogadores, pelo excesso de esforço e cobrança, causando um pequeno ponto de interrogação na cabeça dos amantes de futebol e fãs do campeoníssimo treinador português. Estaria José Mourinho com seus conceitos ultrapassados? A alcunha colocada por si mesmo e adotada pela mídia do mundo inteiro, estaria se ruindo? Fato é que The Special One, já não parecia o mesmo nessa temporada.
Insatisfeito com a reserva, Diego Costa atirou um colete em Mourinho
Outro possível motivo para a crise interna do clube é o caso de Eva Carneiro. Considerada por muitos o pivô do desencadeamento dessa enorme crise interna no Chelsea, a médica deixou o Chelsea seis semanas depois de ser xingada por José Mourinho em uma partida válida pela Premier League. A doutora do clube londrino também esteve envolvida em suspeitas de ter um caso com o jogador brasileiro Oscar. A saída de Eva, ocasionada por um ato arrogante do português, pode sim ter causado a ira dos jogadores, que gostavam muito dela e teriam comprado essa "briga" a favor da ex-médica do clube. Fato é que Mourinho se perdeu nessa temporada, desagradando desde jogadores, a membros de sua própria comissão técnica, muito por conta de seu ego.
Atendimento ao belga Hazard deu origem a toda a confusão envolvendo Eva e Mourinho
José Mourinho é persistente e teimoso. Muitas coisas na vida conseguimos sim com persistência, mas no futebol não é assim que a banda toca. Nesse meio existem espaços para mudanças, evoluções e renovações, palavras que parecem não existir no vocabulário do português. 

Mourinho era o técnico mais bem pago da Premier League, com um acordo de 11,5 milhões de euros por ano. Agora sem clube, penso que ele poderia sentar um pouco e repensar seus conceitos. É um vencedor, um dos melhores e maiores técnicos da história e certamente o maior da história do Chelsea. Os torcedores ecoaram "José Mourinho, José Mourinho" na maior parte dos jogos da Premier League, e mesmo já fora do clube, o português ainda foi lembrado na vitória do Chelsea sobre o Sunderland por 3x1 em Londres. É um ícone, um ídolo da torcida e uma inspiração para todos que sonham um dia, em se tornar um vencedor a beira do gramado. Mas, precisa abrir a sua mente, olhar para todos os lados e finalmente enxergar que o tempo não para e a bola está rolando sempre. 

É injustiça chamar o atual campeão da Premier League de ultrapassado? Julgar um trabalho pela metade, com uma campanha até boa na Champions League? 

Não há uma resposta certa para isso, mas fato é que Mourinho há algum tempo coleciona más relacionamentos internos e conceitos de jogo previsíveis. Os últimos times dirigidos por Mourinho, foram eliminados da Champions League mostrando sérias deficiências táticas. Hoje, o português não é inferior apenas aos competentíssimos treinadores multicampeões. Mou se mostra frágil contra vários "jovens" técnicos, com visão de futebol mais, digamos, atualizada em comparação a visão dele. 


Se José Mourinho quiser voltar a ser um vencedor, vai ter que correr atrás da evolução, e acima de tudo, aceitar que precisa de novas ideias. Muitos apontam seu ego como principal culpado pelo fracasso recente, e é nisso que ele tem que trabalhar. Se ele insistir na mesmice de seus conceitos, irá ficar complicado alcançar o topo novamente. 

Conseguirá The Special One recuperar seu trono e fazer jus a sua alcunha novamente?

Compartilhar: Plus