Abrindo o Jogo - Capitão Léo


Leonardo Ribeiro, ou simplesmente "Capitão Léo", viveu o Flamengo de todas as maneiras possíveis. Saiu das arquibancadas para atuar dentro do clube, ocupou diversos cargos, mas por vários motivos hoje está fora da instituição. Mesmo assim, não deixa de trabalhar no que julga ser melhor para o time carioca. Nessa entrevista, falamos sobre o que ele acha da atual gestão, torcida e sobre o seu movimento por mudanças. Confira:

1. Para começar, conte para nós como foi a sua trajetória, que se iniciou como membro de uma torcida organizada e terminou como presidente do conselho fiscal do seu clube de coração. Quem o introduziu no miolo do clube? Quais foram as pessoas que te ajudaram nessa ascendente dentro da instituição?

Em 1980, no jogo, Botafogo-PB 2 x 1 Flamengo no Maracanã, quarta a noite, paguei minha inscrição na Torcida Jovem Fla, mas só fui receber a camisa, que também paguei, na grande final contra o Atlético-MG. Depois em 1986, entramos todos nós da diretoria da TJF como sócios, pois na época o Conselho Deliberativo havia vendido o Zico, e nos ficamos muito tristes em saber que os conselheiros votaram a favor, daí a necessidade de se tornar sócio do Flamengo.

2. Como sabemos, você começou como líder de uma das principais organizadas do Flamengo, a Torcida Jovem Fla. Já faz um certo tempo que a desunião entre a TJF e a Raça Rubro Negra vem acontecendo no jogos do Flamengo, mesmo com punições que afetam as duas organizadas, a rivalidade entre elas ainda é evidente. Na sua opinião, porque isso ainda acontece? 

Xiitas e Sumitas! Todos são filhos de Alá. É igual ao PCB e PCdoB. Dois comunistas, que diga-se de passagem já são poucos. Um partido com a Dilma, outro contra e assim vai. Postei recentemente no meu Facebook a união Jovem e Raça, um vídeo muito bom. Aquilo foi na minha reeleição como Presidente da ATORFLA (Associação das Torcidas Organizadas do Flamengo). Fiz as duas se unirem, mas hoje, cada uma tem um santo. Deixo por conta das novas lideranças, agora estou na "reserva".


3. Como você enxerga essa modernização dos estádios brasileiros? No Rio de Janeiro, muitos torcedores reclamam da modernização do Maracanã. Alguns até dizem que o que tem ali é um novo estádio, mataram o antigo. Na sua visão, essa febre do "padrão fifa" reflete no modo de torcer e no tipo de espectador que assiste o jogo? 

Péssima! Modernidade? Piada! O futebol não será o esporte número um do planeta no século XXII! Irá surgir  um novo híbrido, recuperando as camadas populares excluídas por este modelo FIFA. Estamos vendo o inicio do fim, pois o futebol se tornou o esporte número um do planeta no caminho inverso. Trazendo os excluídos para a pratica e plateia proletariada para assistir.  O Padrão Fifa e seus interesses se revelaram uma "milícia" multinacional focada em tirar dinheiro público dos governos para uma grande pelada entre amigos e jogadores milionários. Estes atuando para um publico igualmente milionário!  A Exclusão popular irá empurrar toda a base da pirâmide para um novo esporte que ainda vai surgir, na minha opinião. Haverá mudanças e adaptações no Rugby ou no Futebol americano, fazendo uma fusão de regras, onde poderá surgir algo popular que vai tomar e açambarcar esse mercado que esta sendo excluído pelo tal Padrão FIFA.
O Presidente Mello é um fantoche, sem legitimidade. Nada manda! Recebe ordens e as cumpri sem pestanejar. Hoje seu chefe é o Eduardo Kalil, que já impôs uma divisão de cotas de TV criminosa, totalmente contra os interesses do CRF.
4. Ano que vem acontecerá a estreia da Primeira Liga, que reunirá alguns do maiores clubes do Brasil em um torneio de início de temporada, qual é a sua opinião sobre essa nova competição? É um passo em direção ao avanço ou ao retrocesso no nosso futebol? 

Maiores clubes do Brasil? Outra piada! Somos uma Republica Federativa! Não somos um Estado único. Estou falando da TGE - Teoria Geral de Estado. O Flamengo é um clube carioca, fundando no antigo Estado da Guanabara. Volta no tempo e funda o CRF nas margens do Ypiranga em SP então. Seria assim o CRF o maior clube do Pais? Eu digo: Claro que não! Somos a maior marca do Brasil porque fomos fundados na Capital da Republica com um pensamento nacional de integração. Distorcem ao falar que a Torcida do Flamengo é maior fora do Rio. É uma espécie de assalto a historia e cultura CARIOCA. A Maior Torcida do Flamengo está na Guanabara, e esvaziar esportivamente e economicamente essa região é destruir a matriz geradora da nossa Escola Esportiva.

Os malefícios seriam devastadores para toda divisão de base do Flamengo. Temos uma escola de formação de atletas e ela é no Rio de Janeiro, não visualizar isso é um erro irreparável. Pensem nisso.
Leonardo não vê a Primeira Liga com bons olhos

5. O que acha da gestão atual da FERJ? A federação esse ano se envolveu em algumas polêmicas com a dupla Fla-Flu, que provavelmente irão jogar o estadual de 2016 com reservas em razão da primeira liga. A competição carioca consequentemente ficará menos atraente, o que acha disso?

Um crime esportivo e econômico contra nós cariocas. O Flamengo é CARIOCA. Os gestores atuais do Flamengo são fracos e omissos. Estão a serviço dos grupos econômicos de outros estados, da federação e do exterior. São ingerências econômico-financeiras promovidas pelos grupos que mandam hoje no CRF. O Presidente Mello é um fantoche, sem legitimidade. Nada manda! Recebe ordens e as cumpri sem pestanejar. Hoje seu chefe é o Eduardo Kalil, que já impôs uma divisão de cotas de TV criminosa, totalmente contra os interesses do CRF.

O Flamengo recebe mais pelo campeonato CARIOCA que pela Libertadores! O Campeonato CARIOCA e visto no Brasil inteiro. Tem um valor de mercado para a mídia televisiva muito maior que todos os outros. A quem interessa destruir isso? É claro que as empresas de fora do Rio querem surrupiar a Marca Flamengo e isso é um absurdo!

Se continuar assim , logo estaremos pondo em risco a condição de maior torcida do Brasil. Ademais, se perdemos a praça RIO DE JANEIRO, e não avançarmos em outras, - e não vamos avançar pois não temos raízes fora do Rio - e com os Clubes Paulistas jogando nos seus Estádios próprios, nas suas sedes e conquistando títulos internacionais, logo vão arguir um "empate técnico", dentro da margem de erro, como eu já ouvi. Desse modo, em breve, no fim  do ciclo da gestão "azul" do Flamengo teremos, com essa política de esvaziar o RIO de JANEIRO, sofrido grandes baixas em nossa torcida. Fica o Alerta, estamos no final de 2015, vamos ver as pesquisas no final de 2018.
Um mandato mentiroso e nojento. Nunca houve 750 milhões de dividas! Mentiram do inicio a fim, para poder deslocar grandes verbas do CRF para pagamentos indevidos de dividas inexistentes! 
6. Como ex-presidente de uma grande torcida organizada, deve estar ciente do quanto esse tipo de grupo tem sido marginalizado na mídia e por próprios torcedores nos últimos anos. Se tivesse autonomia para mudar isso, qual medida acha que seria a mais eficaz?

A torcida dita "organizada" é um prolongamento do Clube. Ela se organiza para defender e incentivar a cultura de entidade a qual representa. A torcida do River Plate, na final do Mundial de Clubes de 2015, devolveu no grito da arquibancada a goleada em campo. A medida é chamar para si, como dirigente, a questão. Fato que por sinal, o fraco e omisso Presidente Mello não tem coragem pra fazer. Mas as Torcidas podem também peticionar a juízo e resolver essa lide de maneira própria.

7. Você integrou o Flamengo durante muitos anos, existe alguma atitude que se arrepende de ter tomado durante esse tempo? Qual?

Quem toma decisões sempre olha para o passado e imagina que poderia ter sido melhor se tivesse escolhido um outro caminho.Vendo os filmes de ficção científica, percebo que quando se volta para consertar, acabe-se piorando. Voltar no tempo e matar Hitler quando criança pode parecer o certo, mas a guerra só seria atrasada e quando ela houvesse seria com armas atômicas. Tenho 25 anos de atividade política voluntária do Flamengo e hoje somos o que somos pelos nosso acertos e pelos nossos erros. Não volto no tempo para mudar nada. Somos fruto da história como um todo. Arrepender seria distorcer e mutilar nossa história. O que fizemos e fazemos na vida voluntária e publica ecoa para a eternidade, o Capitão Léo hoje é uma marca registrada nos anais da historia. Não se muda nada!

8. Como avalia esse primeiro mandato da chapa azul no comando do rubro negro? A campanha do time desse ano não foi satisfatória para a torcida, porém os rubro negros esperam um 2016 grandioso para a equipe da gávea. Qual é a sua prospecção para o Flamengo de 2016?

Um mandato mentiroso e nojento. Nunca houve 750 milhões de dividas! Mentiram do inicio a fim, para poder deslocar grandes verbas do CRF para pagamentos indevidos de dividas inexistentes! Implantaram um sistema de perseguição política covarde e mesquinha. Criaram um grupo político fascista e racista. São burgueses elitistas destruindo nossa tradição popular e democrática. Quanto a 2016, o Flamengo sempre é protagonista, temos os maiores contratos do futebol, TV GLOBO e ADIDAS, todos da gestão anterior a deles, e com esses recursos temos a obrigação de voltar a ganhar títulos. Será uma obrigação em face das reservas econômicas que temos. Não há mais desculpas, temos que voltar a vencer, e rápido!
Leonardo faz duras críticas ao recém reeleito Bandeira de Mello

9. Nas eleições desse ano onde a chapa azul se reelegeu, tivemos 3 candidatos: Wallim, Bandeira e Cacau. Qual deles era o seu preferido? No debate feito pela ESPN Brasil vimos Cacau (que foi membro da gestão anterior ao Bandeira, assim como você) falando muito bem da ex presidente Patricia Amorim. Qual a sua análise do mandato da contestada Patricia no comando do Flamengo? 

Nós temos um grupo de associados que formam o Movimento Tradição & Juventude do Flamengo. Somos ideologicamente contra esse modelo Burguês e mercantilista proposto pelos "azuis". O Flamengo é rubro-negro!

A Dra Patricia Amorim fechou os maiores contratos de TV (Globo) e de material esportivo (Adidas). Deixou a CAIXA pré-assinada e ainda deu solução para o Prédio Hilton Santos com um contrato com a REX em R$100 milhões. Deixou R$ 92 milhões em direitos econômicos de atletas de base depois do titulo da Copa São Paulo de Jrs. Errou na condução com as apresentações contábeis e desorganização administrativa. Não merecia ser perseguida pelos "azuis' como foi, porém nos deixou tristes ao se retirar da vida politica do CRF, deixando a defesa do nosso Clube apenas na mão do nosso Movimento. Estamos lutando sozinhos contra as mentiras do senhor Presidente Melo e seus colaboradores e ela se mantém omissa. Isso é muito triste pois a mentira deles sem contestação torna-se verdade aos olhos do zumbis de redes sociais. Uma pena.

10. Como Flamenguista, deve saber o tamanho da idolatria de toda a torcida com o Zico, o maior ídolo da história do clube. Depois da acusação feita por você, de irregularidades na parceria com o CFZ, vimos o galinho se desligando do Flamengo e até acionando a justiça. HOJE, como analisa esse episódio envolvendo o Zico? Se pudesse dizer algo a ele, o que diria? 

Bom, nesse caso vamos lá. 1º - Nunca houve processo judicial! Os jornalistas amigos plantaram noticias falsas de que o CFZ teria ido para a justiça, mas isso não ocorreu. O que houve foi uma interpelação "extra-judicial" onde enviamos todos os documentos que foram postados no BLOG do Milton Neves em setembro de 2010. (Clique e confira)

2º - As "acusações" estão aí, feitas pelo senhor André Dumbrosck e repassadas ao COFI-CRF.
O CFZ não tinha direito de levar 50% dos atletas do CRF, isso é um ato muito errado e irregular.
Até hoje não pagaram pelo passe do Rafinha, imagina se o jogador "fosse do capitão Léo" o que os seus leitores do blog iriam falar. Agora eu pergunto: pode o CFZ levar nossos atletas de base só para beneficiar os empresários que são titulares da "empresa-CFZ/MFD"?

Me desculpe, mas entre CFZ e CRF eu fico com o segundo. Mas, respeito os torcedores do primeiro.
Capitão Léo esteve envolvido em polêmica com o maior ídolo do clube

11. Acha que sua expulsão do conselho do Flamengo se deve a que especificamente? Houve algum tipo de motim pra que te desligassem do clube? Guarda mágoa de algum membro da atual gestão?

Expulsão não, exílio sim! Eles tem medo do Capitão Léo, pois em 25 anos de CRF, só ocupei cargos eleitos. Nunca perdi uma eleição ou nunca deixei de me eleger, seja com membro dos Conselhos Deliberativo e Administrativo, ou no Conselho Fiscal, onde fiquei 9 anos (3 como secretário e 6 como Presidente eleito e reeleito, sendo que na reeleição tive 53% de votos). É disso que eles tem medo. Se não fosse punido, estaria aí disputando essas eleições e desmascarando o Presidente Mello e seus seguidores. Mas aqui do meu exílio em Manaus, ainda se pode fazer muito e de forma voluntária pelo CRF, na resistência contra esses malfeitores que lá estão, elitizando nosso Clube e destruindo nossa Tradição. A Luta continua! 

12. Para terminar, conte como está sendo sua vida nesse momento, quais são os seus projetos para o futuro? Planeja voltar a atuar nas arquibancadas? Existe alguma coisa que você gostaria de dizer a quem vai ler essa matéria? Faça suas considerações finais.

Bom, vamos a algumas correções: 1º) não existe "voltar a atuar nas arquibancadas?" pois nunca sai de lá! 2º) Sou Contador e Advogado com Pós-graduação pela FGV e atualmente servidor público federal concursado, portanto, tenho total independência para bater nessa questão mercantilista dos dirigentes do CRF. Por fim, gostaria de registrar o seguinte:

Constatamos que a diretoria do Clube de Regatas do Flamengo tem se constituído numa trincheira de anti-cariocas, sob a nominada de brasileiros e de ser clube nacional. Lembro que, o nome Rio de Janeiro não foi descoberto no interior do Rio de Janeiro e sim em 01 de janeiro de 1502 nas enseadas da Gloria, Flamengo, Botafogo e Urca, e lá no alto da montanha de Santa Teresa e Laranjeira, a maior população do continente que era a indígena passa a nos denominar pelo maior nome gentílico das Américas, o "Carioca". O nome Carioca era que adotado para todos pela força popular indígena, mestiços, negros e pobres portugueses (degredados e marginalizados pela coroa). A entidade Flamengo (Presidente Melo e sua diretoria)  vem se omitindo e se acumpliciando-se aos crimes contra o torcedor Carioca e nossa Tradição. Fica o alerta e nossa indignação.

Por tudo, meus agradecimentos pelo espaço e sucesso com o Blog.
_____________________________________________________________________

Com certeza cada torcedor do Flamengo tem seus motivos para apoiar uma filosofia ou outra, mas expor tais ideia é interessante, e por isso abrimos esse espaço. Aproveitamos para agradecer a disponibilidade do Leonardo, e pedimos a opinião de vocês leitores nos comentários.
Compartilhar: Plus