ORIENTE-SE - SAFF Suzuki Cup


Nesta quarta-feira (23/12) se inicia um dos torneios entre seleções mais desconhecidos para o público brasileiro; se trata da SAFF Suzuki Cup, ou em melhores palavras a Copa das Nações do Sul da Ásia, torneio que reúne algumas das piores seleções do planeta.

O continente asiático é imenso, o maior da Terra tanto em extensão terrestre tanto em população, o que o faz ser futebolisticamente dividido em sub-confederações e a SAFF (South Asian Football Federation) é a que engloba os países da região sul do continente asiático.

A competição, que é disputada desde 1993, será realizada na cidade de Kerala na Índia e todos os jogos serão disputados no Trivandrum International Stadium.

O atual campeão do torneio é o Afeganistão, que bateu a Índia por 2-0 na final em 2013 na edição realizada no Nepal. O mesmo Afeganistão se mudou para a sub-confederação da Ásia Central em 2014, porém anunciou que iria participar do torneio do Sul da Ásia por serem os atuais campeões e para manterem o número par de participantes, que são oito ao total.

O esforços afegãos para manter a boa organização do torneio em números não serviram de muito, já que para a edição de 2015 o Paquistão não disputará a competição. O porque da desistência dos paquistaneses ainda se encara como incógnita, a federação do país não havia levado equipes para os últimos torneios Sub-20 e Sub-17 da AFC (Confederação Asiática de Futebol) e alegou desta vez a falta de fundos para disputar o torneio. Porém alguns fãs locais levantaram debate de que o Paquistão não aceitaria jogar em solo indiano devido a imensa tensão política e rivalidade entre os dois países, principalmente devido a questão da Caxemira, região até hoje disputada por ambos países.


Abaixo temos um pequeno guia para entender melhor cada seleção participante do torneio:
Seleção Afegã levanta taça da Copa do Sul da Ásia em 2013
O Afeganistão vem para o torneio como um dos favoritos a levantar a taça, tem a sua disposição um dos melhores elencos de todos os sete participantes com muitos jogadores em equipes de ligas inferiores da Europa, principalmente da Alemanha.

O título que conquistou em 2013 foi o primeiro troféu levantado na história pela Seleção Afegã de Futebol, que teve uma clara melhoria em seu futebol com a criação de sua liga e a busca de talentos de jogadores com ascendência afegã em outros países.

Caiu em um grupo muito difícil nas Eliminatórias para Copa do Mundo/Copa da Ásia, que tem como principais forças Japão e Síria. Conseguiu duas vitórias sobre o Camboja e se mantêm na quarta colocação em seu grupo com dois jogos restando para que a primeira fase seja encerrada. A outra integrante em seu grupo é Cingapura, um futebol emergente e também mais forte que o Afeganistão atualmente.


O time afegão para esta edição está bastante jovem e seu principal jogador é o capitão e meia de criação Faysal Shayesteh, que atua no Songkhla United da Segunda Divisão da Tailândia. Também podemos destacar o jovem meia Mustafa Zazai, do St. Pauli da Alemanha e o defensor Mustafa Hadid, que atua no Altona 93 também da Alemanha. 

Seu treinador é o croata Petar Sergt, que teve passagem por alguns clubes alemães como auxiliar e chegou até treinar a Seleção da Geórgia em 2008 interinamente. 
Seleção de Bangladesh perfilada antes do amistoso contra o Nepal
Bangladesh, uma das seleções emergentes do continente vem para tentar repetir o feito de 2003, sua melhor campanha levantando o título em casa.

Seu futebol vem melhorando em âmbito internacional, apesar de ter ido mal na última edição teve grandes melhorias nos últimos anos. Sua liga é alvo de aplausos quando comparada com outras do Sul da Ásia, com grande captação de talento estrangeiro e automática melhoria no futebol local.

A equipe rejuvenesceu em relação as outras competições e promete melhores exibições do que teve nas últimas edições.

Em termos de Eliminatórias também caiu em um grupo bastante difícil, que tem a Austrália, atual campeã asiática, Tajiquistão, Jordânia e Quirguistão. Até então, apenas conseguiu um empate contra  o Tajiquistão e marcou 2 gols e sofreu 24 com um jogo ainda por vir na atual fase.

Todos seus jogadores atuam na liga nacional e seu principal nome é Mamunul Islam, capitão da seleção e meio campista que atualmente milita no Sheik Jamal e teve passagem pelo Atlético de Kolkata da Super Liga Indiana. O Sheik Jamal é a base da seleção da seleção Bengali, o clube também sede outros nomes importantes para a seleção; Hemant Biswas é uma das grandes esperanças para o futuro do futebol no país, o camisa 10 da seleção fez testes no clube holandês do FC Twente em 2014. Outros nomes a serem seguidos são Jamal Bhuyan, volante que nasceu na Dinamarca e jogou em alguns clubes por lá antes de assinar com o Sheik Jamal, e S
hakhawat Hossain Rony que também joga no Sheik Jamal, atacante que já marcou 3 vezes pela seleção.

Seu treinador é local, Maruful Haque, que treinou equipes como Sheik Russel e Sheik Jamal e é o primeiro sul asiático a conseguir a Licença A da UEFA para treinadores.
Seleção Butanesa perfilada antes de jogo contra o Sri Lanka pelas Eliminatórias
Por vezes lembrada como a pior seleção de futebol do Mundo, Butão conseguiu retirar essa dura realidade de seu futebol. Já conseguiu chegar a uma semi final de Copa do Sul da Ásia, esta sua melhor participação, porém ainda faltava muito para deixar de ser o ''saco de pancadas''.

Talvez isso venha a mudar nesta edição. Sofreu derrotas por 8-2 de Maldivas, 5-2 de Sri Lanka em 2013, isso sem falar nos outros torneios antes deste. Mas como dito, talvez isso venha a se modificar com uma rápida ascensão em seu futebol e um grande aumento na massa de torcedores no pequeno país encravado no meio da cordilheira do Himalaia.

O Butão só conseguiu criar sua liga nacional em 2011 e a partir daí grandes melhorias passaram a ser percebidas.

No ano passado, por ser uma das piores seleções rankeadas da AFC, passou por uma fase de playoff nas eliminatórias e enfrentou o Sri Lanka em dois jogos. Surpreendentemente, conseguiu vencer os rivais sul asiáticos nos dois jogos e passou a fase seguinte, tendo um avanço imenso no Ranking da FIFA, deixando a 209ª posição e chegando a atingir a 159ª.

Como a sina para quase todas as seleções sul asiáticas, caiu num grupo complicadíssimo que tem China, Qatar, Hong Kong e Maldivas. O esperado seriam derrotas acachapantes e humilhantes para uma seleção completamente amadora, um gol nessa fase do torneio seria a afirmação de uma meteórica evolução. Derrotas como 15-0 contra o Qatar, 12-0 contra a China e 7-0 contra Hong Kong eram de se esperar, porém jogando em Timphu, capital do país, os resultados foram significativamente melhores, com derrotas menores contra Qatar, 3-0, e Hong Kong 1-0. Os primeiros gols foram marcados contra os rivais sul asiáticos das Maldivas, um 4-3 que quase resultou num empate histórico.

A equipe, como dito, é completamente amadora exceto um jogador; este é Chencho Parop Gyeltshen, jogador de apenas 19 anos que saiu do pequeno Yeedzin FC do Butão para jogar no Buriram United da Tailândia. Em sua primeira temporada no clube, a jovem promessa butanesa foi em empréstimo ao Surin City da Segunda Divisão e teve um excelente desempenho. Chencho mesmo com 19 anos já é o maior artilheiro da história do futebol butanês com 6 gols marcados em 16 partidas jogadas.

Além de Chencho, a equipe butanesa conta com alguns bons talentos e por ser uma equipe muito jovem ainda tem muito a aprender e evoluir para elevar o seu futebol a um nível superior. O meia e capitão da equipe, Karma Tshering que atua no Timphu City pode ser considerado um dos pilares da equipe que também conta com as boas atuações do goleiro Hari Gurung, este que milita no Yeedzin FC.

O atual técnico da Seleção é Pema Dorji, que era auxiliar técnico da seleção nos últimos jogos e assumiu após a saída do técnico japonês, Norio Tsukitate.
Seleção Indiana se apresentando para partindo contra o Irã


A Índia, a seleção mais vitoriosa do Sul da Ásia com 6 títulos em 10 torneios realizados, pode ser considerada mais uma vez uma das favoritas a conquista do torneio.

É inegável que para os indianos o esporte número um não é o futebol, porém com a criação da Super Liga Indiana e a aquisição de vários craques do passado fez com que os olhos do segundo país mais  populoso do Mundo se voltassem para o esporte.

Por ter umas das ligas mais organizadas e com maior capital para aquisição de jogadores, a Índia é o país com mais potencial futebolístico do Sul da Ásia e isso se comprova por ser a única seleção da região a ter participado da Copa da Ásia, tendo três participações sendo a última em 2011.



Sendo anfitriã mais uma vez da competição, os Blue Tigers são a seleção com maior favoritismo, também com uma equipe rejuvenescida e deixando alguns medalhões conhecidos do público indiano fora da lista de convocados para o torneio.

A Índia atualmente não vive um bom momento no futebol, apesar dos muitos títulos na região fora dele não se tem muito o que falar. Também teve de disputar a fase de playoff das eliminatórias e pegou um grande rival, o Nepal, vencendo em casa por 2-0 e empatando em 0-0 fora, chegou assim a próxima fase. Caíram no grupo de Irã, Guam, Omã e Turcomenistão, nada fácil para os indianos. Nesta fase a equipe também não está indo bem, apenas venceu o Guam por 1-0 em casa e perdeu todas demais partidas, marcando quatro gols e sofrendo doze com ainda dois jogos por serem jogados.

Seu principal jogador é, sem dúvidas, Sunil Chhetri. Sunil é o maior goleador da história do futebol indiano com 47 gols. Chegou a jogar na Major League Soccer e também teve passagem pela equipe B do Sporting de Lisboa. Atualmente milita no Mumbai City, no futebol local. Além de Sunil, a seleção pode contar com bons goleiros, Subrata Pal que jogou 63 vezes pela seleção é o favorito para ser titular, porém Gurpreet Singh Sandhu que é o único que atua no futebol estrangeiro, no Stabaek da Noruega, pode vir a tomar sua posição; deixando assim uma dúvida no ar. Além destes, pode-se destacar Jeje Lalpekhlua que já marcou 9 vezes pela seleção e atua pelo Chennaiyin, atual campeão da Indian Super League.

O atual técnico da Seleção Indiana de Futebol é o inglês Stephen Constantine, que treinou algumas seleções pelo mundo, como a própria Índia de 2002 á 2005, Ruanda, Sudão e Nepal. 

Seleção das Maldivas comemora título da Copa do Sul Ásia em 2008

Os habitantes das pequenas ilhas no Sul da Ásia também sabem jogar futebol! E sim, já foram campeões do Sul da Ásia e já quase se classificaram para uma Copa da Ásia.

O futebol é a paixão maior no pequeno país de cerca de 400 mil habitantes e sua liga é bastante organizada e teve equipes se destacando em competições continentes de clubes da AFC, como a equipe mais forte do país o New Radiant FC.

As Maldivas conseguiram um título muito comemorado por todos no país em 2008, quando dividiram a sede da competição com Sri Lanka, e o título deve-se exclusivamente á um homem, Ali Ashfaq.

Ali Ashfaq é de certo o maior jogador da história das Maldivas e um dos maiores do Sul da Ásia. Capitão, maior artilheiro da história, enquanto jogar na seleção a mesma será respeitada pelos oponentes. Ashfaq com 30 anos de idade já disputou mais de 100 partidas pela seleção nacional e marcou 44 gols e além do título em 2008, conseguiu uma medalha de bronze na extinta AFC Challenge Cup em 2014. Uma curiosidade sobre Ashfaq: ele bateu o record da lenda argentina Lionel Messi em 2013 após marcar 6 gols em uma só partida internacional, Messi havia marcado 5 vezes ante o Bayer Leverkusen.

Na última edição, Ali Ashfaq marcou 10 gols na competição e foi novamente artilheiro da Copa do Sul da Ásia, porém as Maldivas pararam na Semi Final contra a Índia. Atualmente o craque da seleção nacional milita no PDRM FA da Malásia, depois de temporadas vitoriosas no New Radiant FC e chegar até a ser sondado no futebol europeu.

Nas atuais Eliminatórias as Maldivas não vem bem, conseguindo apenas uma apertada vitória sobre o Butão por 4-3 fora de casa. Perdeu todos os jogos até então para China, Qatar e Hong Kong, apesar de placares magros para a diferença técnica das equipes.

Além da lenda de seu futebol, Ali Ashfaq, as Maldivas podem contar com as atuações do goleiro experiente Imran Mohammed que atua no Maziya de seu país e também os meias Ali Fasir do New Radiant FC e Mohamed Arif que é jogador do Kanbawza do Myanmar.

O técnico das Maldivas é o neozelandês Ricki Herbert, que treinou a seleção da Nova Zelândia na Copa do Mundo de 2010 e a também o Wellington Phoenix que disputa a A-League Australiana.
Seleção Nepalesa perfilada antes da partida amistosa contra Bangladesh
O futebol nepalês é marcado por corrupção e desorganização em seu futebol interno, porém uma esperança para a torcida local é a tentativa de rejuvenescer a equipe para a disputa da Copa do Sul da Ásia deste ano.

As melhores participações da Seleção Nepalesa foram chegadas as semi finais dos últimos dois torneios, o último realizado em seu próprio solo e parando com uma derrota por 1-0 frente ao Afeganistão.

Como se sabe, neste ano de 2015 houve uma grande tragédia no Nepal em que consistiu em terremoto que deixou cerca de 15 mil pessoas mortas. Isso abalou a estrutura da maiores cidades nepalesas e consequentemente o futebol local, que teve sua liga interrompida por 4 meses.

Com a chegada de novo treinador, o time nepalês teve novos jogadores selecionados e uma grande mudança na espinha dorsal da equipe. A equipe se reuniu e treinou em seu país por cerca de 2 meses e se espera uma melhor exibição do que os últimos jogos; o Nepal está a 2 anos sem marcar sequer um gol, tanto em amistosos tanto em partidas oficias, sendo o último gol marcado na vitória contra a Índia por 2-1 na última Copa do Sul da Ásia em 2013.

As eliminatórias foram vexatórias para o Nepal, que disputou a fase de playoff e enfrentou seu arqui rival, a Índia. Acabou por ser eliminada e já não tem mais nenhuma chance de ir ao Mundial da Russia em 2018 e nem a próxima Copa da Ásia, por isso o torneio regional é algo importantíssimo para a Seleção Nepalesa.

Seu principal jogador e também capitão é o camisa 10 Anil Gurung, atacante que já jogou 42 vezes pela seleção e marcou 10 vezes. Anil atualmente milita no maior clube do país, o Manang Marshyangdi Club e chegou a fazer testes no Chelsea da Inglaterra. Além de Anil, as esperanças de um bom futuro recaem sobre o jovem Bimal Gharti Magar, de apenas 17 anos, que já passou por várias equipes de base europeias, como Anderlecht da Bélgica, FC Twente da Holanda e o também belga Racing Genk. Atualmente a jovem estrela nepalesa está na liga local atuando pelo Far Western FC, ainda com sondagens por equipes europeias. O Nepal também deve contar com o também jovem defensor Ananta Tamang, de 18 anos, que atua no Far Western FC, além de meia-atacante Jagjeet Shrestha do Three Star Club e o volante Rohit Chand do Manang Marshyangdi Club.

O atual técnico do Nepal é o belga Patrick Aussems, que treinou equipes como os franceses do Evian, Angers e Troyes e o chinês Shenzhen Ruby.
Seleção do Sri Lanka perfilada para partida na última Copa do Sul da Ásia
A Seleção de Futebol do Sri Lanka pode ser considerada hoje a mais fraca da região. Com uma liga desconhecida por muitos e uma seleção que decaiu muito de nível nos últimos anos pode vir a ser o novo saco de pancadas do Sul da Ásia.

O Sri Lanka chegou a ser campeão do torneio por uma vez quando sediou a competição em 1995. Em 2006 chegou a ser vice-campeão da extinta AFC Challenge Cup e quase carimbou a vaga na Copa da Ásia, tal vaga que na época era dada para o campeão deste torneio.

Nos últimos torneios o Sri Lanka não vem bem. Em sua última edição no Nepal, chegou a perder de 10-0 contra as Maldivas e só conseguiu vencer o Butão em seu grupo, sendo eliminado na primeira fase.

Em termos de Eliminatórias nada poderia ter sido pior para o Sri Lanka, que caiu na fase de playoff frente ao Butão, algo inesperado e de certa forma humilhante para o futebol cingalês, que hoje se vê parado no tempo sendo deixado para trás por todos os outros concorrentes da região. Por ser eliminado nesta fase, o Sri Lanka já está fora do Mundial de 2018 e da próxima Copa da Ásia. Assim como o Nepal, esta Copa do Sul da Ásia é de muita importância para o Sri Lanka.

Para tentar afirmar uma mudança em seu atual cenário futebolístico, o pequeno país do Sul da Ásia tem como destaque Kavindu Ishan, vice capitão da equipe e jogador do Air Force SC. Além dele, podemos destacar o atacante Mohamed Issadeen, que milita no Army SC e o goleiro Sujan Perera do Club Eagles da Primeira Divisão das Ilhas Maldivas, sendo Perera o único jogador a atuar fora do Sri Lanka.

O atual técnico da Seleção do Sri Lanka é Sampath Perera, que foi jogador e capitão na conquista do Sul da Ásia em 1995.

Os jogos serão transmitidas pelo YouTube, como também foram as edições de 2011 e 2013. O primeiro jogo do torneio será entre Nepal e Sri Lanka, pelo grupo A ás 11h Horário de Brasília.
Compartilhar: Plus