Futebol brasileiro para todos


Nesse fim de semana jogadores de Palmeiras e Flamengo reclamaram dos horários das 11h no Campeonato Brasileiro, tendo inclusive alguns atletas passando mal durante a partida. Mas a culpa é do horário mesmo? Não, é da organização do campeonato.

Onze da manhã de um domingo é um excelente horário para os torcedores acompanharem futebol, antes do almoço ou na hora do churrasco para assistirem em casa com a família, além de não voltarem tarde para casa se resolverem ir ao estádio. Porém, em alguns lugares do Brasil, este horário em certo momento do ano é desumano para os jogadores.

Uma coisa que eu não consigo entender é como a CBF, organizadora do campeonato e que o maltrata tanto, pode jogar tanto dinheiro no lixo.

Vou explicar. Primeiro, é óbvio que o calendário do futebol brasileiro é horroroso, demasiados jogos nos estaduais, pré temporada extremamente reduzida, competições não pararem nas datas FIFA entre outros problemas. Na próxima semana por exemplo, o Fluminense vai ser a vitima desse calendário tão mal formulado. O time vai viajar para Santa Catarina, voltar para o Rio, viajar para o Pará e retornar ao Rio. Tudo isso com um espaço máximo de 3 dias entre as partidas. Como o treinador vai organizar o seu time, o seu treinamento, como vai ter tempo de estudar seu adversário?

Agora voltando a falar sobre os horários; Na Europa acontecem jogos seguidamente, por exemplo começa um 11:30 da manhã, depois começa outros dois às 14:00, depois outros três às 16:30. Espalhar os jogos durante o dia todo daria um salto extraordinário  na audiência das partidas, mas organizando isso de forma correta, para que não ocorra novamente o que aconteceu no jogo Palmeiras x Flamengo.
Falta atitude e inteligência nos responsáveis pelo nosso futebol

Como fazer isso? Por exemplo: O Internacional enfrenta o Atlético-PR no Beira-Rio, a média de temperatura nos últimos 5 anos nesta época do ano é 17° às 11h da manhã, então dá pra ter jogo!
Agora em Recife, Sport x Coritiba se enfrentam, a temperatura de Recife é de 32° essa época do ano, então o jogo começa 20:00.

A federação poderia colocar uma meta. Algo como: "Essa hora do dia não pode ter jogo se passar de 28°". Antes de começarem a vender os ingressos para tal partida, analisam qual poderá ser a temperatura na hora do jogo, se está correto ou se a temperatura ficará acima da média de normalidade da cidade nesta época. Se tiver algo anormal, os clubes seriam notificados que o horário vai mudar devido a temperatura.

Em muitos países, jogos são adiados por excesso de neve, tempestade ou temperaturas baixíssimas. Já que aqui o gramado com calor não será extremamente afetado, é só adiantar o jogo em algumas horas, isso uma semana antes da partida, para não interferir na venda dos ingressos.

A Rede Globo deveria repensar no seu jeito de passar futebol e obrigar a CBF a fazer melhorias no seu campeonato, para explorar o máximo a qualidade do espetáculo. Os jogos as 22h são horríveis para os torcedores e excelente para os jogadores, reclamamos a tempos e nunca nos ouviram. Agora o jogador reclama do horário uma vez e "viralizou" em toda internet.

No dia que a CBF e Rede Globo se propuserem a fazer um campeonato para todos, sem dúvidas o nível de futebol no Brasil vai subir consideravelmente.

Compartilhar: Plus