Comparando forças: Manchester United ou Liverpool?


Ambos estrearam jogando razoavelmente bem suas partidas, obtendo vitórias por 1x0 nas duas primeiras rodadas do disputado Campeonato Inglês. Porém, qual será o melhor time no geral?

LIVERPOOL 

O elenco é praticamente sem carências em relação ao número de peças, todos os setores têm jogadores relativamente no mesmo nível, bons jogadores. Analisemos um por um:

No gol, Mignolet, mesmo sendo inseguro com os pés, é um bom goleiro, tendo muito reflexo para realização de defesas difíceis e agora com a sombra do bom Bogdan, vindo do Bolton, o "Gato Belga" deve se demonstrar cada vez mais atento no gol para não perder posição.
Mignolet, contestando no início da temporada passada, deu a volta por cima e não pretende perder posição

As laterais encontraram um ótimo equilíbrio com o incisivo Clyne pela direita e o jovem Gomez na esquerda, que na verdade é um zagueiro polivalente, podendo atuar também por qualquer lateral. O Liverpool ainda conta com o promissor Moreno no banco e a prata da casa Flanagan, que também joga nas duas laterais, porém vem sendo, infelizmente, assombrado por lesões há mais de um ano.
Vindo do Southampton, Clyne é um dos melhores laterais direitos do Campeonato Inglês

A zaga é consideravelmente boa. Skrtel é um ótimo zagueiro do tipo "cinta-dura"; Sakho, mesmo pecando na saída de bola às vezes, tem um ótimo desarme, é um bom jogador, e Lovren vem sendo cada vez mais seguro desde o final de sua última temporada, a qual foi horrorosa no geral. Nesse setor o clube ainda conta com o experiente, porém defasado Touré e Ilori, que vem de boa temporada no campeonato francês.
Terceiro capitão da equipe, o eslovaco Skrtel gosta de uma confusão

No meio campo, temos na volância bons nomes, como o incansável Milner, o novo capitão Henderson, ótimo jogador, sempre em todos os cantos do campo; o jovem Can, que mesmo tendo jogado por volta de 40 minutos de futebol nessa Premier League, já é o líder de desarmes do campeonato, o tupiniquim Lucas, cão de guarda do time muitas vezes e peça importante do elenco. Na última temporada, no período em que foi titular absoluto, o Liverpool obteve durante um número extremamente alto de 'clean sheets'. É um jogador que traz muita proteção à zaga.

Na parte ofensiva do meio de campo, o Liverpool conta com o craque Coutinho, que vem demonstrando cada vez mais vontade e sendo extremamente participativo nas partidas, marcando gols importantes e dando assistências; também com o badalado Firmino, vindo de ótimas temporadas na Alemanha e que procura se consolidar como craque e jogador importante na equipe; o esforçado Lallana, que mesmo não tendo tanta qualidade como os dois já citados, principalmente no passe e finalização, está constantemente correndo e tentando criar jogadas.
Coutinho marcando o gol da vitória em sua primeira partida oficial na temporada, contra o Stoke City

O setor de meio ainda conta com a incógnita de Markovic, que fez boas temporadas no Benfica, mas ainda não mostrou a que veio no Liverpool; o volante constante alvo de críticas e queridinho de Rodgers, Allen, além de duas jóias dos juniores, que fazem ótimas partidas na divisão de bases e são sempre apontados como o futuro: Rossiter e Brannagan.
Rossiter, tido por muitos como novo Gerrard, é uma promessa do clube de Anfield

No ataque, o Liverpool tem Ibe, bom jogador, também da base, que tem um estilo muito parecido com o do ex-atacante Sterling, porém muito mais esforçado e compromissado com o time, além de ter um porte físico bem mais avantajado. É um jogador que pode explodir nessa temporada. Há também Benteke, ótimo centroavante, que saber fazer muito bem o pivô, ganhando quase todas as bolas, seja por baixo ou por cima, tem um ótimo poder de finalização e não vem demonstrando ser um jogador lento ou do tipo "paradão", como muitos já apontaram. Ings é outro bom nome da posição, vindo de boa temporada no Burnley, o jogador deve ser peça importante ao time, sabe muito bem como tratar a bola, tem boa finalização e dá assistências, bom atacante pra compor o elenco. Ainda temos Origi, grande promessa belga, que não foi tão bem assim em sua última temporada no Lille, mas pode crescer junto com a equipe, pois tem potencial para se tornar um dos melhores atacantes do mundo; e Sturridge, ótimo jogador e um dos melhores atacantes da Premier League. Rápido, com bom domínio, impulsão e poder de finalização. Formou um ótimo ataque com Luisito Suárez na temporada 13/14, sendo vice-artilheiro do campeonato inglês, atrás apenas, justamente, de seu ex-companheiro de ataque. No entanto devido a lesões constantes na última temporada, o inglês não conseguiu ter uma sequência e pouco pode ajudar o time. O ataque ainda conta com o problemático Balotelli e o limitado Borini.
Benteke comemorando ao lado de Lovren seu primeiro gol com a camisa dos Reds

MANCHESTER UNITED


O clube do Noroeste da Inglaterra também tem um bom elenco, no entanto, continua com um zaga abaixo dos outros times de mesmo patamar no campeonato e agora com um ataque de poucas opções devido as saídas de Van Persie e Falcão. Pedro era especulado, porém acabou indo ao Chelsea, rival direto nas brigas por título. Analisemos o elenco:

No gol a permanência de De Gea, um dos melhores goleiros do mundo atualmente, é uma incógnita. Um dos responsáveis por levar o United de volta à Champions League temporada passada pode sair.
Outro que está deixando os Red Devils é o consagrado Victor Valdés, devido a desavenças com a comissão técnica. Restando assim então somente o argentino Romero para a vaga de titular, que é um bom arqueiro, porém pode-se dizer que não chega perto dos melhores da Premier League atualmente.
De Gea, que caso tenha saída confirmada, fará muita falta aos Red Devils.

 Nas laterais, o United contra com o promissor Luke Shaw e o polivalente Blind, que também pode atuar como zagueiro e volante. Duas boas opções, coisa que não se repete pelo lado direito, onde conta apenas com o bom Darmian como titular e geralmente Valencia ou algum outro defensor para quebrar galhos .
Tido como um dos melhores laterais do mundo futuramente, Luke Shaw ainda tem muito a provar no United

Ponto mais fraco do time, a zaga do clube inglês nas últimas temporadas, foi sempre uma das mais criticadas da Europa. Smalling, e Jones melhoraram bastante, mas continuam um nível abaixo de vários zagueiros da liga. Rojo se demonstrou bastante inseguro, entregando o ouro diversas vezes. O time ainda conta com outros nomes menos comentados para a posição, mas nenhum de peso efetivamente.
O argentino Rojo ainda não mostrou a que veio, sempre cometendo erros em diversas partidas

Ponto forte do time, sua "meiuca" compete facilmente como uma das melhores do campeonato. Na volância temos o experiente cão de guarda Carrick, novamente o polivalente Blind, o grandalhão Fellaini, o ótimo Ander Herrera, que quando joga com liberdade, costuma dar muitas assistências, sempre criando diversas jogadas, e agora o elenco tem a chegada de mais duas ótimas peças, o consagrado Schweinsteiger e um dos melhores jogadores do Southampton na última temporada, o francês Schneiderlin, que promete se firmar como titular na equipe. No total são  6 opções para no máximo 2 ou 3 vagas, é realmente um número bastante alto.

Na parte mais ofensiva, temos o talentoso Juan Mata, decisivo em vários jogos, porém nem sempre tão constante, o esforçado Young, que após um período praticamente fora do time, voltou a ter espaço na última temporada com Van Gaal, o velocista Valencia, experiente jogador colombiano, que mesmo não jogando bem sempre, ainda faz boas partidas, e a promessa de Januzaj, que ainda não conseguiu se firmar, mas pega cada vez mais experiência e pode ser um jogador a explodir nessa temporada.
Será que o jovem Januzaj consegue se firmar como titular do United nessa temporada?

No ataque, podemos observar mais uma notável carência do clube inglês. Com a saída de dois nomes, o clube conta apenas com Rooney, capitão da equipe, para a opção de centroavante, posição onde não rende tanto, e com Chicharito, que nunca foi peça importante para o United, mas parece ter se reencontrado no Real Madrid e caso não seja emprestado, pode vir a ser um bom jogador para compor o elenco. Van Gaal ainda tem sua joia holandesa, Depay. Após ótima temporada na fraca liga holandesa, o promissor jogador chega com responsabilidade de suprir a saída de Di María e junto com Rooney comandar o ataque. Porém será Depay já decisivo em jogos importantes para o clube de Manchester, logo em sua primeira temporada?
Ainda falando do setor, Wilson, das categorias de base, é um nome a ser observado. Fez ótimos jogos na última temporada, sempre entrando bem e promete ganhar mais espaço ainda, devido a carência que se instala no ataque.
Será que Depay já chega para ser o principal destaque do time ou será necessária paciência com o holandês?


No Geral, podemos dizer que os elencos, se analisados a finco se equiparam, talvez até com o United tendo mais carências que o Liverpool atualmente. No entanto, um ponto importante a se frisar é que os Red Devils largam um pouco a frente do rival em relação ao número de jogadores que podem decidir uma partida difícil. Enquanto os Reds contavam apenas com jogadas geniais Coutinho e lampejos de Sterling na última temporada, o Manchester tinha mais homens que constantemente resolviam partidas complicadas. Agora o Liverpool têm a chegada de Firmino e Benteke para dividir esse peso com Coutinho, porém a equipe de Manchester ainda continua a frente, contando com Ander Herrera, Rooney, Mata, Schweinsteiger e quem sabe Depay e Januzaj.

Resumindo, pode-se inferir que, analisando o conjunto, o United não tenha um elenco tão acima do Liverpool, mas sim uma equipe titular que se destaca mais. Enfim, realmente é uma briga boa para se determinar qual o melhor. Concluo falando que as forças das equipes são bem próximas e provavelmente deve ser um dos times a tirar o outro de uma vaga na Champions League ou de uma final de Copa Nacional, por exemplo.

E para você leitor, quem se saíra melhor? O reforçado Liverpool, que não tem competições internacionais pra se preocupar, ou o renovado United, que quer empolgar e conta com uma Champions no calendário para disputar?
Compartilhar: Plus