O que esperar da Copa América?


Sábado começa a maior competição entre seleções da América. 12 seleções divididas em três grupos (A, B e C) disputam o titulo no Chile. Essa edição vai contar com esquadrões fortíssimos, muitos craques e algumas surpresas. Fizemos um resumo de cada seleção.

Grupo A



Bolívia: A campeã da copa em 1963 está longe de ser uma das favoritas, além de ficar em grupo muito difícil, com México, Equador e Chile. A estrela do time é o Marcelo Moreno que hoje defende o clube Changchun Yatai. Não possui uma seleção de peso, acredito que não vai dar perigo nenhum aos favoritos do grupo.

Chile: A seleção chilena chegou a grande final da copa quatro vezes, ficando em segundo lugar as quatro. Buscando seu primeiro título a anfitriã conta com uma seleção cheia de grandes jogadores. Contém 14 jogadores atuando na Europa no qual se destacam Arturo Vidal, meio campo da Juventus e Alexis Sánchez, atacante do Arsenal. Com esses dois craques e companhia jogando em casa o Chile tem muita força para conquistar seu primeiro titulo de Copa América.

Equador: A seleção do Equador pode ser a grande surpresa da copa. Ainda sem nenhum titulo, vem com um time bem formado e mostrando bom futebol nos últimos jogos, como foi na goleado por 4 a 0 em cima do panamá. A seleção conta com o atacante do West Ham, Enner Valencia, mas infelizmente não poderá contar com o lateral Valencia do Manchester United devido uma lesão no joelho.

México: Duas vezes vice-campeã a seleção do México também busca seu primeiro titulo. Não vem apresentando um bom futebol e pode ser surpreendido ainda nas fases de grupo. O time será comandado pelo zagueiro veterano Rafael Marques que hoje atua pelo Hellas Verona.

Grupo B


Argentina: A grande favorita a levantar a taça esse ano é dona de 14 títulos de Copa América. A atual vice-campeã do Mundo possui um excelente time e com várias estrelas. Além de Messi o ataque é composto por Agüero, Tevez, Lavezzi e Higuaín, todos jogando em grandes times europeus. O meio campo ainda possui Di Maria que não fez uma boa temporada, mas não deixou a desejar no ultimo amistoso contra a Bolívia, na qual marcou duas vezes. Depois de uma excelente temporada no Valência, Otamendi volta pra seleção e ocupa um lugar na defesa junto com Mascherano.

Jamaica: A modesta seleção jamaicana vai jogar sua primeira Copa América e já ficou no grupo mais difícil da copa, vai ser o saco de pancadas da Argentina e Uruguai. Mas como o futebol é imprevisível podemos ver os Reggae Boyz dando um pouco de trabalho no seu grupo.

Paraguai: Dono de dois títulos o Paraguai terá a difícil missão de enfrentar a Argentina e o Uruguai logo na fase de grupo. Com um ataque formado por Roque Santa Cruz e Lucas Barrios a seleção também é favorita a passar de fase, basta saber como vai ser seu desempenho ao longo do torneio.

Uruguai: A maior campeã da Copa com 15 títulos, a seleção do Uruguai terá de enfrentar o grupo mais difícil com um grande desfalque, Suárez. Apesar do desfalque a seleção conta com vários bons nomes, entre eles Godín, Lodeiro, Arrascaeta e Cavani. Tem grandes chances de passar pra próxima fase se não tropeçar contra a Jamaica e Paraguai.

Grupo C

Brasil: Tentando apagar o vexame da copa do Mundo a seleção canarinha comandada por Dunga busca a redenção na Copa América. Não é a grande favorita a levantar a taça, porém possui grandes chances. Com o craque Neymar a seleção dona de oito títulos da competição enfrenta um grupo não tão difícil que contém Colômbia, Venezuela e Peru. A grande surpresa do time pode ser Phelippe Coutinho e o atacante Firmino que apresentaram uma boa temporada com o Liverpool e Hoffenheim respectivamente.

Colômbia: Possuidora de um único troféu da copa, em 2001, a Colômbia vem forte para essa edição. Falcão García, Carlos Bacca e Jackson Martinez são os nomes do ataque da seleção, além de um meio de campo formado pela estrela James Rodríguez. Após ser eliminada pelo Brasil na Copa do Mundo 2014 a Colômbia é sem duvidas uma das favoritas a levar o titulo pela segunda vez.

Peru: Bi-campeão da Copa, o Peru não vem como favorito. Enfrenta um grupo difícil, mas junto com o Equador poderá ser uma das surpresas. No ataque o time possui Farfán do Schalke 04, Pizarro do Bayern de Munique e um conhecido da torcida brasileira, Paolo Guerrero. Pode dar trabalho ao Brasil no jogo de estreia.

Venezuela: Não tem nenhum titulo da competição e está longe de ser uma grande seleção que irá lutar pela taça. Além de não possuir um bom time pegou um grupo difícil, e enfrentará a Colômbia logo no primeiro jogo. Como a Jamaica a Venezuela será o saco de pancadas do grupo.

A conclusão é que a Argentina é a grande favorita, seguida por Chile, Colombia Brasil e Uruguai. A Jamaica e a Venezuela serão os sacos de pancadas e as seleções do Equador e Peru podem ser as surpresas. 



Compartilhar: Plus