Os dois lados de Londres


Domingo teremos um jogo que pode definir a Premier League. Arsenal x Chelsea se tornou um dos maiores clássicos da Inglaterra nos últimos anos e fazem nesse fim de semana um dos mais decisivos derbys recentes. Os dois times de mais expressão hoje de Londres ocupam a primeira e segunda colocação do campeonato inglês, mas vivem momentos diferentes.

O Chelsea começou o campeonato de forma avassaladora sem dar chances para nenhum time. Se manteve invicto por 14 partidas até perder para o Newcastle fora da casa. A derrota no entanto não desmotivou a equipe de José Mourinho, que continuou mostrando grande futebol com Diego Costa e Fábregas formando uma das duplas mais eficientes da Europa. O baque e a queda vieram após o atípico jogo contra o Tottenham, a derrota para o rival de Londres deixou uma ferida muito aberta que parecia ter sido fechada quando os Blues venceram os Spurs na final da Capital One. Apenas parecia. Com a queda de rendimento drástica da equipe, Hazard teve que chamar a responsabilidade e tentar manter o Chelsea forte, até agora ele vem conseguindo.

Os blues vem rendendo muito abaixo do normal, e vencem partidas de maneira apertada e sofrida, inclusive contra times pequenos, muito graças a jogadas individuais do jovem belga. Vitórias contra o United como na última rodada vem sendo rotina. O time joga menos, mas é eficiente, e vence "sem merecimento". Muito diferente do rolo compressor do inicio da temporada. Mourinho terá de arrumar a equipe para vencer no domingo, e colocar a outra mão na taça.

Enquanto o lado azul caiu de rendimento, o lado vermelho parecem ter deixado de lado o tabu de quarto colocado. O Arsenal como de costume teve muitos desfalques nessa temporada por lesões, mas algumas delas não foram muito sentidas e abriram portas para jogadores mostrarem seus potenciais como é o caso de Bellerin e Coquelin que receberam chances e hoje são titulares de Wenger.

O time de Wenger caminhava para mais uma temporada decepcionante, com classificação para UCL e uma eliminação nas oitavas da maior competição do continente, mas a arrancada surpreendente da equipe em 2015, possibilitou com que o sonho do título fosse possível. A tarefa é extremamente improvável, porém, uma vitória no domingo pode balançar o ambiente do rival, e ocasionar em tropeços do Chelsea. Mesmo se o título não vier, a classificação para a Champions League, que já esteve em risco na temporada, está praticamente garantida.

O criticado técnico francês achou o esquema ideal para sua equipe e conta com a grande temporada de jogadores como Alexis Sanchez, que faz Premier League acima da média, e pode inclusive vencer o prêmio como melhor jogador da competição. Giroud, Cazorla e Ozil são outros jogadores que cresceram muito durante o ano e hoje formam um dos quartetos mais fortes da Inglaterra.

O Arsenal pode atrapalhar o Chelsea com uma vitória,se consolidar entre os primeiros lugares e mostrar que mesmo com desfalques o time de Wenger parece estar mais forte do que nas últimas 5 temporadas. Um confronto que não deve decidir o título mas vai mostrar quem levanta a bandeira de time mais forte da Inglaterra hoje.

Com a queda sem previsão para melhora do Chelsea e a crescente absurda do Arsenal teremos um embate do melhor time da temporada contra o melhor time no momento, um jogaço que todos que gostam de futebol devem acompanhar.


Compartilhar: Plus