A Magia do Futebol


Segundo aos analistas de estatísticas e números do futebol Chris Anderson e David Sally, autores do Livro "Os Números do Jogo" o futebol é composto apenas por 50% de talento, e a outra metade por sorte. Somado a isso, os números mostram que apenas em cerca de 51% dos casos, os favoritos vencem suas partidas contra equipes consideradas mais fracas.
 O futebol é um jogo de detalhes. Um simples desvio do zagueiro adversário - num acaso - pode transformas um chute ou passe despretensioso em jogadas perigosas, ou até e gol.

Na ultima rodada da FA Cup, tivemos uma chuva de resultados impressionantes. Mesmo com as estatísticas comprovando que a "zebra" no futebol não é tão anormal como em outros esportes, elas continuam nos surpreendendo. Principalmente quando o duelo ente Davi x Golias, como City x Middlesbrough e Liverpool x Bolton é ainda mais desproporcional, um super Golias contra um pequenino Davi, como nas partidas entre Chelsea x Bradford e Cambridge United x Manchester United (além de outros resultados improváveis, mas não tão impressionantes, como a vitória do Palace sobre o Southampton fora de casa e também a eliminação do Tottenham em Hart Lane contra o lanterna da Premier League, Leicester).


Os duelos entre clubes gigantes contra os modestos nem sempre são tão fáceis...


Nos duelos desiguais, os Cityzens saíram eliminados pelo Boro por 2x0 em pleno Etihad. (a equipe visitante ainda desperdiçou muitas oportunidades na segunda etapa) Os Reds apenas empataram em 0x0 com o Bolton, mesmo contando com o apoio de sua torcida. Nos duelos muito desiguais, nas "barbadas" aconteceram os resultados ainda mais impressionantes. O Chelsea foi eliminado pelo Bradford - time que ocupa a terceira divisão do campeonato inglês, em Londres, num sonoro e gigante 4x2. Quase tão incrível foi o duelo entre os terceiros colocados. Os "Uniteds" Cambridge, da quarta divisão enfrentou o poderoso Manchester, da elite do futebol inglês no Ambey Stadium, num 0x0 emocionante e histórico para a equipe de Cambridge, que se deu a oportunidade de jogar o replay no "Teatro dos Sonhos"(Old Trafford) e quem sabe, o modesto time não consegue outra façanha, desta vez na casa dos Red Devils...

O futebol, é o único esporte que nos proporciona isso. A magia está na raridade o evento que define o jogo, o gol. Na final da Liga dos campeões de 2011-12 a partida entre Chelsea x Bayern tiveram cerca de 2400 eventos, entre passes, desarmes, chutes, entre outros eventos (grande maioria da equipe alemã). Mas os que realmente contaram para o resultado final foram dois: Os gols de Chelsea e Bayern de Munique. O jogo terminou 1x1 (resultado mais frequente no futebol, nas quatro princpais ligas europeias nos últimos 10 anos, ou seja a cada 1400  eventos, um gol é marcado) e foi definido nos pênaltis, onde o Chelsea se sagrou campeão europeu. Isso faz do futebol mágico, o evento que menos acontece, é o que define o jogo, além do elemento sorte que está constantemente ativo no futebol.

Será que os Deuses do futebol nos reservam mais uma surpresa ?


Essas surpresas, somam as inúmeras existentes no futebol. E hoje, temos a semifinal entre Sheffield United de Nigel Clough, filho do lendário técnico Brian Clough (será que o espírito milagreiro, é hereditário na família Clough ?) contra o Tottenham. Os londrinos são favoritos tem a vantagem por terem vencido a partida de ida por 1x0 em casa, mas pelo o que temos visto nos últimos dias, é bem provável termos mais uma surpresa na partida de hoje.

Vamos aguardar !

Compartilhar: Plus