Qual o legado da copa?
Quando se pensa em Copa do Mundo, todos sabem que envolve muito mais do que somente o futebol. Infraestrutura, costumes e algumas filosofias vistas na copa do mundo sempre são "aproveitadas" após o fim da competição. Chamam de legado, mas é também uma serie de aprendizados.
Em um país como o Brasil, onde tudo parece evoluir em câmera lenta quando se trata de futebol/torcida/estádios, a copa do mundo é algo para se ver, e tentar copiar, na medida do possível. O tal padrão FIFA da maior competição do mundo, podia servir para quem sabe melhorar nosso futebol.
Times compactos, contra ataques rápidos e diversas novas tendências foram vistas na copa. O que é bom sempre deve servir de exemplo. Mas aqui, insistimos no de sempre.
Quase 4 meses após Lahm erguer a taça, vemos ainda um futebol truncado, qualidade técnica baixa, treinadores e táticas ultrapassadas. Sem falar nas torcidas que parecem ver os novos estádios apenas como um "novo ringue", onde as brigas continuam acontecendo, dentro e fora das arenas. Algumas destas arenas que parecem não passar por manutenção alguma e se vê um gramado extremamente ruim.
O público continua baixo em grande maioria. É comum ver mais cadeiras do que torcedores nos jogos do nosso campeonato nacional. Não lembrando nem um pouco o brilho das torcidas na copa do mundo.
Obviamente, copa do mundo é algo acima de tudo, de todas as competições. Não tem como copiar. Mas algumas pequenas mudanças deviam ter acontecido, se não na torcida, pelo menos taticamente. Mas então, qual o legado da copa?