Podemos até não gostar. Diremos que venceu o time que só quer se defender. Até pode ser verdade. Mas, quem disse que atacar é regra no futebol? Dos esportes coletivos, o futebol é o mais popular, pelo menos em boa parte do mundo. Mas em termos de regra, o mais atrasado.
O futebol não exige que você ultrapasse a metade do campo, e nem precisa chutar a bola no gol adversário, como no basquete, onde há até tempo para arremesso, ou perde a posse de bola. No vôlei, bem, aí então o futebol ainda nem nasceu. Substituições constante, no máximo três toques na bola para devolver para o outro lado da quadra, a bola não pode tocar no chão, tem desafios solicitados pelos times quando há uma dúvida sobre se a bola saiu ou não, ou outro lance qualquer. Dinâmico, rápido, veloz. Ponto a ponto.
Tanto no basquete, como no vôlei, vence em sua grande maioria das vezes, o melhor.
Ah, o futebol! Esse permite fazer com que o Leicester, desacreditado no começo do ano e cotado ao rebaixamento, consiga ganhar um campeonato contrariando todas as expectativas. E alguém acreditava mesmo que o Atlético de Madrid pudesse segurar o poderoso Bayern, em Munique?
Ter posse de bola e "encantar" não foi necessário. Ter uma estratégia definida sim. |
Pois segurou, e mostrou que ter a bola, atacar, buscar o gol, não é garantia de vitória. Feio, defensivo, retranqueiro, time pequeno. São esses os adjetivos usados para aquele que se defende, usa o contra ataque, desarma, combate, e que muitas vezes não ataca.
Confira: O diferente "futebol arte" do Atlético de Madrid
Podemos citar inúmeros exemplos de times ou seleções que encantaram o mundo, mas que não conquistaram os principais títulos disputados. Muitos se lembrarão da Seleção Brasileira de 82, que encantou o mundo e não conquistou a copa. E o que dizer do campeão da libertadores de 2004 Once Caldas, eleita a melhor defesa do mundo?
Assim como em jogo de tabuleiro, o futebol tem suas estratégias, e só será reconhecida a vencedora. Gosto não se discute, mas, pergunte para o torcedor do Leicester e do Atlético de Madrid se eles não estão felizes.