Como Avaliar um Treinador?


No futebol, tivemos e temos vários tipos de treinador. Retranqueiros, ofensivos, os qu priorizam a bola parada, tika taka, futebol arte, etc.

Mas o que faz um treinador ser melhor que o outro? Se considerado excelente em sua área de trabalho? Diferente dos jogadores (como foi mencionado num antigo texto da fera Andrew Sousa aqui do Blog) eu sou da opinião que os técnicos são "feitos" de números e um tanto de sorte também.

Aqui no Brasil temos treinadores como Muricy Ramalho que apesar de ser criticado por muita gente, ninguém tem "coragem" de dizer que ele é ruim, por possuir títulos internacionais no currículo e um tetracampeonato brasileiro( três pelo Tricolor Paulista e um pelo Carioca). Em contra partida, temos o Cuca, que apesar de sempre fazer suas equipes jogarem um bom futebol, só ganhou seu primeiro título em 2009 pelo Flamengo, num campeonato carioca. Mas ainda assim o treinador tinha um estigma de perdedor. Peso que só saiu de suas costas quando foi campeão da Copa Libertadores pelo também "azarado" Atlético Mineiro, um lavou a mão do outro.

Mas vamos dar ênfase a outro treinador que tem número excelentes, principalmente pela Seleção, mas que sempre era é muito criticado pelos corneteiros nacionais é o Dunga. O "teimoso" capitão da Seleção campeã do mundo de 94 teve 60 jogos na sua primeira passagem pelo Brasil como treinador e conquistou 42 vitória, 12 empate e apenas 6 derrotas e conquistou dois títulos, mas como não conquistou a Copa, por conta de falhas individuais de seus homens de confiança(Julio César e Felipe Melo) não recebeu o devido valor. Se perguntarem a população brasileira como foi a primeira Era Dunga como técnico, maior parte vai dizer que foi negativa e vão mencionar tropeços contra Venezuela,Bolívia,Equador e más atuações em algumas vitórias, e se questionarem sobre os títulos, vão dizer que o que vale mesmo é a Copa do Mundo ou vão dizer que o treindor teve "sorte."

Dunga deve ter todo o apoio nessa sua volta a Seleção. Com certeza ele deve ter aprendido alguma coisa nesses 5 anos fora da Seleção Canarinho e tem tudo pra obter mais sucesso. Afinal, os números mostram que ele foi competente e também, é muito omportante termos um técnico que "vista a camisa" e peite os adversários quando achar necessário, como fez com a comissão técnica argentina na última partida entre as duas Seleções no Super Clássico das Américas.

E sobre a cartilha com as orientações como: Não mexer no celular em determinadas situações, não andar de chinelo pra lá e pra cá e estar devidamente vestido para se apresentar a seleção. Ouviu Sr Daniel Alves?
Então, devemos pensar bastante antes de cornetar o comandante da nossa Seleção. Dunga vem mostrando as qualidades e personalidade de sempre, mas o principal é a perceptível evolução no gaúcho, que parece melhorado seu maior defeito, como citei anteriormente: A teimosia.
Compartilhar: Plus