Um novo recomeço


Depois de uma fraca temporada mercada por polêmicas extra campo, eliminação da Liga dos Campeões, da Copa da Espanha, e a perda do titulo espanhol no último minuto para o Atlético de Madrid (Barcelona ia vencendo e se sagrando campeão ate Godin empatar o jogo), e uma falha tentativa de mudança sob o comando de Tatá Martino, o Barcelona parece estar enfim voltando aos eixos.

Com a saída de jogadores que não estavam rendendo o esperado como Fabregas e Alexis Sanchez o time da Catalunha buscou reforçar o elenco, porém o time espanhol tem como maior reforço para esta temporada a volta do bom futebol de Messi e Iniesta, que não fizeram grande temporada ano passado mas parecem ter voltado com a disposição para vencer tudo novamente.

Outro ponto positivo foi a volta de Neymar, o brasileiro teve começo de altos e baixos e ainda se atrapalhou por conta de algumas lesões, mas agora aparenta estar na melhor forma e começou com tudo esta temporada, sendo inclusive o artilheiro do time, a frente de Messi.

Mas não são só de flores que vive o Barça. Embora não tenha sofrido nenhum gol na liga, é evidente que a defesa catalã é fraca, o que é um problema antigo. O setor que conta com Mascherano, Mathieu, Pique e Vermaelen (ainda não jogou), é o ponto fraco da equipe. Pique e Vermaelen me parecem a melhor opção para uma zaga segura, porém Pique não vive lá seus melhores dias, e não sabemos como Vermaelen atuará com a camisa azul graná. No momento Mascherano é a melhor opção, mas não tem estatura pra zagueiro, e isso pode gerar problemas. O fato é que o Barça nunca foi referencia na defesa mas hoje em dia, no futebol tático e coletivo que vivemos, apenas o ataque não resolve. 


Luis Enrique começa a desenhar o seu Barcelona
O time de Luis Enrique parece aos poucos abandonar o Tiki Taka já batido do Barcelona, mas ainda aposta na posse de bola, porém, mais objetiva. A transição Xavi-Rakitic vem dando certo, uma vez que o croata começou bem sua caminhada no time catalão. Neymar virou goleador, e Messi distribui assistências. Falta Suarez, pra fazer o trio de ataque, e tentar encaixar num time que a muito tempo não consagra um centro avante.

O Barça está em um período de mudanças, mas a evolução já é evidente. Líder da BBVA e com boas atuações o time de Luis Enrique parece estar se desenhando. Agora e esperar para ver se o Barça mantem essa regularidade e voltará a brigar pelos títulos ou se não passa de uma boa fase.

Se jogarem o que pode, o Barcelona está muito bem servido

Compartilhar: Plus