GUIA DOS ESTADUAIS - Campeonato Pernambucano


O Campeonato Pernambucano é realizado ininterruptamente desde o ano de 1915, chegando à sua 103ª edição neste ano. O primeiro campeão foi o Flamengo de Recife, e o maior campeão atualmente é o Sport, com 40 títulos conquistados. Seus dois principais rivais estão logo abaixo no ranking de taças, o Santa Cruz possui 29 conquistas e o Náutico 21.

O título de 2016 ficou nas mãos do Santa Cruz, conquistando seu bicampeonato consecutivo, ao bater o Sport na final. Em 2015, a decisão foi contra o Salgueiro, e o Santinha também levou a melhor.

Um fato curioso, é que absolutamente todos os títulos da historia do campeonato, foram conquistados por equipes da capital do estado. O Recife mostra uma soberania absurda, que até hoje jamais foi quebrada.

A edição de 2017 já está a todo vapor, e já foi disputada toda a primeira fase, em que foram definidos três equipes para fazerem parte do hexagonal do título, enquanto as outras seis seriam deslocadas ao hexagonal do rebaixamento, com quatro delas conseguindo escapar.

Os classificados para o hexagonal do título, que farão companhia a Sport, Náutico e Santa Cruz, foram Salgueiro, Central e Belo Jardim. Já os clubes que disputarão o hexagonal "da morte", são: América, Atlético, Flamengo, Afogados, Serra Talhada e Vitoria das Tabocas.

O hexagonal do título consiste em uma disputa de pontos corridos, em turno e returno, em que os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal, disputada em ida e volta para descobrirmos os dois finalistas, que também disputam dois jogos para decidir o campeão estadual.

Os postulantes ao título estão listados abaixo, clique para ver os detalhes de cada um deles.

Compartilhar: Plus