O Veranópolis Esporte Clube, ou VEC, como é carinhosamente conhecido, é um dos clubes mais novos no cenário gaúcho. Sua história começou em 15 de janeiro de 1992, quando dois clubes rivais de Veranópolis, Veranense e Dalban, decidiram se unir e formar um único clube. Essa união foi tão importante, que para não desagradar os dirigentes dos dois clubes, foi proposta a junção das cores dos dois. Portanto, o VEC é um dos poucos times pentacolor do futebol, usando as cores azul, vermelho, amarelo, branco e verde no escudo e nos fardamentos.
Participou da segunda divisão estadual em 1992 e 1993, sendo neste último ano, campeão, comandado pelo atual técnico da Seleção Brasileira, Tite. Depois de subir para a divisão principal, o time da serra nunca mais foi rebaixado. As melhores colocações do clube foram um terceiro lugar em 2007 e os títulos do interior de 1997, 1999 e 2012. Em 2016, o clube acabou não se classificando para a segunda fase do estadual. Com uma campanha de 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, o time acabou ficando à um ponto do último classificado. Finalizando a competição em 9º, a esperança por uma classificação não conquistada, acabou deixando a torcida decepcionada.
Mas para este ano, o clube promete fazer um grande campeonato. Foram feitas reformulações, desde o comando técnico até o elenco. No comando, Tiago Nunes terá a difícil missão de comandar um time tão tradicional no estado. Para ele, a principal dificuldade será a velocidade e força com que o campeonato é disputado. E no elenco, mais de 25 atletas foram contratados.
As principais contratações para a temporada são, o goleiro Reynaldo, ex-Linense, os laterais Vinicius Bovi, ex-XV de Piracicaba, e Murilo, ex-Caldense/MG. Para o meio, chegaram Eduardinho, ex-Náutico, Favoni, ex-São Paulo/RS, Mateus Santana, ex-Lajeadense, Jonatan Lima, ex-Ituano, Rafael Mineiro ex-Salgueiro/PE e Athos, ex-São Paulo/RS. No ataque, Jonatas Obina ex-CSA, Kayron, ex-Concórdia e Keke ex-Mogi Mirim.
Elenco pronto para o início do estadual. |
O provável time que iniciará o campeonato, comandado por Tiago Nunes, deverá ser: Anderson; Vinicius Bovi, Léo D'Agostini, Jadson e Murilo; Jonatan Lima, Eduardinho, Mateus Santana e Athos, Rafael Mineiro e Jean Carlos. A estreia está marcada para o dia 29/01, quando em casa, receberá o Internacional, tentando começar muito bem o campeonato, para buscar uma vaga entre os oito melhores do estado, coisa que não acontece desde 2014. Além disso, quer a vaga nas competições nacionais, como a Copa do Brasil, que disputou em 2013 sendo eliminado pelo Santo André-SP, na fase inicial, ou a Série D, campeonato que já conseguiu a vaga por três vezes, mas acabou desistindo de disputar em todas elas, alegando dificuldades financeiras.