A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul foi fundada em 10 de abril de 1935, oriunda da fusão de dois clubes locais, Rio Branco e Rui Barbosa. Dessa união nasceu o Grêmio Esportivo Flamengo. Em 1971, com dificuldades financeiras, o clube se uniu ao seu rival Juventude, que também estava em dificuldades, formando a Associação Caxias de Futebol. Essa união durou até 1975, onde uma reforma do estatuto desativou o antigo clube e criou a atual agremiação caxiense.
O principal momento da história grená aconteceu em 2000. E isso só aconteceu devido a contratação de um técnico. Em 1999, a direção caxiense apostou em um treinador promissor, Adenor Bacchi, o Tite. E com esta aposta, o clube acabou conquistando seu maior título, o campeonato gaúcho de 2000. Uma campanha surpreendente culminou com uma final diante do Grêmio. A primeira partida realizada no Estádio Centenário acabou em 3x0 para o time da casa. Na volta, no Estádio Olímpico, um 0x0 e a festa estava feita.
Caxias campeão Gaúcho. |
Nos últimos anos, o Caxias conseguiu o vice-campeonato gaúcho de 2012, sendo derrotado pelo Internacional na final, e o título do interior em 2010. Porém, chegou 2015 e com ele o rebaixamento no estadual e na Série C, fazendo deste ano, um de seus piores anos da história.
Em 2016, o clube teve que se reerguer. Fez uma campanha na divisão de acesso digna do tamanho do clube, conseguindo o título e acesso à principal competição estadual. No âmbito nacional, a campanha na série D também foi aceitável. O clube acabou eliminado na segunda fase, para o Inter de Lages-SC. Já 2017 promete ser um grande ano para o time da serra gaúcha. A volta para a elite gaúcha e a disputa da Série D fazem com que o clube tenha grandes ambições. Podemos citar também a volta do clássico CAJU. O segundo clássico mais importante do futebol gaúcho, atrás apenas do clássico Grenal, é a certeza de grandes jogos.
Depois do acesso, o clube acabou reformulando grande parte do elenco. As 13 contratações para este ano fazem com que o clube se torne mais forte para a temporada. O técnico Luiz Carlos Winck acredita num time muito intenso e buscando sempre as vitórias, apesar da principal meta ser uma vaga na Série D de 2018, para caso a equipe não conquiste o acesso na competição deste ano, ou na Copa do Brasil.
O elenco formado pelo técnico Winck, promete fazer frente aos grandes clubes do estado. Num esquema 4-1-4-1, o time base do Caxias para o campeonato gaúcho deverá ser: Marcelo Pitol, Thiago Machado, Geninho, Jean e Márcio Goiano, Marabá, Júlio César, Elyeser, Wagner e Nicolas, Jajá. A estreia Grená no Gauchão 2017 acontece no dia 30/01, diante do Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.