Gauchão - Brasil de Pelotas


Fundado em 7 de Setembro de 1911, em Pelotas, o Grêmio Esportivo Brasil é um dos maiores e mais importantes clubes gaúchos. Com uma torcida fanática, com a força do Índio Xavante e as orações de Milar, o rubro negro da Baixada vem para 2017 tentando fazer história. O Brasil tem em sua história o título do primeiro campeonato gaúcho, realizado em 1919. Naquela época, o campeonato ainda era dividido em regiões, sendo o campeão de cada região fazendo a final. Na região de Pelotas/Bagé, o Brasil foi o campeão. E na região de Porto Alegre/São Leopoldo, o Grêmio acabou levando o título. Com isso, os dois clubes fizeram a final em jogo único, no Estádio da Baixada. No primeiro estádio gremista, quem se deu bem foi o clube Xavante. Depois de mais de 19 horas de viagem de navio a vapor até a capital, o clube pelotense foi superior e acabou vencendo por 5x1.

Em 1985, porém, veio o maior momento da história. Conseguiu um terceiro lugar no campeonato brasileiro, perdendo apenas na semifinal para o Bangu em pleno Maracanã. Na primeira fase, classificou-se em quarto lugar no Grupo D, sendo o melhor time do returno. Na fase seguinte, enfrentou um grupo complicadíssimo, com Flamengo, Ceará e Bahia, e mesmo assim conseguiu classificar-se na primeira posição, chegando às semifinais. No mata-mata, enfrentou o Bangu e acabou sendo derrotado nas duas partidas, ficando com o terceiro lugar do Brasileirão Série A de 1985.

 Depois de grandes e lamentáveis acontecimentos, que começaram após um trágico acidente de ônibus em 2009, vitimando três pessoas do clube: o preparador de goleiros Giovani Guimarães, o zagueiro Régis Gouveia e o maior ídolo xavante, o atacante uruguaio Cláudio Milar, e finalizando com a queda para a segunda divisão estadual e sem nenhuma divisão nacional, o clube teve que se reconstruir.

E essa reconstrução começou com uma peça chave: Rogério Zimmermann. O comandante do time rubro negro retornou ao clube em maio de 2012 e de lá não saiu mais. Conseguiu o acesso estadual em 2013, o título do interior em 2014 e 2015 e os acessos nacionais para a Série C em 2014 e para a Série B em 2015. Com sondagens de clubes de maior investimento, o treinador xavante seguirá no cargo para 2017 junto com sua comissão técnica.
Foto: Recepção do time no acesso à série B.

Com uma série B de altos e baixos em 2016, chegando a figurar em 3º lugar em determinado momento, o Brasil acabou caindo de produção e finalizou o campeonato na 11º colocação com 54 pontos. Como o objetivo traçado era a permanência na Série B, o resultado final acabou agradando a direção e a torcida.

Neste ano, o Xavante promete grandes feitos. A participação no Gauchão, na Primeira Liga, na Copa do Brasil e na Série B nacional acabam inflando o calendário do time, algo que não acontecia há anos em Pelotas. Com isso, a direção apostou em algumas mudanças e na renovação de jogadores experientes e comprometidos com o clube.

A espinha dorsal do time de Zimmermann acabou permanecendo. Eduardo Martini, Leandro Leite, Leandro Camilo, Teco, Cirilo, Gustavo Papa e Marlon tiveram seu contratos renovados. E no quesito contratações, o Brasil não deixa a desejar. Um pacotão de reforços foi apresentado para está temporada. Éder Sciola, Aloísio, Tiago Silva, Lenílson, Jean Silva, João Afonso, Rennan Oliveira, Marcinho, Bruno Lopes e Juninho vestirão o manto rubro negro em 2017.
Com isso, o time base sofrerá algumas alterações.

Time base de 2016: Eduardo Martini, Weldinho, Leandro Camilo, Cirilo, Marlon, Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira, Felipe Garcia, Nathan e Ramon.
Provável time base no início de 2017: Eduardo Martini, Éder Sciola, Leandro Camilo, Cirilo, Tiago Silva, Leandro Leite, Nem, Aloísio, Lenílson, Jean Silva e Gustavo Papa.

Com uma comissão técnica que está no cargo desde 2012, um elenco mesclado de jovens e experientes, uma diretoria profissional e competente, de dar inveja a clubes gigantes, e um estádio sendo reformado com projetos grandiosos, o futuro do Brasil de Pelotas é algo que não para onde eles se encontram neste momento. A estreia do rubro negro pelotense acontecerá no dia 29/01, diante do Juventude no estádio Alfredo Jaconi.
Compartilhar: Plus