O Botafogo de Futebol e Regatas é um dos favoritos ao título, mesmo tendo como prioridade a disputa da Copa Libertadores. Em 2015 e 2016, foi vice-campeão carioca, sendo derrotado pelo Vasco nas duas oportunidades. Desde 2006, o alvinegro é quase presença garantida nas finais do campeonato, fato que só não ocorreu em 2011 e 2014.
Em 2016, o Botafogo foi massacrado pela crítica e por parte da torcida, sendo apontado como forte candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A briga constante com a zona da degola e as fracas exibições no 1º turno indicavam mais um triste fim. Até que Ricardo Gomes deixou o comando da equipe no final do turno, para assumir o São Paulo e Jair Ventura, seu auxiliar, assumiu o time carioca.
Logo na estreia do jovem treinador, o Botafogo consegue uma importante vitória fora de casa nos acréscimos, justamente contra o São Paulo. Era o início de uma heroica arrancada. O glorioso conquistou 36 pontos em 19 partidas e conseguiu algo que para muitos era impossível: uma vaga na Libertadores.
O Botafogo perdeu algumas peças importantes como o goleiro Sidão que foi para o São Paulo, o lateral esquerdo Diogo Barbosa, que várias vezes foi usado no meio pelo lado esquerdo, que foi para o Cruzeiro e o lateral direito Alemão que foi para o Inter.
Mantendo grande parte de seu plantel, o clube de General Severiano fez contratações pontuais e trouxe um reforço de peso visando a conquista continental: Walter Montillo. Time base para 2017: Gatito Fernandez; Jonas, Carli, Emerson Santos e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, João Paulo, Camilo e Montillo; Roger.
O argentino é uma das melhores contratações do país na temporada. Muita expectativa no alvinegro. |
Dentre os grandes jogadores que passaram pelo Botafogo estão Garrincha, Nilton Santos, Heleno, Jairzinho, Zagallo, Seedorf, PC Caju, Aamarildo, Gérson, Didi, Leônidas da Silva, Carlos Alberto Torres, Loco Abreu, Jefferson, Túlio Maravilha, Quarentinha, Marinho Chagas, Josimar e Mendonça.
O Botafogo participou 111 vezes do Campeonato Carioca, ficando de fora apenas do torneio realizado em 1911, sendo o 3º clube que mais ficou entre os quatro primeiros, 86 vezes, e o 4º maior campeão com 20 títulos. Ao lado do Fluminense, é o único a conquistar um tetracampeonato consecutivo, feito conquistado entre 1932 e 1935. Em 1989, conseguiu vencer o estadual de forma invicta. É o clube que mais vezes teve o artilheiro do Campeonato Carioca, com 31 vezes, sendo o último deles em 2009, com o atacante Maicosuel.
Apesar de estar extremamente focada na Libertadores, onde quer fazer bonito e chegar longe, a torcida ficaria muito contente em conquistar mais um título, que não vem desde 2013.
Texto de: Iuri Lins.