O Boavista Sport Club chega para 2017 como o principal candidato a surpresa e a xodó do Cariocão. Nesta edição, o verdão de saquarema está no Grupo B ao lado de Botafogo, Flamengo, Macaé, Madureira e Nova Iguaçu. Em 2015 o clube não foi bem no campeonato e terminou na 14ª colocação, mas no ano passado terminou em 6º e por pouco não garantiu o título da Taça Rio, sendo derrotado nas semifinais pelo Resende. Na Copa Rio, a equipe também ficou no quase, 4 pontos separaram o Boavista da vaga para as semifinais.
Em 2017, o clube vai encarar uma verdadeira maratona, disputará Carioca, Copa do Brasil, Copa Rio e Série D. Com isso, a diretoria trouxe o renomado e folclórico técnico Joel Santana, papa-títulos em competições estaduais. Além do ''Papai'' Joel, foram anunciados reforços de peso como, o goleiro Felipe, os zagueiros Antônio Carlos, Gustavo Geladeira e Renato Silva, os laterais Thiaguinho, Pedro Botelho e Maicon, o volante Filipe Gomes, os meias Erick Flores e Fellype Gabriel e os atacantes Leandrão, Tiago Amaral (artilheiro do último cariocão), Mateus Paraná e Mosquito.
Fellype Gabriel pode ser importantíssimo para o Boavista. |
O time base provavelmente será: Felipe; Thiaguinho, Antônio Carlos, Gustavo e Pedro Botelho; Pedroso, Thiaguinho Silva, Fellype Gabriel e Erick Flores; Mateus Paraná e Leandrão.
Pelo Boavista passaram alguns jogadores como Alex Alves, Rodrigo ''Beckham'', Silvio Luiz, Fábio Braz, Joílson, Têti, Ruy ''Cabeção'' e Cocito.
O clube de apenas 13 anos, disputará seu 11º Cariocão seguido e sua melhor colocação foi um 4º lugar em 2011, quando ficou com o vice-campeonato da Taça Guanabara. Em 2014 venceu a Taça Rio, e ficou com a 5ª posição na classificação final.
Em um ano que já é histórico, a torcida espera ver o verdão desbancar os gigantes para sonhar com o título, sendo então o 9º clube a conquistá-lo. Joel Santana espera conquistar mais um estadual em sua carreira, e montou um elenco extremamente experiente para tentar fazer com que a taça fique com o Verdão de Saquarema.
Texto de: Iuri Lins.