O Bangu Atlético Clube, um dos times mais tradicionais do futebol carioca, bicampeão estadual e vice-campeão brasileiro de 1985, promete voltar aos seus dias de glória. Nesta edição, o alvirrubro está no Grupo C ao lado de Fluminense, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda. Em 2015, terminou na 8ª posição, já em 2016, até começou bem o campeonato avançando para a Taça Guanabara, mas não conseguiu vaga nas semifinais e nem na Taça Rio.
O segundo semestre foi de se esquecer, o time terminou na 6ª colocação do Grupo A e sequer avançou para as semifinais da Copa Rio. Entretanto, com o acesso do Volta Redonda para a Série C do Campeonato Brasileiro, o torcedor banguense pode comemorar a classificação para a Série D de 2017.
Visando o grande ano que tem pela frente e o desafio de voltar a uma competição nacional, o Bangu trouxe um velho conhecido da torcida carioca: Loco Abreu. O uruguaio de 40 anos estava no Santa Tecla, de El Salvador, e foi fundamental na conquista do Torneio Apertura 2016, sendo o artilheiro da competição com 13 gols. O Bangu também contratou o volante uruguaio Damián Eroza, o atacante colombiano Luis Peralta e trouxe de volta Bruno Luiz, campeão da Série B com o clube em 2008 e um dos maiores artilheiros do alvirrubro. O time base para o Carioca 2017 provavelmente será: Márcio; Thiaguinho, Leonardo Luiz, Rafael Henriques e Guilherme; Ives, Mauro Silva e Leandro Chaves; Matheus Pimenta, Loco Abreu e Bruno Luiz. Técnico: Eduardo Allax.
Uma das grandes atrações do campeonato: a volta de Loco Abreu ao Brasil. |
O Bangu é o 5º clube que mais participou do Cariocão, com 103 aparições. Foi campeão em 1933 e 1966 e já ficou entre os quatro primeiros por 26 vezes. Dentre os jogadores revelados pelo clube vale destacar o clã da Guia (Luiz, Ladislau, Médio, Domingos e Ademir). Ubirajara Motta, Fidélis, Aladim, Parada, Marinho, Mauro Galvão, Arthurzinho, Ari Clemente, Zizinho, Zózimo, Paulo Borges, Mário Tito, Ado, também tiveram passagens marcantes.
O clube surge como surpresa e até, quem sabe, como um dos favoritos ao campeonato, devido a prioridade da Libertadores por parte de Botafogo e Flamengo. Reza a lenda que o Bangu só ganha o campeonato a cada 33 anos, mas a corrente foi quebrada em 1999. Será que teremos nova quebra de corrente e o tricampeonato vem? Os banguenses não veem a hora de gritar ''É Campeão'', grito adiado por 18 anos segundo a tradição.