O renascimento de Immobile


Ciro Immobile apareceu para o futebol naquele Pescara campeão da Série B italiana, na temporada 2011/2012, comandado por Zdeněk Zeman ao lado de outros destaques como Marco Verratti e Lorenzo Insigne. Mas, diferente da dupla, ele não teve uma carreira regular.

O atacante chegou ao Pescara por empréstimo, vindo da Juventus, e fez uma temporada arrasadora na segunda divisão. O time de Zeman foi o campeão com 83 pontos, tendo o melhor ataque com 90 gols, sendo que somente Immobile foi responsável por marcar 28 desses, tornando-se o jogador na história do Pescara a ter marcado mais gols numa única temporada (superando os 21 gols marcados por Stefano Rebonato no campeonato da Série B 1986- 1987) e ajudando os biancazzurri a voltarem a Série A após 20 anos de ausência.
Immobile, junto com Verratti e Insigne, apareceu para o futebol no Pescara.

Com todo esse destaque, Immobile voltou para a Juventus, mas não permaneceu no time de Turim, fora vendido ao Genoa, que resolveu apostar no jovem atacante. Mas os Grifoni não obtiveram o retorno desejado, já que o mesmo marcou apenas cinco gols nos seus 34 jogos pelo clube. Após essa péssima experiência, ele voltou para Turim, mas para defender as cores do Torino e conseguiu apresentar um grande futebol, sendo o artilheiro da Série A 2013/2014, com 22 gols marcados. No total, foram 23 gols e três assistências nos 34 jogos feitos pelo clube da capital que terminou em oitavo naquela edição da liga.

Sua excelente temporada fez com que ele fosse contratado pelo Borussia Dortmund de Jürgen Klopp, por € 19,4 milhões, para ser o substituto de Lewandowski, que havia saído para o Bayern de Munique. Mas essa transferência foi o início da queda de Immobile. A contratação feita para durar, ao menos cinco anos (período previsto no contrato assinado), durou apenas uma temporada, muito por causa do futebol apresentado pelo italiano, que teve dificuldades de adaptação e, em 34 jogos, marcou apenas 10 gols (na Bundesliga foram apenas três).

Isso fez o centro avante ser emprestado para o Sevilla, mas novamente não houve uma boa adaptação dele, que disputou apenas 15 jogos marcando apenas quatro gols e, ainda na temporada 2015/2016, voltou para a Itália e para o Torino, o último local onde foi possível ver seu bom futebol. Esse curto período foi razoavelmente bom para ele que em 14 jogos, marcou cinco gols e deu cinco assistências. Porém, não foi o suficiente para convencer o Torino a mantê-lo no time, e com isso o Sevilla vendeu Immobile para a Lazio.
Dortmund, Sevilla e Torino: Os dois piores anos da carreira de Immobile.
Dito isto, chegamos à atual temporada onde Immobile está reencontrando a boa forma no time da capital. O instinto artilheiro voltou: Já são 19 gols na temporada (17 na Serie A, sendo atualmente, o sexto na lista de artilheiros do campeonato) e uma média de 3.9 chutes por jogo na temporada e 4.1 na Serie A, dado que o coloca como o segundo jogador que mais finaliza no campeonato italiano, atrás apenas de Dzeko, contribuindo demais para o estilo da Lazio que é um time que costuma chutar muito nas partidas (15.9 chutes por jogo, sendo assim o quinto time que mais finaliza). Está sendo um jogador bem participativo: já são seis assistências na temporada, uma média de um passe chave por jogo, 21.5 passes por partida e com uma porcentagem de 77.5% de acerto.

Immobile vem sendo de grande importância para o time comandado por Simone Inzaghi se manter na briga por vaga nas competições europeias - estão a seis pontos do terceiro colocado Napoli, ou seja, ainda devem brigar até o fim por uma vaga na Liga dos Campeões. O camisa 17 também está ajudando os Biancocelesti a irem longe na Copa da Itália, marcou no primeiro jogo da seminal ajudando na vitória por 2x0 sobre rival Roma. A recuperação do seu futebol também vem lhe rendendo frutos na seleção, nos últimos sete jogos pela Itália, foram cinco gols marcados.

Sua constante troca de clubes claramente o prejudicou, pois ele não teve estabilidade para continuar evoluindo já que não se manteve num mesmo clube por mais de uma temporada, ele precisava sempre se adaptar ao novo time. Diferente do que aconteceu com seus companheiros de Pescara, Verratti e Insigne, que logo se mudaram para clubes maiores, com mais estrutura, onde estão até hoje, e isso com certeza ajudou-os muito a serem os grandes jogadores que são hoje.

“A única escolha que eu não entendi - disse ele - é porque após essa temporada (no Pescara) Verratti foi para o PSG, Insigne para o Napoli e eu para o Genoa" – Immobile, em entrevista a revista Undici, sobre ele, após tanto destaque no Pescara, ter ido para um clube de menor porte em comparação com os times para onde foram seus companheiros.

Agora que Immobile está fazendo uma boa temporada, permanecendo na Lazio por um bom tempo ele pode manter esse nível e se consolidar como grande atacante do futebol italiano e europeu.
Compartilhar: Plus