MEMÓRIA FC #20 - Efeito Bumerangue

O Bangu vice-campeão brasileiro enfrentava, nos pênaltis, um Flamengo que ainda celebrava o retorno do seu maior ídolo. Zico havia regressado da equipe italiana da Udinese em 1985, pronto para dar novas alegrias a massa rubro negra. Porém, aquele dia de 29 de agosto seria lembrado de uma forma bem triste.

Ainda no pré-jogo alguns fatos faziam crer que não seria um embate comum, alguns dirigentes do Bangu fizeram com que um avião sobrevoasse a Gávea dias antes do confronto com uma faixa provocativa, para afetar o psicológico dos jogadores. A tática foi vista como desnecessária e só serviu para deixar o jogo com um clima bastante tenso.

Enfim, começa o duelo e tudo que havia se desenhado se mostra verdade, jogadas duras, jogo truncado, o empate em 0 a 0 parecia ser o resultado ideal. Até que em um lance de segundos, Zico se livra de um marcador, porém, a bola corre do seu domínio, na tentativa de recuperação do controle o Galinho corre de encontro a pelota, mas só acha as duas pernas do zagueiro Márcio Nunes. Em uma entrada violentíssima, o jogador do Bangu simplesmente causa cinco lesões diferentes na perna esquerda do camisa 10 e “estoura” seu joelho. Márcio foi expulso na mesma hora, junto com Mozer, que foi tirar satisfação com o jogador do Bangu e acabou recebendo um cartão vermelho também. Enquanto isso, Zico saiu imediatamente do jogo e teve sua perna esquerda engessada, no mesmo dia.


Depois deste lance, Márcio virou notícia no Brasil inteiro. A grande maioria dos veículos de imprensa o crucificavam e o acusavam de encerrar precocemente a carreira do meio campista carioca, a pressão era tanta que o próprio zagueiro declarou ter temido até mesmo pela segurança do seu filho.

Márcio eternizou seu discurso de que realmente não foi com maldade no lance e nem ao menos viu que se tratava de Zico vindo ao seu encontro. Para ele, Zico ainda veio por cima no lance, opinião que incomoda o Galinho de Quintino até os dias atuais.

Uma das grandes ironias é que o jogador do Bangu se declara rubro negro e cita justamente Zico como um dos seus maiores ídolos, inclusive até hoje, já aposentado, afirma o fato.
Já aposentado, Márcio se diz injustiçado.

Bom, passou-se o tempo, Márcio foi campeão da taça Rio com o Bangu em 1987. Mas o rótulo de zagueiro desleal se alastrava cada vez mais. O fato mais curioso sobre o defensor só veio a ocorrer em 1988.

Em um jogo contra o Vasco, (a ironia começa aí) Márcio avançava pela lateral direita quando em uma tentativa desgovernada de parar a jogada, o zagueiro cruzmaltino Fernando entra de carrinho e atinge a perna do jogador do Bangu, torcendo seu joelho e assim rompendo os ligamentos do mesmo.

Márcio ainda na maca já no vestiário, morrendo de dor, é relembrado pelo repórter sobre a lesão que causou em Zico, confira a resposta:


Infelizmente, o defensor não teve a mesma “sorte” do craque rubro negro e com apenas 25 anos teve de encerrar sua carreira. Não teve seu tratamento médico pago e acabou ficando com algumas complicações para retornar aos gramados.

Uma história muito curiosa. Será que tudo que vai realmente volta?
Compartilhar: Plus