A ascendente relação dos eSports com clubes de futebol



Ultimamente muito tem se falado do dito eSports. O título se popularizou com o crescimento do League of Legends, o famoso LoL, que hoje em dia já move um demanda incrível e traz um imenso lucro tanto a jogadores como patrocinadores envolvidos nos eventos de grande porte. Para termos ideia, hoje em dia já existe um campeonato brasileiro do game (CBLoL) onde equipes devidamente treinadas e preparadas se enfrentam em busca da tão sonhada taça. O torneio inclusive, conta com vagas para disputas continentais que, em um efeito escada, levam ao tão desejado mundial do jogo.

Embora cada vez mais conhecido e disseminado, a modalidade ainda é visto por muitos com estranheza e até mesmo um preconceito com os jogadores, afinal, muitos resistem em admitir chamar esse tipo de modalidade de esporte. Porém, os clubes de futebol estão começando a olhar para os jogos digitais com outros olhos.

Recentemente vimos a notícia de que o francês PSG, estaria formando um time para eSports com a aquisição do “Team Huma” por 70 mil euros, contando inclusive com um suporte técnico e financeiro de olheiros e hospedagem especial para o plantel selecionado.
Na apresentação, com o sheik do clube
Falando aqui do Brasil, o Santos anunciou a entrada no ramo. O clube paulista, diferentemente do francês, fechou uma parceria com um já conhecido time de eSports brasileiro, a Dexterity Team. Sendo assim, a fusão dos dois passa a ser chamada de “Santos.Dex” e os jogadores terão em suas camisas o emblema do peixe estampado, representando o clube. A medida é voltada para o público jovem e o novo time disputará torneios de LoL, Counter Strike, Battlefield e Crossfire.
A parceria entre o clube praiano e um time de jogos digitais.
No Norte do Brasil o Remo também se mobilizou para criar um time de eSports, a Remo-Brave, tornando-se o primeiro clube da região a olhar para a modalidade. Ao redor do mundo existem alguns clubes que também deram uma atenção especial para os jogos digitais, seguem alguns:

Schalke 04 – Herdou a vaga do “Elements” na liga europeia de LoL ao comprar a equipe e fechar um acordo com os 4 jogadores do time.
A equipe de LoL da equipe alemã

Fenerbahçe – Comprou a equipe “SuperMassive TNG” que, por regras da produtora do jogo, Riot Games, não poderia disputar a liga turca por ter dois times da mesma franquia (a SuperMassive era a proprietária da TNG). Dito isso, o clube turco viu a chance perfeita de entrar nesse nicho e comprou a irmã mais nova da empresa, mudando seu nome para “1907 Fenerbahçe”. Vai disputar a liga turca.

Besiktas – O clube anunciou a compra da equipe “Ace High” e inclusive, foi campeã do Wildcard em cima de um time brasileiro, o INTZ. A divisão de eSports do clube possui até mesmo um emblema próprio.
Na esquerda o novo escudo comparando com o tradicional da equipe de futebol, a direita

Valencia – Possui uma equipe só para essa modalidade, porém até agora são presentes apenas no jogo Hearthstone.

Wolfsburg – O time alemão montou uma equipe para o jogo FIFA 16, contratou alguns dos melhores jogadores que tem como objetivo vencer a Bundesliga virtual. Sim, existe.
David Bytheway usa a camisa 53, um dos jogadores de FIFA do clube

Sporting – Com um processo de peneira interessantíssimo, o clube português começa a dar seus primeiros passos no novo ramo. Focando-se no FIFA, contratou o campeão mundial de 2011, Francisco Quinzas, para representa-los. Além disso, realizará torneios do jogo virtual onde o vencedor, terá direito a uma vaga na nova equipe de eSports.
O mais jovem jogador a ser campeão mundial de FIFA é do Sporting


West Ham – Os hammers contrataram o vice campeão de FIFA deste ano, Sean “Dragon” Allen. Com o objetivo de disseminar a marca do clube diante da enorme demanda de público que o futebol virtual move e, claro, vencer torneios em nome da equipe

Manchester City – A diretoria citizen viu em Kez Brown, um talentosíssimo jogador de FIFA, a oportunidade de entrar no mercado. O jovem de 18 anos é o primeiro contratado do City, que prometeu uma dedicação maior ao novo tipo de público que surge em torno dos consoles e computadores.

Ajax – Em setembro deste ano, o clube holandês finalmente encontrou um representante para levar o nome deles adiante em FIFA 16, o garoto Koen Weijland, 5 vezes campeão nacional e também youtuber, foi apresentado pelo lendário ex-goleiro Van der Sar.
O mais novo contratado do Ajax ao lado de um dos maiores ídolos do clube holandês


PSV – O clube ainda não definiu seu jogador/equipe. Entretanto anunciou que se dedicará a FIFA 17 e que fará um torneio, no Philips Stadium, do jogo, definindo assim o grande campeão como representante do clube no game.

Clubes como Sevilla, Manchester United e Vilarreal já anunciaram interesse em se inserir na nova onda, porém sem projetos ou contratações para o ramo, até agora.

De fato é um mercado com um potencial imenso e ainda pouquíssimo explorado, bem trabalhado e investindo-se bastante em estrutura e eventos de grande porte, pode se tornar um pilar tanto financeiro como popular para o clube interessado.

Imaginem um Grenal em uma final de CBOL, ou um Vasco x Flamengo em um torneio de FIFA, quiçá a equipe de CS do Barcelona enfrentando os Merengues? Seria, no mínimo, interessante.

Uma nova grande dupla pode surgir, clubes/eSports tem tudo para dar certo juntos.
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