Revelando o inesperado


A temporada europeia começou há pouco mais de um mês e temos muitas surpresas nos principais campeonatos nacionais. Clubes com menores finanças e com elencos menos qualificados que os favoritos estão fazendo um grande trabalho, com grandes atuações e um futebol vistoso, ofensivo e bem elaborado na maioria das oportunidades. Confira as equipes que despontam como prováveis surpresas para 2016/2017:

LAS PALMAS


O time das Ilhas Canárias começou o Campeonato Espanhol com boas atuações e um futebol ofensivo, jogando no 4-2-3-1. É a terceira equipe com mais gols na liga, atrás apenas de Barcelona e Real Madrid. Os comandados por Quique Setién conseguiram parar nesse fim de semana o poderoso time da capital, deixando ofuscados estrelas como Cristiano Ronaldo e Gareth Bale e com grande atuação do goleiro Javi Varas. O grande destaque é o armador espanhol Jonathan Viera, formado no clube, que tem por qualidades seus excelentes passes decisivos e seu controle de bola.

Partidas: 6
Gols por jogo: 2.3
Posse de bola: 49.7%
Precisão de passes: 83%
Finalizações por jogo: 8.3
Desarmes por jogo: 16.8
Dribles por jogo: 6.2

TOTTENHAM



Numa Premier League com os holofotes voltados para Guardiola e Mourinho, com atenções também para Conte, Klopp e Wenger, o time comandado por Mauricio Pochettino vem invicto nas primeiras partidas do campeonato, ocupando a segunda colocação com um futebol ofensivo bem vistoso, usando bastante os pontas e sendo efetivo na criação de jogadas e em chutes à longa distância. Jogando no 4-2-3-1, o clube londrino possui também uma defesa bastante qualificada, sendo a equipe que menos levou gols no campeonato, apenas 3. O destaque é o ponta-esquerdo coreano Son Heung-Min, maior nota média da Premier League até o momento e autor de 4 gols e uma assistência.

Partidas: 6
Gols por jogo: 1.7
Posse de bola: 55.8%
Precisão de passes: 81.8%
Finalizações por jogo: 19
Desarmes por jogo: 18
Dribles por jogo: 12.2

EVERTON



Na mesma situação do Tottenham vem o Everton, que vem jogando um futebol notável e bem dinâmico. O time, treinado pelo recém-contratado Ronald Koeman, conta com outras novidades na titularidade como o zagueiro Ashley Williams, o goleiro Maarten Stekelenburg, o meia Idrissa Gueye e o ponta Yannick Bolasie, todos vindos de outros clubes da Premier League. Jogando também no 4-2-3-1, o clube de Liverpool também varia sua formação para a utilização de três zagueiros, que se mostrou eficiente. O destaque vai para o centroavante belga Romelu Lukaku, um dos artilheiros da temporada anterior, vem também na disputa da artilharia nessa nova edição e já conta com 4 gols em 4 partidas.

Partidas: 6
Gols por jogo: 1.5
Posse de bola: 53.7%
Precisão de passes: 82.4%
Finalizações por jogo: 15
Desarmes por jogo: 22.8
Dribles por jogo: 12.8

KÖLN



Invicto na Bundesliga, o Köln, conhecido pelos lusófonos como Colônia, difere um pouco das outras surpresas em um ponto. O clube treinado por Peter Stöger tem a defesa como sua evidência, constituída por bons jogadores como o selecionável lateral-direito Jonas Hector, o lateral-esquerdo Frederik Sorensen e os zagueiros Mergim Mavraj e Dominique Heintz. Junto com o goleiro Timo Horn, a equipe levou apenas 2 gols nesse começo de campeonato e possui a maior nota média geral no setor. Nesse sábado eles terão a missão de parar o poderoso Bayern, o segundo melhor ataque da competição. O destaque vai para o atacante francês Anthony Modeste, com 4 gols em 5 partidas e é um dos jogadores que mais finalizam no campeonato alemão.

Partidas: 5
Gols por jogo: 1.8
Posse de bola: 44.3%
Precisão de passes: 74.5%
Finalizações por jogo: 13
Desarmes por jogo: 16.8
Dribles por jogo: 5.6

RB LEIPZIG



Contestado por alguns torcedores alemães mais fanáticos por sua origem com a Red Bull, o clube do oeste alemão subiu de divisão e já mostra que está visando grandes objetivos. O time treinado por Ralph Hasenhüttl joga no 4-2-2-2 e tem o seu estilo de jogo baseado em perigosos contra-ataques e os setor ofensivo e defensivo bem postados. Invicto na Bundesliga, o clube conseguiu derrotar por 1x0 o embalado Borussia Dortmund, que vinha fazendo partidas com muitos gols a favor. O destaque é o atacante alemão Timo Werner, com 3 gols em 3 partidas.

Partidas: 5
Gols por jogo: 1.8
Posse de bola: 44%
Precisão de passes: 67.4%
Finalizações por jogo: 13.2
Desarmes por jogo: 18.6
Dribles por jogo: 6

NICE



Num campeonato onde muitos criticam por existir uma hegemonia do PSG, a surpresa maior nesse início de competição não poderia ser de outra liga. O Nice, comandado pelo elogiado treinador suíço Lucien Favre, vem impressionando até os mais sábios do esporte. Único time invicto do campeonato, o Nice, perdeu algumas de suas peças importantes da temporada passada, como Ben Arfa, e contratou jogadores muito contestados como Balotelli e Dante, que vem de boas atuações. Jogando no 3-5-2, a equipe tem como base os lançamentos pro ataque e tem uma boa criação de oportunidades de finalização e impressiona nas suas partidas, assim como venceu por 4x0 o vice líder do campeonato, o Monaco. O destaque é o meia marfinense Jean Michael Seri, com três assistências em 5 partidas e uma grande quantidade de passes para finalizações, com média de 4 por jogo.

Partidas: 7
Gols por jogo: 1.7
Posse de bola: 53.4%
Precisão de passes: 85.5%
Finalizações por jogo: 11.9
Desarmes por jogo: 18
Dribles por jogo: 12.3

Essas equipes conseguirão obter grandes resultados até o fim do campeonato? Surgirão outras surpresas? Acompanhe os principais campeonatos europeus e descubra!
Compartilhar: Plus