Guia da Serie A TIM 2016-17


Nessa semana fechou-se a janela de transferências da Europa. Uma janela movimentada, com quebra de recorde de transferências como a de Pogba para o Manchester United, entre outras contratações que deram o que falar. Enquanto os últimos dias corriam, o Campeonato Italiano teve suas duas primeiras rodadas já jogadas, porém, sabemos que o campeonato é longo e um elenco sólido é fundamental para manter o ritmo das equipes. 

Na Serie A Italiana houve bons acréscimos pontuais e a edição dessa temporada promete ter bastante equilíbrio na luta pelas vagas na Champions League e Europa League, já o título... Bom, o favorito, ou melhor, “a favorita” todo mundo sabe, mas na temporada passada o Napoli ficou no “quase”. Será que dessa vez poderá haver mais surpresas? 

O Blog 4-3-3 traz para vocês um guia completo com as previsões para a Serie A 2016-17 e de como poderão se portar com as novas contratações os times na briga pelo título na Bota.

TRANSFERÊNCIAS: GASTOS + GANHOS

Alguns times mais lucraram com vendas do que gastaram com compras, outros preferiram investir muito, como foi o caso da Internazionale que gastou uma parcela gigantesca. Abaixo temos a lista dos ganhos ou percas nas transferências. Segue a tabela de gastos e lucros: 

Time | Despesas | Entradas | Saldo
Fonte: www.sportmediaset.mediaset.it
O investimento feito pela Internazionale foi exorbitante, deveremos mais tarde saber se os resultados virão logo ou de maneira progressiva, ou até que não venham, como já aconteceu na temporada passada. Já a Roma, que vem há anos fazendo boas temporadas mas tropeçando nas retas finais, continua a gastar com reforços e promete dar trabalho. A Juventus sem Pogba e com várias novidades ainda conseguiu ficar no azul.

PREVISÕES PARA A TEMPORADA E LISTA DE CONTRATAÇÕES
Legenda das transferências: 
(e) - empréstimo
(re) - retorno de empréstimo
(re) > - jogador que estava emprestado, voltou ao clube de origem e foi repassado a terceiro clube; nome do clube que é origem final aparece após o símbolo "(re) > "

Abaixo vocês poderão ver as previsões para os clubes da Serie A, e quais as principais contratações dos clubes. Lembrando que a lista de contratações é breve, pode faltar algumas contratações das últimas horas da janela. Os dados de transferências foram retirados do blog Quattro Tratti.
JUVENTUS

Quem pode parar a Juventus? Essa é a pergunta que vem sendo feita por várias temporadas. A equipe pentacampeã italiana, dirigida por Massimiliano Allegri, vem mais uma vez como favoritíssima para a disputa do campeonato.

Embora tenha perdido peças fundamentais para a equipe da temporada passada, tal como Álvaro Morata e principalmente Paul Pogba, a Vecchia Signora se reforçou extremamente bem, contratando Pjanic, destaque da Roma, e pagando exorbitantes 90 milhões de Euros em Gonzalo Higuain, artilheiro e recordista de gols em uma só edição de Serie A jogando pelo Napoli. A lateral/ala foi extremamente reforçada com a chegada do multi campeão pelo Barcelona, Daniel Alves. O jogador brasileiro promete somar muito na equipe.

O início de campeonato veio com o improvável protagonismo de Sami Khedira, que marcou nas vitórias contra a Fiorentina no 2 a 1, e o gol da vitória perante a Lazio. O que pode dificultar que o hexa campeonato venha talvez possa ser o setor de criação caso a equipe não consiga um novo padrão por conta da perca de Pogba, ou então, que os rivais consigam para-la de alguma forma. No mais... sabemos que no papel é uma coisa e na prática é outra, mas se tudo ocorrer como o previsto, o hexacampeonato vem seguido de uma forte participação na Champions.

Chegadas: Rolando Mandragora (v, Pescara) (re); Paolo De Ceglie (le, Marseille) (re); Federico Mattiello (ld, Chievo) (re);  Miralem Pjanic (m, Roma);  Daniel Alves (ld, Barcelona); Mehdi Benatia (z, Bayern Munique) (e); Marko Pjaca (mat, Dinamo Zagreb); Gonzalo Higuaín (a, Napoli); Juan Guillermo Cuadrado (mat, Chelsea); Rogério (ld, Sassuolo) 

Saídas: Martín Cáceres (z, sem clube); Rubinho (g, sem clube); Álvaro Morata (a, Real Madrid) ; Simone Padoin (m, Cagliari); Pol Lirola (ld, Sassuolo) (e); Giulio Parodi (z, Pordenone) (e); Paul Pogba (m, Manchester United); Guido Vadalá (a, Unión) (e); Roberto Pereyra (m, Watford); Simone Zaza (a, West Ham).
INTERNAZIONALE

A Internazionale vem de uma temporada 2015-16 irregular, teve seu início de campeonato com várias vitórias em sequência, despontou como líder do campeonato, deixou sua principal rival, a Juventus a 10 pontos de diferença e... caiu, caiu muito de rendimento, acabou conseguindo um quarto lugar, vaga na Liga Europa, mas com quase 30 pontos atrás do sonho do título.

O Início de campeonato não foi nada bom, nessas duas rodadas iniciais a Inter perdeu para o Chievo por 2 a 0 demonstrando muita desorganização, e em um empate sofrido contra o Palermo em pleno Giuseppe Meazza. A demissão de Roberto Mancini no final da pré-temporada pode ser uma das causas, a verdade é que Frank de Boer terá a sua disposição boas peças para fazer um bom campeonato, porém terá trabalho duro para consertar as coisas e por tudo no lugar.

Entre as ótimas contratações, Antonio Candreva, João Mário  Gabigol  e Banega (esse vindo de graça) prometem somar na equipe, o que não sabemos é quando é que esse time da Inter vai realmente engrenar, pois a inconstância do time é visível, e o elenco no papel mostra ser bem melhor do que o futebol que anda sendo apresentado.  Se tudo for acertado, talvez consiga brigar por Champions, mas, se continuar a ter a inconstância das demais temporadas, o time continuará tendo uma classificação para a Liga Europa como "lucro".

Chegadas: Marco Andreolli (z, Sevilla) (re); Eloge Yao (z, Crotone) (re); Andrea Ranocchia (z, Sampdoria) (re); Éver Banega (m, Sevilla); Cristian Ansaldi (ld, Genoa); Antonio Candreva (mat, Lazio); João Mário (m, Sporting); Gabriel (a, Santos)

Saídas: Adem Ljajic (a, Roma) (re) > Torino; Alex Telles (le, Galatasaray) (re) > Porto; Rodrigo Alborno (ld, Libertad); Rey Manaj (a, Pescara) (e); Enrico Baldini (a, Pro Vercelli) (e); Juan Jesus (z, Roma); Razvan Popa (z, Zaragoza); Zé Turbo (a, Tondela) (e); Fabio Della Giovanna (z, Ternana) (e); Pedro Delgado (mat, Sporting); Morten Knudsen (m, Reggina) (e).

MILAN

O torcedor rossonero não anda feliz já faz algumas temporadas, o time não engrena, não consegue impor o jogo e sofre pra bater até os médios clubes italianos. Com a chegada do poder aquisitivo após a venda do clube para os Chineses, a promessa de novos ares pode vingar enquanto isso o Milan vive em inconstância, ganhou de 3 a 2 do Torino e perdeu de 4 a 2 do Napoli. 

A Janela de Janeiro é muito curta e movimenta pouco dinheiro e poucas transferência (Leia também: Inércia Milanista) , provavelmente a equipe não terá muito o que somar com os novos donos, o dinheiro dos investidores tudo aparenta que só sairá na próxima janela. Se conseguir impor um padrão de jogo, parar de ser inconstante e ter altas e baixas de um tempo de jogo para o outro, pode brigar por uma Liga Europa, caso consiga, será lucro vindo de um Milan que pelo seu tamanho, não poderia passar as constantes vergonhas que anda passando. Dias novos poderão vir, mas parece que não será nessa temporada. Torcedores se empolgam com as expectativas do futuro após compra dos chineses.

Chegadas: Gabriel (g, Napoli) (re); Suso (mat, Genoa) (re);  Leonel Vangioni (le, River Plate);  Gianluca Lapadula (a, Pescara);  Gustavo Gómez (z, Lanús); José Sosa (m, Besiktas); Mario Pasalic (Monaco > Chelsea) (e); Mati Fernández (m, Fiorentina) (e);

Saídas: Mario Balotelli (a, Liverpool) (re) > Nice; Christian Abbiati (g, encerrou carreira); Alex (z, sem clube); Philippe Mexès (z, sem clube); Kevin-Prince Boateng (mat, Las Palmas); Andrea Vassallo (a, Bologna); Stefan Simic (z, Royal Mouscron) (e); Sebastián Gamarra (m, FeralpiSalò); Christian Maldini (z, Reggiana) > Hamrun Spartans (e); Jérémy Ménez (mat, Bordeaux); Ivan De Santis (z, Catania) (e); José Mauri (m, Empoli) (e); Diego López (g, Espanyol) (e).

NAPOLI

O dono do Napoli chegou a dizer que a equipe dele foi a que melhor se reforçou para a temporada na Europa, total exagero vamos concordar. Borussia Dortmund, Manchester United e até a Juventus foram muito mais cirúrgicos em suas contratações.

O atual vice campeão perdeu seu melhor atacante e artilheiro da ultima edição do campeonato por uma quantia exorbitante de 90 milhões, porém, lucrou bastante com tal valor contestável. A verdade é que a equipe iniciou o campeonato com um empate contra o candidatíssimo a rebaixamento Pescara, e depois venceu o Milan dentro do estádio San Paoli. A instabilidade da equipe nesses primeiros jogos é demonstrada pelo time ter "apagões" frequentes.

Mesmo assim, a equipe napolitana é bastante forte se for levada em conjunto e pode sim incomodar a Juventus e lutará certamente por uma vaga na Champions.

Chegadas: Roberto Insigne (a, Avellino) (re); Luigi Sepe (g, Fiorentina) (re); Lorenzo Tonelli (z, Empoli) Emanuele Giaccherini (m, Sunderland > Bologna); Arkadiusz Milik (a, Ajax); Piotr Zielinki (mat, Empoli > Udinese); Amadou Diawara (v, Bologna); Marko Rog (m, Dinamo Zagreb); Nikola Maksimovic (z, Torino).

Saídas: Vasco Regini (le, Sampdoria); (re) Nathaniel Chalobah (v, Chelsea) (re); Gabriel (g, Milan) (re); Gonzalo Higuaín (a, Juventus); Jacopo Dezi (m, Perugia) (e); David López (v, Espanyol);  Sebastiano Luperto (z, Pro Vercelli) (e); Alberto Grassi (v, Atalanta) (e); Mirko Valdifiori (v, Torino).
ROMA

O que podemos falar sobre a Roma? A equipe continua utilizando o famoso título criado por seus próprios torcedores como "romar", que é o ato de fazer as coisas que apenas a Roma consegue fazer. A Roma nada nada nada e morre na praia. Tem uma equipe forte para os padrões do futebol italiano atual (com exceção da Juventus), briga pelo título todo o ano, mas deixa-o escapar todas as vezes. A Roma tem incríveis 16 campeonatos italianos disputados no século 21, e 8 vices. Ou seja, a metade deles, sendo que já conseguiu atingir um tri-vice campeonato. O que falta para a Roma, já nem sabemos responder, o que sabemos é que o time continua forte, continua almejando competitividade mas a popular "zika" não sai do time da Capital. 

Mais uma temporada se inicia, e o time perdeu a importantíssima vaga para a Champions nos playoffs para o Porto dentro do Olímpico de Roma vindo de um empate em Portugal. O que restou foi a Serie A e a Copa Italia. Talvez, se o time se acertar e parar de "romar" mais uma vez brigará pelo título, ou pelo menos como o time mais próximo a incomodar a Juventus. A preocupação dos giallorossi é sem dúvidas como repor a perda do principal armador Miralem Pjanic. Os promissores Gerson e Leandro Paredes (já adaptado a liga e de boa passagem pelo Empoli, se reinventando como um regista) são as apostas para substituir o bósnio.  

Chegadas: Franck-Cédric Tchoutchou (a, Siena) (re); Leandro Paredes (m, Empoli) (re); Matteo Ricci (m, Pisa) (re); Juan Iturbe (mat, Bournemouth) (re); Gerson (mat, Fluminense); Alisson (g, Internacional); Moustapha Seck (le, Lazio); Mário Rui (le, Empoli); Juan Jesus (z, Inter); Federico Fazio (z, Tottenham) (e); Thomas Vermaelen (z, Barcelona); Bruno Peres (ld, Torino).

Saídas: Lucas Digne (le, Paris Saint-Germain) (re) > Barcelona; Morgan De Sanctis (g, Monaco); Maicon (ld, sem clube); Seydou Keita (v, El-Jaish); Miralem Pjanic (m, Juventus); Ionut Pop (g, Fidelis Andria) (e); Ervin Zukanovic (le, Atalanta) (e); José Machín (m, Trapani) (e); Ezequiel Ponce (a, Granada) (e); Norbert Gyömbér (z, Pescara) (e); Leandro Castán (z, Torino) (e); Lorenzo Di Livio (mat, Ternana) (e); Elio Capdradossi (z, Bari) (e); Vasilis Torosidis (ld, Bologna); Umar Sadiq (a, Bologna) (e); William Vainquer (v, Marseille) (e).

SAMPDORIA

A Sampdoria dessa nova temporada traz bastante otimismo para seus torcedores, a equipe se reforçou bem e demonstra entrosamento nos dois primeiros jogos do campeonato. A equipe já mostrou sua força no início do campeonato, são duas vitórias em duas partidas. Uma frente ao Empoli fora de casa vencendo por 1 a 0 e o outro vencendo a Atalanta por 2 a 0 em casa. Os reforços quando estiverem aptos poderão render bons frutos para a equipe de Marco Giampaolo, técnico de ótimo trabalho pelo modesto Empoli na temporada passada. O problema maior fica na defesa, que tentaria ser mais firme com a chegada do brasileiro Leandro Castán, ex Corinthians, porém o jogador mal chegou e já foi para o Torino. A equipe trouxe alguns bons reforços com destaque principal para o jovem meia belga Dennis Praet.

Chegadas: Mirko Eramo (m, Trapani) (re); Luka Djordjevic (a, Ponferradina) (re); Lucas Torreira (v, Pescara) (re); Vasco Regini (le, Napoli) (re); Ante Budimir (a, Crotone); Patrik Schick (a, Bohemians > Sparta Praga); Daniel Pavlovic (le, Frosinone); Luca Cigarini (m, Atalanta); Filip Djuricic (mat, Anderlecht > Benfica) (e); Karol Linetty (m, Lech Poznan); Bruno Fernandes (mat, Udinese); Dennis Praet (mat, Anderlecht); Stanley Amuzie (le, Olhanense); Luka Kranjc (z, Cagliari) (e).

Saídas: Andrea Ranocchia (z, Inter) (re); Alberto Brignoli (g, Juventus) (re) > Leganés (e); Lazaros Christodoulopoulos (mat, Verona) (re) > AEK Alejandro Rodríguez (a, Cesena) (re); Djamel Mesbah (le, sem clube); Mattia Cassani (ld, Bari); Niklas Moisander (z, Werder Bremen); Joaquín Correa (mat, Sevilla); Nenad Krsticic (m, Alavés); Fernando (v, Spartak Moscou); Andrés Ponce (a, Lugano) (e); Roberto Soriano (m, Villarreal); Lorenzo De Silvestri (ld, Torino); Dávid Ivan (m, Bari) (e); Djamel Mesbah (le, Crotone).

TORINO

Uma das surpresas da janela italiana foi o Torino, o rival local da Juventus fez uma boa janela e promete dar trabalho na parte de cima da tabela. A grande e improvável contratação foi a do goleiro Joe Hart, do Manchester City por empréstimo. O jogador havia sido descartado pelo então novo técnico Pepe Guardiola, e a ausência de tempo para ouvir propostas, acabou por optar pelo futebol italiano. Bom para o Torino, bom para a Serie A. Leandro Castán é outro que chega para somar para a equipe, além de Adem Ljajic que veio da Roma por 8,5 milhões de Euros. A equipe entretanto perdeu duas peças relevantes na equipe principal. Seu melhor zagueiro Kamil Glik assinou com o Monaco e a válvula de escape pela lateral-direita Bruno Peres foi parar na Roma.

Talvez, se a equipe engrenar pode lutar por uma vaga na Liga Europa e dar novos ares para uma equipe que na década de 40, conseguiu ser a base da seleção italiana.

Chegadas: Antonio Barreca (le, Cagliari) (re) Elia Bortoluz (a, Vicenza) (re) Marko Vešović (ld, Rijeka) (re) Mattia Aramu (mat, Livorno) (re) Lucas Boyé (a, River Plate) Arlind Ajeti (z, Frosinone) Iago Falqué (a. Roma) (e) Adem Ljajic (a, Inter > Roma) Sasa Lukic (m, Partizan Belgrado) Samuel Gustafson (m, BK Häcken) Luca Rossettini (z, Bologna) Leandro Castán (z, Roma) (e) Lorenzo De Silvestri (ld, Sampdoria) Joe Hart (g, Manchester City) (e) Mirko Valdifiori (v, Napoli)

Saídas: Ciro Immobile (a, Sevilla) (re) > Lazio Luca Castellazzi (g, encerrou carreira) Alexander Farnerud (m, BK Häcken) Kamil Glik (z, Monaco) Alessandro Gazzi (v, Palermo) Bruno Peres (ld, Roma) Pontus Jansson (z, Leeds United) (e) Gastón Silva (z, Granada) (e) Nikola Maksimovic (z, Napoli) Salvador Ichazo (g, Bari) (e)
FIORENTINA

A equipe de Florença fez uma bela temporada 2015-16, conseguiu por algumas rodadas ser até líder do campeonato, porém, começou a cair no decorrer do campeonato e acabou terminando em quinto lugar. E nos últimos 4 anos é assim que vive a Fiorentina, alternando entre o quarto e quinto lugar no italiano, precisando daquele "algo a mais". Conseguirá esse algo a mais nessa temporada? Isso só saberemos após as 38 rodadas.

O mercado de transferências levou novamente embora para a Espanha o talentoso atacante Giuseppe Rossi. Os laterais Marcos Alonso e Roncaglia(esse também zagueiro) foram vendidos e o polonês Kuba retornou para o futebol alemão. Sem grandes reforços, e poucas alterações no time principal, tendo apenas alguns destaques isolados como Carlos Sanchez, a janela de transferências mais serviu para reduzir o inchado elenco da Viola.

Chegadas: Bartlomiej Dragowski (g, Jagiellonia) Kevin Diks (ld, Vitesse) Ianis Hagi (mat, Viitorul Constanta) Hernán Toledo (a, Racing) (e) Carlos Sánchez (m, Aston Villa) (e) Hrvoje Milic (le, Hajduk Split) Sébastien De Maio (z, Anderlecht > Genoa) (e) Carlos Salcedo (z, Chivas) (e) Sebastián Cristóforo (m, Sevilla) (e) Adam Chrzanowski (z, Lechia Gdansk) (e) Maxi Olivera (le, Peñarol)

Saídas: Tino Costa (m, Spartak Moscou) (re) > San Lorenzo Jakub Blaszczykowski (m, Borussia Dortmund) (re) > Wolfsburg Luigi Sepe (g, Napoli) (re) Yohan Benalouane (z, Leicester) (re) Panagiotis Kone (m, Udinese) (re) Manuel Pasqual (le, Empoli) Facundo Roncaglia (z, Celta) Marcos Alonso (le, Chelsea) Mati Fernández (m, Milan) (e)

LAZIO

A Saída prematura de Bielsa assustou todo o mercado do futebol, o técnico mal assumiu a equipe e saiu alegando incompreensão da diretoria com suas ideias e recusas de contratações que prometeram fazer. A verdade é que isso afetou de alguma forma a pré-temporada da equipe e para engrenar pode demorar mais um pouco. Porém, como sabemos, a equipe da Lazio é uma boa equipe, forte em alguns pontos, porém, foi fragmentada após a saída de um dos medalhões do time, Antonio Candreva. Talvez a Lazio possa passar pelos mesmos problemas que a equipe passou na última temporada. A briga pela vaga na Liga Europa é pelo menos até agora, após os 2 jogos, iminente. O time tem dificuldades claras no setor de criação e pode ser um problema. 

O time fez pouquíssimas contratações que realmente pode somar para a equipe, contratou Simone Inzaghi como técnico e vendeu poucas peças importantes também... mais do mesmo, provavelmente o mesmo que o torneio passado.

Chegadas: Joseph Minala (m, Bari) (re) Franjo Prce (z, Salernitana) (re) Mamadou Tounkara (a, Salernitana) (re) Thomas Strakosha (g, Salernitana) (re) Ivan Vargic (g, Rijeka) (re) Álvaro González (m, Atlas) (re) Vinícius (le, Zürich) (re) Jordan Lukaku (le, Oostende) Ciro Immobile (a, Torino > Sevilla) Wallace (z, Monaco > Braga) Moritz Leitner (m, Borussia Dortmund) Bastos (z, Rostov) Marius Adamonis (g, Atlantas) Luis Alberto (mat, Deportivo La Coruña > Liverpool)

Saídas: Alessandro Matri (a, Milan) (re) > Sassuolo Miroslav Klose (a, sem clube) Stefano Mauri (m, sem clube) Abdoulay Konko (ld, Atalanta) Edson Braafheid (le, Utrecht) Moustapha Seck (le, Roma) Guido Guerrieri (g, Trapani) (e) Santiago Gentiletti (z, Genoa) Simone Palombi (a, Ternana) (e) Ogenyi Onazi (m, Trabzonspor) Antonio Candreva (mat, Inter) Milan Bisevac (z, Metz) Maurício (z, Spartak Moscou) (e) Luca Germoni (le, Ternana) (e) Etrit Berisha (g, Atalanta) (e)

SASSUOLO

Eis a sensação do campeonato italiano passado, o simpático e muito bem organizado Sassuolo consegue dar dor de cabeça para os grandes da Itália, inclusive a Juventus que chegou perder para forte coletivo do time. A premiação da boa temporada veio após a conquista da vaga para os playoffs da Europa League, que disputava com o Milan na tabela, o mesmo Milan que é vítima frequente do mesmo Sassuolo onde o melhor jogador da equipe Domenico Berardi costuma ser iluminado contra o gigante italiano.

O time perdeu poucas, porém importantes peças. O lateral Sime Vrsaljko foi um dos melhores da última temporada na Itália e Sansone era um dos pilares no setor ofensivo dos neroverdi. As contratações foram poucas, sendo mais lembrado o experiente atacante Alessandro Matri e o talentoso meia Stefano Sensi de 21 anos. Porém, conseguiu manter Barardi e promete fazer mais uma bela edição de Serie A. Pode brigar novamente pela Liga Europa, embora seja uma tarefa árdua e a equipe deve acabar se contentando com um honroso meio de tabela.

Chegadas: Alberto Aladje (a, Ischia Isolaverde) (re) Stefano Sensi (m, Cesena) Luca Mazzitelli (m, Brescia > Roma) Pol Lirola (ld, Juventus) (e) Timo Letschert (z, Utrecht) Alessandro Matri (a, Lazio > Milan) Antonino Ragusa (a, Cesena) Pietro Iemmello (a, Foggia > Spezia) Federico Ricci (m, Crotone > Roma) (e)

Saídas: Sime Vrsaljko (ld, Atlético de Madrid) Alessandro Longhi (le, Pisa) Jérémie Broh (m, Pordenone) (e) Nicola Sansone (a, Villarreal) Karim Laribi (m, Cesena) (e) Diego Falcinelli (a, Crotone) (e) Marcello Trotta (a, Crotone) (e) Rogério (ld, Juventus)


GENOA

A janela para o Genoa conseguiu ser positiva, manteve Laxalt de maneira definitiva comprando seus direitos, e aposta especialmente em Ocampos para o setor ofensivo. O experiente meia português Miguel Veloso é outra chegada destacada. Após a temporada em meio de tabela na última edição, o Genoa tem como objetivo uma busca pela Liga Europa, da mesma forma que conseguiu pegar a vaga de playoffs na temporada retrasada. A saída de Perotti, Gabriel Silva e Dzemailli pode trazer problemas para o elenco. Caso se acerte pode sonhar com Liga Europa, se não se cuidar, pode ter dores de cabeça e passar sufoco.

Chegadas: Serge Gakpé (mat, Atalanta) (re) Issa Cissokho (ld, Bari) (re) Lukas Zima (g, Perugia) (re) Moro Alhassan (v, Carrarese) (re) Isaac Cofie (m, Carpi) (re) Sebastián Gorga (z, Nacional-URU) (re) Lucas Ocampos (a, Marseille) (e) Nikola Ninkovic (mat, Chievo) Santiago Gentiletti (z, Lazio) Miguel Veloso (v, Dynamo Kyiv) Giovanni Simeone (a, River Plate) Davide Biraschi (z, Avellino) Davide Brivio (le, Atalanta) Edenílson (ld, Udinese) (e) Lucas Orbán (le, Levante > Valencia)

Saídas: Gabriel Silva (le, Udinese) (re) > Granada (e) Suso (mat, Milan) (re) Alessio Cerci (a, Atlético de Madrid) (re) Tim Matavz (a, Augsburg) (re) > Nürnberg (e) Blerim Dzemaili (m, Galatasaray) (re) > Bologna Bruno Gomes (a, Internacional) (re) Cristian Ansaldi (ld, Inter) Sébastien De Maio (z, Anderlecht) > Fiorentina (e) Alassane També (z, Tondela) Diego Capel (m, Anderlecht) Panagiotis Tachtsidis (m, Torino) > Cagliari (e) Giovanni Marchese (le, sem clube)

PALERMO

A última temporada do Palermo foi por pouco, a equipe por 1 ponto não caiu para a Serie B deixando a última vaga com o Carpi. Desde a saída de Paulo Dybala, a equipe não tem o mesmo poderio ofensivo como tinha para "surpreender" como o garoto fazia. É compreensível, pois o garoto se mostrou uma realidade e é um dos maiores jogadores da Vecchia Signora, dessa forma, esse up de qualidade no ataque foi apagado sem o argentino. As poucas contratações da equipe (Apenas o ex-corinthiano Bruno Henrique e Alessandro Diamanti a se destacar) e algumas vendas(em especial o craque da equipe Franco Vázquez), faz facilmente o Palermo ter de lutar contra o descenso mais uma vez. A previsão não será de um bom campeonato, e cada ponto é valioso. Tal como foi contra a Inter dentro do Meazza, porém, pontos perdidos como o contra o Sassuolo dentro de casa pode causar dores de cabeça para a equipe.

Chegadas:  Giulio Sanseverino (m, Savoia) (re) Carlos Embolo (m, Brescia) (re) Ilija Nestorovski (a, Inter Zapresic) Roland Sallai (m, Puskás Akadémia) Slobodan Rajkovic (z, Darmstadt) Alessandro Gazzi (v, Torino) Haitam Aleesami (le, IFK Gotembrgo) Bruno Henrique (v, Corinthians) Ouasim Bouy (m, Zwolle > Juventus) (e) Alessandro Diamanti (mat, Atalanta > Guangzhou Evergrande)

Saídas:  Gastón Brugman (m, Pescara) (re) Bryan Cristante (v, Benfica) (re) > Pescara (e) Enzo Maresca (m, sem clube) Milan Milanovic (z, sem clube) Fabrizio Alastra (g, Matera) (e) Stefano Sorrentino (g, Chievo) Alberto Gilardino (a, Empoli) Franco Vázquez (mat, Sevilla) Antonino La Gumina (a, Ternana) (e) Uros Djurdjevic (a, Partizan Belgrado) Achraf Lazaar (le, Newcastle) Aljaz Struna (ld, Carpi)

CHIEVO

O Chievo é uma equipe difícil de se prever, o time costuma povoar o meio de tabela, porém, quando não consegue fazer isso, é candidato certo a rebaixamento, dessa vez continua sendo uma incognita. O Chievo continuou no nível de contratação básica e de vendas básicas, se for pra analisar por esse parece que não terá grandes mudanças... Mas, o campeonato parece ter mais candidatos para o meio de tabela e briga pelo 5 e 6 lugar... por isso, se o Chievo não se cuidar pode sim ter problemas e brigar contra o rebaixamento. Já Liga Europa, infelizmente será muito difícil que aconteça, quase impossível nos moldes do que o elenco apresenta atualmente. O nono lugar da temporada passada parece ser um limite para a equipe que viu chegar apenas o arqueiro Stefano Sorrentino como nome relevante para a equipe.

Chegadas: Nicola Bellomo (mat, Vicenza) (re) Lamin Jallow (ld, Cittadella) (re) Luca Baldassin (m, Padova) Stefano Sorrentino (g, Palermo) Vittorio Parigini (a, Perugia > Torino) (e) Jonathan De Guzmán (m, Carpi > Napoli) (e) Samuel Bastien (m, Avellino > Anderlecht)

Saídas: Federico Mattiello (ld, Juventus) (re) Nikola Ninkovic (mat, Genoa) Walter Bressan (g, sem clube) Albano Bizzarri (g, Pescara) Simone Pepe (m, Pescara) Giampiero Pinzi (m, Brescia) Paul-José M'Poku (mat, Panathinaikos) (e)
EMPOLI

Outro candidato ao rebaixamento, mas que se superar como na temporada passada pode alcançar novamente uma posição honrosa, até por causa de alguns nomes de valor razoável que chegaram. O time do Empoli se mostrou consistente na última temporada, mas viu percas relevantes ocorrerem por todas as partes. Passando também pelo comando técnico, o clube viu sair o zagueiro Tonelli, o lateral Mário Rui, o regista e enganche Leandro Paredes e o meio-campista Zielinski. Todos eles peças de grande importância na campanha da última temporada. Já entre as contratações, o garoto Matheus Pereira, ex-Corinthians é para se prestar atenção, o garoto pode evoluir e se tornar um ótimo jogador. Para o ataque chega Gilardino, de vasta experiência no torneio e o lateral Pasqual vindo da Fiorentina. No mais, o Empoli não parece ser de muitas surpresas para a temporada 16-17.

Chegadas: Federico Barba (z, Stuttgart) (re) Manuel Pasqual (le, Fiorentina) Matheus Pereira (m, Corinthians) Federico Dimarco (le, Ascoli > Inter) (e) Andrés Tello (m, Cagliari > Juventus) (e) Giuseppe Bellusci (z, Leeds United) (e) Alberto Gilardino (a, Palermo) Frédéric Veseli (ld, Lugano) Guido Marilungo (a, Lanciano > Atalanta) (e) José Mauri (m, Milan) (e)

Saídas: Lorenzo Ariaudo (z, Sassuolo) (re) > Frosinone Piotr Zielinki (mat, Udinese) (re) > Napoli Leandro Paredes (m, Roma) (re) Marko Livaja (a, Rubin Kazan) (re) > Las Palmas Lorenzo Tonelli (z, Napoli) Michele Camporese (z, Benevento) Mário Rui (le, Roma) Alessandro Piu (a, Spezia) (e) Luca Bittante (ld, Cagliari) (e)
UDINESE

Quase, esse é o nome que podemos dar para a Udinese na última temporada, a equipe junto com o Palermo ficaram a 1 ponto de serem rebaixadas para a Serie B pela temporada terrível que ambas tiveram. O time que um dia Zico jogou anda em crise, o seu dono também é dono do Watford da Inglaterra e do Granada na Espanha, sendo os investimentos são muito mais voltados para a Inglaterra do que para o clube italiano. Entretanto a parceria aparentemente negativa, garante ainda alguns bons empréstimos. A aposentadoria do seu maior ídolo e referência técnica Antonio Di Natale dá um ponto final para um ciclo, mas o que o torcedor da Udinese deve estar perguntando é: Qual o novo ciclo da Udinese? Afinal, a equipe fez uma janela movimentadíssima e ainda não sabemos se briga para cair ou se consegue se manter no meio da tabela. As grandes esperanças ficam depositadas nos meias-atacantes De Paul e Peñaranda. Já a Liga Europa, acreditamos que até pela transformação radical do elenco seja algo bem longe da realidade do clube. Vamos aguardar!

Chegadas: Lucas Evangelista (m, Panathinaikos) (re) Manuel Iturra (v, Rayo Vallecano) (re) Jakub Jankto (m, Ascoli) (re) Panagiotis Kone (m, Fiorentina) (re) Simone Scuffet (g, Como) (re) Neuton (z, Albacete) (re) Frano Mlinar (m, Inter Zapresic) (re) Davide Faraoni (ld, Novara) (re) Samir (z, Verona) (re) Seko Fofana (v, Bastia > Manchester City) Gabriele Angella (z, Watford) Ewandro (a, Atlético-PR > São Paulo) Adalberto Peñaranda (a, Watford) (e) Rodrigo De Paul (mat, Racing > Valencia) Sven Kums (m, Gent) (e) Yrondu Musavu-King (z, Lorient > Granada)

Saídas: Zdravko Kuzmanovic (v, Basel) (re) > Málaga (e) Maurizio Domizzi (z, Venezia) Antonio Di Natale (a, sem clube) Giovanni Pasquale (le, sem clube) Rafael Romo (g, AEL Limassol) Iván Piris (ld, Monterrey) Alex Meret (g, Spal) (e) Guilherme (mat, Deportivo La Coruña) (e) Alexander Merkel (m, Pisa > Bochum) Gaspar Iñíguez (m, Tigre) (e) Bruno Fernandes (mat, Sampdoria) Edenílson (ld, Genoa) (e)

ATALANTA

Mais um time que é candidato a frequentar a zona entre as beiradas fora da zona da degola e o meio de tabela. As duas derrotas nas duas primeiras rodadas mostra que o time não está muito bem, a pré-temporada não convenceu o torcedor e a janela de transferências mais vendeu boas peças que contratou. Outro perigo a vista. Isso por que o centro do meio campo com Cigarini e De Roon foi esfacelado nesse mercado. Para o setor chegou o jovem Bryan Cabezas destaque do Independiente del Valle na Libertadores. Alberto Paloschi é outro nome de impacto que chega na equipe.

Chegadas: Emanuele Suagher (z, Carpi) (re) Andrea Petagna (a, Ascoli) (re) Faisal Bangal (a, Tuttocuoio) (re) Franck Kessié (v, Cesena) (re) Alberto Paloschi (a, Swansea) Leonardo Spinazzola (m, Perugia > Juventus) (e) Ervin Zukanovic (le, Roma) (e) Bryan Cabezas (mat, Independiente del Valle) Abdoulay Konko (ld, Lazio) Alberto Grassi (v, Napoli) (e) Aleksandar Pesic (a, Toulouse) (e) Etrit Berisha (g, Lazio) (e)

Saídas: Alessandro Diamanti (mat, Guangzhou Evergrande) (re) > Palermo Serge Gakpé (mat, Genoa) (re) Gabriel Paletta (z, Milan) (re) Nicolò Cherubin (z, Bologna) (re) > Verona Gianpaolo Bellini (le, encerrou carreira) Marco Borriello (a, Cagliari) Marten De Roon (m, Middlesbrough) Luca Cigarini (m, Sampdoria) Anton Kresic (z, Trapani) (e) Gaetano Monachello (a, Bari) (e) Berat Djimsiti (z, Avellino) (e) Davide Brivio (le, Genoa)


BOLOGNA

Mais um clube que passou por sufoco na última temporada apesar da 14°posição, e mais um time que contratou bastante, porém, mais do mesmo. Dizer ao torcedor do Bologna que a equipe deles fará uma grande temporada seria mentir para ele. O time pode sim acabar no meio da tabela (no máximo), mas o que tudo indica é mais uma luta contra o rebaixamento, ainda mais com as saídas de Diawara, Giaccherini e Rossetini. O nome que desperta maior esperança nos Rossoblú é o jovem volante húngaro Ádam Nagy que despertou interesse de clubes como Benfica e Leicester na última janela de transferências (clubes destacados pelo trabalho de “garimpagem de talntos”). A equipe de Donadoni ao menos tem boa organização tática e conta com Mirante, arqueiro de boas temporadas nos últimos anos, além de Mattia Destro, atacante que participou de 11 gols na última temporada. As expectativas não são das mais sombrias, mas serão meses difíceis para os torcedores na região da Emília-Romanha.

Chegadas: Uros Radakovic (z, Sigma Olomuc) (re) Federico Di Francesco (mat, Lanciano) Andrea Vassallo (a, Milan) Ladislav Krejci (m, Sparta Praga) Simone Verdi (mat, Milan > Carpi) Ádám Nagy (m, Ferencváros) Blerim Dzemaili (m, Galatasaray > Genoa) Vasilis Torosidis (ld, Roma) Umar Sadiq (a, Roma) (e) Alfred Gomis (g, Cesena > Torino) (e) Filip Helander (z, Verona) Federico Viviani (m, Verona) (e)

Saídas: Emanuele Giaccherini (m, Sunderland) (re) > Napoli Juan Camilo Zúñiga (le, Napoli) (re) > Watford (e) Marko Krivicic (mat, Koper) (re) Matteo Brighi (v, Perugia) Kévin Constant (m, sem clube) Dejan Stojanovic (g, sem clube) Franco Zuculini (m, Verona) Archimede Morleo (le, sem clube) Matteo Mancosu (a, Montréal Impact) (e) Luca Rossettini (z, Torino) Amadou Diawara (v, Napoli) Franco Brienza (mat, Bari) Lorenzo Crisetig (m, Crotone) (e)

CAGLIARI

O atual campeão da Serie B vem com esperanças de continuar na Serie A, porém como já ressaltado acima, a briga principalmente pelo meio da tabela será intensa, por isso, para que o Cagliari consiga realmente não passar sufoco, chegaram nomes experientes no clube da Sardenha. O lateral Mauricio Isla, o polivalente Simone Padoin, o zagueiro Bruno Alves e o meia Artur Ionita(este mais jovem e que despertou interesse do Napoli). O time que na Série B parecia bem superior aos demais deve fazer campanha suficiente para que não retorne para lá.

Chegadas: Alessandro Capello (a, Prato) (re) Nicolò Barella (m, Como) (re) Bruno Alves (z, Fenerbahçe) Artur Ionita (m, Verona) Simone Padoin (m, Juventus) Marco Borriello (a, Atalanta) Mauricio Isla (ld, Marseille > Juventus) Luca Bittante (ld, Empoli) (e) Panagiotis Tachtsidis (m, Genoa > Torino) (e)

Saídas: Antonio Barreca (le, Torino) (re) Alberto Cerri (a, Juventus) (re) > Spal (e) Andrés Tello (m, Juventus) (re) > Empoli (e) Antonio Cinelli (m, Chievo) > Cesena Marco Ezio Fossati (m, Verona) (e) Antonio Balzano (ld, Cesena) (e) Luka Kranjc (z, Sampdoria) (e) Alessandro Deiola (m, Spezia) (e)
CROTONE

Péssima notícia para o torcedor do Crotone: A equipe vai sofrer rodada a rodada pelo time limitado que é. A boa campanha na Serie B que lhes renderam o acesso provavelmente não será retratada dentro da Serie A. Afinal, o nível é superior, principalmente em uma liga com tantos clubes tradicionais. A briga é para não cair e nada mais que isso. O início de campeonato demonstra isso, perdeu para concorrentes de meio de tabela/briga para não cair, e perdeu. O jeito é buscar o máximo possível que isso não aconteça, mas caso aconteça, é óbvio que não será novidade alguma. A permanência é um objetivo improvável, mas satisfatório. O Grande reforço é apenas a permanência do lateral Martella, que se agradar na primeira divisão deve sair para um clube de mais impacto em janeiro. A mudança no comando técnico é outro fato alarmante, visto que muda a estrutura tática que garantiu o acesso (que por si só já era surpreendente). Talvez o elenco mais frágil do torneio.

Chegadas: Andrea Nalini (m, Salernitana) Federico Ceccherini (z, Livorno) Andrea Mazzarani (mat, Modena) Mario Sampirisi (ld, Vicenza) Aleksandar Tonev (mat, Frosinone) Simy (a, Gil Vicente) Eddy Gnahoré (m, Napoli > Carpi) (e) Marcus Rohdén (m, Elfsborg) Aleandro Rosi (ld, Frosinone > Genoa) Noë Dussenne (z, Royal Excel Mouscron) Diego Falcinelli (a, Sassuolo) (e) Marcello Trotta (a, Sassuolo) (e) Valentin Cojocaru (g, Steaua Bucareste) (e) Djamel Mesbah (le, Sampdoria) Lorenzo Crisetig (m, Bologna) (e)

Saídas: Mihai Balasa (ld, Roma) (re) > Trapani (e) Federico Ricci (m, Roma) (re) > Sassuolo (e) Pol García (z, Juventus) (re) > Latina (e) Eloge Yao (z, Inter) (re) Alessio Sabbione (v, Carpi) (re) Juan Delgado (a, sem clube) Matteo Paro (m, sem clube) Luca Maniero (g, sem clube) Francesco Modesto (le, sem clube) Pietro De Giorgio (mat, sem clube) Ante Budimir (a, Sampdoria) Iacopo Galli (m, Spezia) (e) Giuseppe Torromino (a, Lecce) Andrea Tripicchio (a, Reggina) (e)

PESCARA

Chegamos no último time a ser avaliado, o Pescara fez uma boa Serie B, foi promovido e... perdeu suas grandes peças. O artilheiro Lapadula que fez excepcional temporada foi vendido ao Milan. O meio campista promissor Rolando Mandragora retornou do empréstimo para a Juventus. Sabemos que para um clube pequeno é complicado manter seus jogadores, mas a equipe demonstra ter se preocupado mais com quantidade que qualidade ao ir para o mercado. Jogadores jovens em geral foram contratados, com exceção do interminável goleiro Bizarri. Como outros 5 ou 6 clubes, brigará pra não cair. Porém, existem times piores... mas, como todo clube que sobe de início é candidato. Se esses jovens não progredirem ao longo da temporada, o Pescara que se cuide.

Chegadas: Hrvoje Milicevic (v, L'Aquila) (re) Gianluca Barba (m, Pro Piacenza) (re) Mirko Pigliacelli (g, Pro Vercelli) (re) Gastón Brugman (m, Palermo) (re) Bryan Cristante (v, Palermo > Benfica) (e) Rey Manaj (a, Inter) (e) Albano Bizzarri (g, Chievo) Cristiano Biraghi (le, Granada > Inter) Norbert Gyömbér (z, Roma) (e) Robert Muric (a, Ajax) (e) Simone Pepe (m, Chievo) Jean-Cristophe Bahebeck (a, Paris Saint-Germain) (e) Alberto Aquilani (m, Sporting) Stefano Pettinari (mat, Como > Roma)

Saídas: Rolando Mandragora (v, Juventus) (re) Cristian Pasquato (a, Juventus) (re) > Krylya Sovetov (e) Daniele Verde (mat, Roma) (re) > Avellino (e) Lucas Torreira (v, Sampdoria) (re) Joel Acosta (m, Boca Juniors) (re) Gianluca Lapadula (a, Milan) Souleymane Diamoutene (z, sem clube) Marco Perrotta (z, Avellino) (e) Antonio Mazzotta (ld, Frosinone) (e) Simone Aresti (g, Ternana) Ransford Selasi (m, Novara) (e)

Finalizando, sabemos que o Campeonato Italiano não tem mais aquele destaque cujo teve nos anos 90 e início do século XXI. Porém, a janela mostrou bastante reforços e a disputa do campeonato provavelmente será bastante acirrada fora a disparidade da Juventus. A luta é sobre “quem poderá parar a Juventus”, no entanto, o campeonato tem 20 posições, caso o mais provável aconteça, ainda existem vagas para Champions e Liga Europa e promete uma boa disputa para permanecer na elite do campeonato que é o mais “clássico” da Europa junto com o Inglês.
Compartilhar: Plus