Qual time tem o maior aproveitamento de títulos no Campeonato Brasileiro?


Oficialmente, a primeira disputa do Campeonato Brasileiro ocorreu no ano de 1971, com o Clube Atlético Mineiro sendo campeão, até hoje seu único título. A pedidos de alguns clubes, no ano de 2010 a CBF resolveu unificar competições anteriores ao Campeonato Brasileiro (Taça Brasil e Taça Roberto Gomes Pedrosa) como Campeonato Brasileiro.

O aproveitamento de um clube é basicamente, como a própria palavra diz, o quanto um clube conseguiu aproveitar uma competição, no caso aqui, estamos falando do campeonato nacional. Confira agora um ranking com o aproveitamento de todos os campeões brasileiros em relação ao seu número de participações.


Na primeira colocação, temos o Palmeiras, hoje com 8 títulos brasileiros, em segundo o Santos, também com 8 troféus mas com mais participações que o Palmeiras, devido a algumas participações do Verdão na segunda divisão nacional.

Um clube com um menor número de participações mas que foi campeão pelo menos uma vez tende a ter um aproveitamento melhor que equipes com mais regularidade na disputa da primeira divisão, prezando pela competência, como acontece com o Guarani, em 13º na lista, bem a frente do último colocado Atlético Mineiro, sempre presente na Série A.

OBS: Na fonte utilizada o Flamengo constava como Penta, para efeito de comparação, se fosse considerado hexa, teria aproveitamento de 12%, mantendo a posição.

Confira também:

Qual o time mais regular da história do Campeonato Inglês?

Qual o time mais regular da história do Campeonato Brasileiro?
Compartilhar: Plus